Paulo May
(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)
Não parece, mas tem 30 guitarras aí dentro....:)
Desde a primeira tentativa - eu havia transformado um armário de roupas em armário de guitarras - deu pra adquirir um certo know how e esse aí foi relativamente fácil de criar. Passei as medidas para o marceneiro e depois foi só gerenciar a distribuição e colocação dos suportes dos braços. Claro, tive que ir atrás desses tubos de isolamento de ar condicionado e achá-los nos diâmetros corretos, mas tranquilo.
A Gretsch (em cima, à esquerda) incomodou um pouco porque ela é quase um violão de gorda. Acaba ocupando o espaço de duas, mas é uma guitarra maravilhosa e tinha que colocá-la junto com as outras.
O guitarmário original:
Esse aí de cima é o antigo, feito "on demand" e na improvisação. Na primeiríssima tentativa usei canos daqueles que seguram cortinas de banheiro e, óbvio, não deu certo. Um dia numa loja de construções vi cabos de enxada de angelim pedra, comprei, ajustei os comprimentos com uma serra de mão e funcionaram muito bem :)
Estava meio relutante em postar isso porque é quase certo que vai gerar um monte de perguntas, mas eu vou tentar evitá-las já mostrando alguns detalhes. E o marceneiro deve me trazer as anotações dele das dimensões totais para eu postar depois como adendo, porém ele foi feito para o espaço que eu tinha - largura, altura e profundidade.
Vamos lá: as barras de suporte do corpo, como falei, são de angelim, cerca de 4 cm de diâmetro e com espaçamento de 21,5 cm entre eles (centro/centro, portanto o espaço aberto deve ser cerca de 17/18cm). Importante, a barra anterior (mais perto da porta é 1,5 cm mais alta que a posterior - isso mantém a guitarra levemente inclinada pra dentro e não pra fora... As 4 barras inferiores estão 3 cm acima do piso do armário e as superiores cerca de113 cm. Queria fazer mais alto pra caber os dois baixos, mas não deu porque (êta lei de murphy) me esqueci de avisar o gesseiro durante a reforma pra não fazer o rebaixamento do teto nesse canto do armário...
Todas as partes que encostam nas guitarras foram cobertas com tubos de isolamento de ar condicionado - além de proteger, esse material, na minha experiência até agora, é o que menos interage com os acabamentos - seja PU ou Nitro. Não tem coisa grudando e manchando...
Ele chegou assim:
... E o resto eu montei aqui. As quatro tábuas que servem de apoio para os suportes dos braços estão numa altura entre 65 e 70 cm das bases. Os suportes dos braços eu comprei numa loja de utilidades domésticas. São aqueles usados pra prender coisas, bicicletas, etc. Na parte superior direita usei um modelo menor, mas o maior (no restante) deixa mais espaço pra manobra.
O espaço entre os suportes varia - fui fazendo na hora, mas as guitarras com headstock reto (Fender, por ex.) podem ser mais próximas, enquanto as com headstock angulado (Gibson, etc) exigem mais espaço. Duas fitas de led foram passadas e deu um toque legal no interior, mas eu pretendo melhorar isso.
Acho que não esqueci de nada importante. Deus queira ninguém me pergunte pelos modelos de parafusos e/ou detalhes esotéricos... :)