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quinta-feira, 13 de maio de 2010

Les Paul Standard 1981 - parte 2

Quando postei a guitarra, ainda não tinha visto os captadores, mas disse: "o da ponte é muito bom, quem sabe é um Tim Shaw?".
Pois, prá minha grata surpresa, o captador da ponte é um Tim Shaw autêntico! Maravilha! Mesmo antes de aprender um pouco sobre guitarra, sempre confiei nos meus ouvidos. Tava bom demais prá ser um T-Top!
O do braço, que é até legal, mas sem muita dinâmica e meio abafado, é um T-Top. Esse vai ser trocado com certeza.
Também fiz duas alterações que melhoraram a sonoridade em uns 30% no mínimo (mais brilho e ressonância): stoptail (cordal) Gotoh de alumínio e inversão da passagem das cordas (agora por cima do stoptail, prá evitar o damping provocado pela angulação ponte/stoptail - as cordas encostavam no corpo da ponte antes de chegarem nos saddles)
Essa guitarra deve ter uma angulação de braço de 5 (comum na época) e não 4 graus, o que me obriga a levantar a ponte pelo menos até a metade do curso. Se alguém souber como medir de forma simples essa angulação, me avise, please.

Captador da ponte: Tim Shaw


Captador do braço: T-Top

4 comentários:

  1. Paulo,
    Saudações.
    Sempre visito o seu blog e por causa disso, resolvi criar um também. Parabéns pela página.
    Sou de Floripa e, assim como você, sofro de GAS e sou um apaixonado por guitarras.
    Tenho uma Les Paul Custom de 1884 e gostaria de te perguntar se tens como me ajudar. É possível saber visualmente se os captadores da guitarra são Tim Shaw. Comprei essa guitarra em uma famosa loja chamada Normans Rare Guitar - http://www.normansrareguitars.com (próximo a Los Angeles). Os vendedores disseram que os caps são Tim Shaw, mas nunca se sabe... Acho o som da guitarra lindo (comparando com uma Gibson Classic com captador Gibson Classic 57’ que tb tenho).
    As fotos estão no meu Blog (pressaoneutra.blogspot.com).
    Obrigado pela ajuda.
    Abraço,
    Higashi

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  2. Oi, Rafael. Legal saber que tem mais alguém aqui com GAS incurável... :)
    Os Tim Shaw têm, na imensa maioria, códigos numéricos impressos com tinta, enquanto os T-Tops da época geralmente têm a data impressa dessa forma. Os códigos têm 6 números - no início (1979 até 81 ou 82) os 3 últimos fornecem o mês e o ano e os 3 primeiros a posição do captador, depois inverteu.
    Os códigos mais comuns dos Tim shaw são (em pares, repectivamente para captadores do braço e ponte):
    401/403
    489/490
    329/330
    137/138
    372/373
    498/499
    392/393
    898/899

    Observe nas fotos acima as diferenças citadas. O meu Tim Shaw da ponte é 499 e foi feito em janeiro de 1981.
    O teu "3721183" é um Tim shaw do braço, feito em novembro de 1983 e o "373983" é outro Tim Shaw, da ponte, feito em setembro de 1983.
    Parabéns! Tens dois Tim Shaw! :)
    90% das vezes os Tim shaw eram colocados em potenciômetros de 300k (foram tunados para esse valor de pot).
    É um captador fantástico! Tem um som característico e único.

    PS: Linda a tua Custom de 1984! Embora a Gibson tenha iniciado o sitema de alívio de peso no final de 1982, há um boato de que quando havia mogno mais leve, eles não furavam. Vale um RX da tua pra conferir!
    Abraço!

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  3. Paulo,
    Obrigado pela pronta resposta e pelas valiosas informações. Fiquei muito feliz em saber que os captadores são Tim Shaw e por não ser mais um “cucaracha” enganado :)
    Vou seguir o seu conselho e fazer um raio-x da guitarra para ver se possui furação tipo queijo ou câmaras. Já li o seu post sobre o assunto.
    Minha preocupação é se precisaria tirar os captadores no momento do RX, pois poderia afetar o funcionamento deles...
    Mais uma vez, obrigado pela ajuda e pela atenção.
    Grande abraço,
    Rafael

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  4. Rafael, o RX não causa nada na guitarra. Tranquilo.
    Quando fizeres, me passe o link da imagem. Tenho curiosidade em saber se os furos da época eram do mesmo padrão (9, posteriores) que os atuais.
    Abraço!

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