sábado, 20 de fevereiro de 2016

Captador Malagoli Custom LPG


Oscar Eigio Isaka Jr


(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)


          Ao longo desses últimos anos algumas coisas ficaram bem claras e uma delas é a nossa paixão pelos captadores do tipo P.A.F. e sua sonoridade. Tanto eu como o Paulo somos adoradores declarados dessa sonoridade, haja vista o número de posts sobre o assunto nos últimos tempos.


          Pois bem, há alguns meses atrás, como vocês sabem, o Érico Malagoli me contactou apresentando o "Custom 55" e perguntando se eu não gostaria de experimentar e o resultado já foi postado aqui (clique para ler).

Nos dias que se seguiram, conversei com o Érico sobre as impressões que comentamos e ele perguntou se existia algo que eu achava que poderia ser mudado. Comentei sobre a minha percepção do leve excesso de agudos no ataque e do foco nos médios/graves que eu havia percebido entre algumas outras coisinhas que surgiram na discussão e o resultado é o Custom 55 LPG.

Acordamos que o cap do braço se manteria na linha mais clássica, com as bobinas assimétricas, fio Plain Enamel 42 e alnico 2 "rough cast", enquanto o captador da ponte, embora levasse o mesmo DNA do de braço, ganhou um pouco mais de força pra empurrar mais o drive e expandir a versatilidade. Outro ponto que mantivemos foi o espaçamento igual no graço e na ponte, pois assim o Érico conseguiria fazer a bobinagem como queríamos. Os caps de ponte vem com o Bridge escrito a caneta, já que utilizam o mesmo base plate dos de braço! Um detalhe importante para alcançarmos o resultado  pretendido. Gravei uma pequena e rápida demo deles na minha Gibson Les Paul R9 com um leve crunch. O riff e os primeiros licks estão com o captador da ponte enquanto o ultimo solo é o captador do braço.




Ok, mas qual a diferença para o Custom 55 normal? Na prática, o leve excesso de agudos que eu percebi no Custom 55 pode ser benéfico, por exemplo, numa guitarra de corpo oco/semi-oco que tem um som mais encorpado por natureza, mas pode aparecer um pouco demais se o instrumento/amp já tiver uma tendência aos agudos.

Na minha Les Paul em questão ele não chegou a ser excessivo, mas apareceu um pouco mais do que eu gostaria e por isso comentei sobre a possibilidade de baixar um pouco o pico de ressonância, trazendo todo o espectro de médios e agudos um pouco mais para a região média.
Concordamos que isso por si só já faria com que o foco nos médios aumentasse um pouco, e ajudaria a arredondar os agudos.



         Conclusão, temos mais uma excelente opção de captador com DNA de sonoridade clássica, feito no Brasil com um custo x benefício espetacular. Com a recente alta da moeda americana, ficou quase inviável para muitos importar Seymour Duncan, DiMarzio ou qualquer outro captador importado. Temos que dar parabéns e agradecer ao Érico e a todos os nossos fabricantes nacionais que mesmo durante toda esse período desfavorável, ainda perseveram e se esforçam para nos entregar um produto cada vez melhor. Ponto pra nós! :-)

Você pode encontrar o Custom 55 LPG direto no site da Malagoli:



Obs: É sempre importante ressaltar que não temos nenhum tipo de participação nos lucros ou vendas com os produtos que divulgamos aqui no Blog. Nosso compromisso é de sempre tentar ao máximo passar informação e ajudar a comunidade guitarrística da melhor forma possível.