Paulo May
(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)
(Obs: Parte 1 aqui: CLIQUE)
Semana passada enviei um e-mail para o Adriano Ramos (RDC Guitars de Minas Gerais) dizendo que o pessoal tava reclamando (educadamente, é claro) da falta de updates desse projeto.
Ele realmente esteve muito ocupado nesse período (esse é um projeto paralelo, que ele faz apenas nas horas vagas) mas apertou aqui e ali e fez mais alguns vídeos mostrando o processo de manufatura do braço.
Outras coisas também aconteceram aqui pelo sul. O Oscar casou-se em setembro em Curitiba e eu iniciei uma reforma no meu apartamento em Florianópolis em maio que deveria ficar pronta em julho (mudei essa semana, depois de gastar o dobro do planejado e ainda sem todos os móveis).
Enfim, forças ocultas e inesperadas acabaram atrasando demais o projeto, mas ele continua de pé, firme e forte! :)
Agora que o Oscar voltou e eu tenho onde dormir de forma digna, acho que o blog deve ter posts mais frequentes. Ainda estou tentando achar lugar para as minhas 35 guitarras no novo apartamento (prometi pra mim mesmo que durante a reforma venderia umas 10 ou 15, mas tenho pavor de vender coisas).
Mas a gente dá um jeito... :)
Segue então o vídeo. Em breve voltaremos por aqui!
Caro Paulo,
ResponderExcluirAqui em Curitiba tenho também que me virar para achar onde guardar minhas guitarras, não são 35 mas quase isso, o pior é que na sala já tem um tanto, na lavanderia tem mais um outro tanto, descobri uma alternativa legal que foi comprar um BAU para baixo da cama, aquela parte de baixo do box da cama. Numa cama king size cabem umas 15 guitarras ! Qualquer coisa se quiser te mando fotos .. Abraço !
Obrigado pela dica Alexandre :)
ExcluirInfelizmente as camas novas não têm esse espaço...
Animado aqui vendo a coisa fluir!
ResponderExcluirO Adriano também está mandando ver!
Grande abraço pra vocês, tudo de bom!
Alex, meu querido - sempre prestigiando o blog :)
ExcluirAbraço!
Bom saber q o projeto tá andando!!! Aguardamos o próximo capítulo da saga... hehehe
ResponderExcluirGrande abraço pra vcs, Paulo e Jr!
Grande Sid!! Como anda o whats do boteco?
ExcluirGrande Paulo!!! Segue bombando como sempre, mas mais pra Boteco do q pra guitarra... :-) E vc? Pelo espaçamento entre os posts dá pra perceber q o tempo segue sendo artigo raro por aí.
ExcluirAh, se quiser voltar, é só avisar! ;-)
ExcluirEu sei, meu querido :) A reforma do apto durou seis meses! Acreditas? 6 meses - pqp!
ExcluirNão acho metade das minhas coisas - e ainda não abri todas as caixas, enfim, um caos.
Assim que a poeira baixar, eu (cruzando os dedos) devo ter mais tempo :)
Seis meses?!?!?! Ô.Ô Eu fujo de reforma como o diabo foge da cruz...
ExcluirParabéns pelo projeto e pelo apartamento novo! Já cogitou alugar um box pra guardar algumas guitarras e outras coisas?
ResponderExcluirObrigado! Hoje terminou o contrato de 6 meses com a empresa de box. Por isso estou cheio aqui - voltou tudo :)
ResponderExcluirAlém do custo, distância, etc, acho meio sem graça deixar as guitarras longe.
Na verdade, real mesmo, não deveria ter mais do que 10 guitarras, hehehe. Preciso dar um jeito nas outras 25! :)
Ah, legal! Eu mesmo ando cogitando alugar um box pros meus equipos de foto, aí também terei mais espaço pra guitas e amplis. Se for mesmo vender algo eu entro na fila :)
ExcluirSe rolar, eu aviso :)
ExcluirEssa fila vai do Oiapoque ao Chuí em menos de 24h!!! Hehehehe...
ExcluirSid, tem dias que me dá vontade de vender umas 20... Botar as fotos e especificações num apêndice do blog e mandar ver.
ExcluirDaí no outro dia o neurônio de acumulador acorda e eu desisto solenemente! KKKKK!
