domingo, 2 de novembro de 2014

Crônicas VINTAGE: Tiago Castro

Paulo May



           Já é fato notório que eu e o Oscar somos fissurados por equipamento vintage e volta e meia abordamos isso aqui. Então resolvemos criar uma seção especial - com logo próprio - denominada "Crônicas Vintage".
A palavra "Vintage", provavelmente de origem inglesa, inicialmente relacionava-se à data de uma (boa) safra de vinho, mas hoje em dia traduz quase tudo que é "antigo e de qualidade" (oxford dictionary: "Denoting something from the past of high quality, especially something representing the best of its kind"). No nosso meio, qualquer equipamento antigo de qualidade pode ter o status de vintage. Dito isso, concluímos que tudo que é vintage é antigo, mas nem tudo que é antigo é vintage...

         Essa primeira crônica vintage acabou nascendo meio por acaso: há uns dois meses recebi algumas fotos do meu amigo e luthier Adriano Ramos (RDC Guitars), de BH, com equipamentos vintage de um cara chamado Tiago Castro. Numa das fotos, o Adriano segura uma stratocaster Fender original de 1956:

Adriano Ramos e a strato de 1956.

"E isso é só uma pequena parte" - me contou o Adriano - "O Tiago tem um monte de equipamento vintage: amps, pedais, guitarras, etc." Com o Adriano fazendo o meio de campo, consegui um contato pessoal com o Tiago Castro e à medida que ele ia me descrevendo o que tinha e sua história pessoal, sugeri uma entrevista... "Isso é o tipo de coisa que os leitores do blog adorariam saber" - comentei com o Tiago. :)

Como raramente erro na minha primeira impressão, o Tiago confirmou ser uma pessoa excepcional. Inteligente, gentil, educado, prestativo... Enfim, um cara que qualquer um de nós gostaria de ter como amigo. 

Assim como nós, o Tiago é um guitarrista (e atualmente também produtor e dono de estúdio) apaixonado por equipos vintage e foi essa uma das razões que o levou aos EUA em 1999, numa viagem que acabou durando dez anos e uma cidadania americana... :). Durante esse período, ele trabalhou na sessão vintage da Guitar Center de Hollywood/LA, mais conhecida como "Hollywood Vintage"



Abaixo, uma foto do Tiago na época que trabalhava na Hollywood Vintage:

Tiago Castro

Claro, um cara louco por vintage trabalhando na seção vintage da Guitar Center... Não podia dar outra: sua coleção pessoal começou a crescer exponencialmente:

Guitarras

Amplificadores


Pedais/Efeitos


Estúdio

Enviei cerca de oito perguntas por e-mail e o Tiago respondeu a entrevista em áudio. A minha ideia inicial era transcrever, mas à medida que ia ouvindo, pensei: "Não, não... Tenho que postar o áudio mesmo - isso tá muito legal..." Deu um trabalhão danado colocar imagens e fazer uma coisa mais "audiovisual", mas eu e o Oscar achamos que vocês merecem :)

 ENTREVISTA COM TIAGO CASTRO

Fizemos um vídeo para cada uma ou duas perguntas. Seguem:

 LPG: 1 - Conte sobre a tua ida para os EUA, o emprego na Guitar Center, por que a sessão "Vintage" e por que eles optaram por um brasileiro?

PARTE 1


LPG: 2 - Como era trabalhar na GC, e/ou, com os americanos em geral? Ficaste muitos anos nos EUA... Imagino que tenhas conseguido um green card ou coisa parecida...
LPG : 2b: Suponho que os brasileiros que apareciam por lá eram encaminhados pra ti... O brasileiro tem alguma característica interessante/curiosa, além da fama de testar/tocar e raramente comprar? :)

PARTE 2


LPG: 3 - Podes relatar algumas curiosidades, fatos inesperados e oportunidades que apareciam nessa área da GC?

PARTE 3


LPG: 4 - Como avalias uma guitarra vintage? Pelo valor "vintage" intrínseco, pelo timbre ou ambos? Experts falam que muitas guitarras antigas, mesmo as clássicas Gibson e Fender, podem soar "normais" e até eventualmente ruins, com timbres feios...

PARTE 4


LPG: 5 - Fale-nos um pouco sobre o teu equipamento vintage...


PARTE 5


LPG: 6 - A Fender Stratocaster de 1956 merece uma atenção exclusiva. Fale-nos mais sobre ela.

PARTE 6



LPG: 7 - Dá pra comparar uma guitarra vintage com uma "Custom Shop" (ou de alta qualidade) atual?

PARTE 7



LPG: 8 - Fale sobre o teu estúdio em Belo Horizonte, o "Stone Age".

PARTE 8 (final)

Eu e o Oscar gostaríamos de agradecer imensamente ao Tiago pela entrevista. Além de divertida e super interessante, nos trouxe um bocado de informações preciosas, todas de primeira mão! :)

Contatos Tiago Castro / Estúdio Stone Age