Oscar Isaka Jr
Tenho o costume de aos sábados pela manhã fazer uma excursão pelas lojas que mais frequento e bater papo com meus amigos e lojistas. É uma ótima terapia, pois acabo sempre encontrando outros amigos e um bom papo sobre guitarras e assuntos aleatórios sempre se desenrola. Há cerca de duas semanas estava conversando com o Carlos da Loja do Músico aqui de Curitiba, quando olhei na sala de amps da loja um amplificador PRS. Como são amps de difícil aparição por essas bandas, resolvi dar uma olhada mais de perto e constatei que se tratava de um PRS Two Channel "C".
Claro que fui pesquisar um pouco e descobri que esse amp faz parte de uma série que Paul Reed Smith idealizou para ser a versão Vintage da linha de 2 canais de seus amps, normalmente de canal único. Como tudo que a PRS solta a construção do AMP é incrível numa abordagem quase ponto a ponto, mas ainda assim hand-wired na planta de Maryland nos EUA, além de transformadores de boutique da Cinemag (famosa fabricante de trafos Hi-Fi nos EUA) entre outras coisinhas.
Pluguei na loja um pouco e fiquei intrigado com os timbres que ele produzia pois não é um amp genérico dois canais. Ao invés disso, Paul idealizou-o para que cada canal trabalhe idividualmente como um amplificador, tendo sua própria linha de EQ, Ganho e volume. A diferença no caso é que um canal tem mais ganho que o outro mas ambos conseguer distorcer em níveis diferentes. Veja a demonstração do próprio Paul Reed Smith:
Note como cada canal se comporta de maneira dinâmica como se fosse um amp Single Channel. O detalhe é que ele nunca fica 100% clean, é sempre semi-sujo bem ao estilo VOX com todo o chime e detalhe dinâmico. O Canal Lead é pura cremosidade britânica com ganho de sobra pra solos a la Eric Johnson até ganhos mais Bluesy. Não fiquei tempo o suficiente com o AMP para fazer uma REVIEW completa, mas durante a tarde que o Carlos deixou ele comigo gravei um videozinho com a Vintage AFD equipada com Sheptone Tribute PAFs pra dividir com vc`s os timbres do amp. Normalmente nos atemos às marcas tradicionais e vem uma PRS e entrega um amp com essa qualdiade de timbre, sem ser um clone de nenhum modelo, mas sim imprimindo sua própria personalidade. Realmente muito legal! O teste foi feito numa caixa 1 x12 com falante Eminence GB128.
Que timbrera que ficou essa Vintage AFD.... Fala sério... Os Sheptone também fazem jus à fama que possuem. Antes que perguntem, comparados aos Rolph 58 que tanto amamos, acho que os Sheptone tem um pentelho menos de dinâmica, complexidade e detalhe, mas os outros atributos como definição, ataque e beleza no timbre estão todos cravados no DNA PAF desse set, e o cap de ponte mais forte ajuda muito a dar maior versatilidade ao set. Seria tranquilamente um set que eu teria numa guitarra "workhorse" pau pra toda obra!
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PS: A Loja do Musico é talvez uma das mais antigas de Curitiba (se não a mais antiga). É onde trabalham o Carlos e o Zeco, que cuida dos amps valvulados da maioria dos guitarristas barulhentos da região. A loja se especializou em equipamento "hi-end" e sempre tem coisas diferentes em termos de amp e guitarras. Vale a pena conhecer a loja! :-)
Contato: www.lojadomusico.com.br |