Mas, cara, sério, umas 10 precisam ir. Depois de muito pensar, a decisão vai ser pelo braço delas e o quanto eu fico confortável com eles. Tenho teles e stratos fantásticas e lindas mas sempre acabo tocando naquelas que o braço é plenamente confortável pra mim. A única que pretendo ficar e o braço (às vezes) me agonia é a LP 81. Se não criar um fiel pra essa balança de "qual vai e qual fica", não consigo decidir :)
Hehehehe... Eu acompanho esse drama há alguns anos, lembra? Sei bem como é! :-p Eu tenho só 6 e estou tentando me desfazer de 2 - mas às vezes o diabo atenta e eu penso se vale mesmo à pena... E só uma é do nível das suas, né? :-)
ExcluirKKK! Só fico com guitarra boa. Acho que já desmontei umas 15, algumas lindas, mas nenhuma soava com a qualidade desejada. Até hoje, só vendi 5 guitarras e tenho saudades de 4 delas - a tua é uma! :)A primeira, uma Carvin V220 que comprei nos anos 80 e vendi em 91, quase comprei de volta há uns dois anos... Eu não tenho jeito mesmo :)
ExcluirHehehehe... Lamento pela sua saudade. :-D E aquela Tele é foda mesmo!!!
ExcluirPaulo, sei como é se desfazer do que gostamos assim. Mas se ajuda um pouco, acredito que muita gente pode se interessar por suas guitarras e vai cuidar bem delas. Eu sou candidado a "adotar"(comprar) alguma.
ResponderExcluirSim, claro. Eu penso em vender algumas, mas como sempre falei, sou péssimo negociador e acho que dá um trabalhão danado empacotar e enviar... Legal seria se o comprador fosse da região, né? Depois de acabar toda a mudança eu volto a esse assunto. :)
ExcluirVou continuar acompanhando e torcendo para que tudo fique bem!
ExcluirPaulo você ainda tem aquela vintage afd?
ExcluirEla foi negociada numa troca em 2014, Gabriel. Ainda tenho saudades dela... :)
ExcluirOi Paulo, boa tarde!
ResponderExcluirAlguns pontos que creio que sejam relevantes:
1) Vídeo super relevante para todos fissurados em guitarras. Parabéns por mais uma bela matéria
2) Existiria alguma maneira de conhecermos (foto, mercado livre, olx, etc) os instrumentos que você pretende vender?
3) Senti muita falta no vídeo de ver a usinagem da escala. Será que o Adriano consegue incluir no próximo vídeo, mesmo que não seja da sua guitarra?
4) Se for de seu interesse, eu tenho a pronta entrega um case expositor. Ideia muito próxima dos móveis usados no Hard Rock Cafe que transforma os instrumentos em peça de decoração, além da facilidade de acesso aos instrumentos.
Forte abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho.
Renato, olá. Onde posso ver o case expositor que você menciona? Tenho interesse.
ExcluirQue legal, Renato! Nem sabia que alguém tinha esse tipo de móvel no Brasil. Eu vi alguns lindos na internet, mas como a minha prioridade é guardar pelo menos 20 guitarras nele e esse móvel já estava no pacote que combinamos com o (bom) marceneiro... Pena... Mas fiquei curioso pra ver esse case expositor. Tens algum link?
ExcluirPaulo,
ExcluirColoquei em um album privado no meu face. Creio que você pode verificar pelos links abaixo:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10210640643603382&set=a.10210640641883339.1073741843.1566495147&type=1&l=0d097427d9&theater
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10210640643883389&set=a.10210640641883339.1073741843.1566495147&type=1&l=f2c233fafe&theater
Bah, Renato, lindo! Tenho pelo menos umas 3 guitarras que mereceriam um expositor desses! :)
ExcluirVamos ver se sobra algum espaço aqui depois de colocar todos os móveis... Tens algum site, link ou contato?
Olá Paulo,
ExcluirPode entrar em contato pelo meu e-mail mesmo: jrsantoro@gmail.com
Tá anotado, Renato :)
ExcluirFala Paulo... dá pra ver o capricho do Adriano na construção das guitarras. A qualidade da mão-de-obra e dos materiais promete um grande resultado, hein? Acompanhando aqui... Abraço!!!
ResponderExcluirE daí, Jean? Tocando muito ainda? :)
ExcluirO Adriano tem a experiência, capacidade e, mais importante, o dom para a coisa. Só s lei de Murphy pode atrapalhar a gente agora! KKK
Já mudamos para o apto - ainda sem os móveis e quase tudo empilhado, mas acho que semana que vem já dá pra gente combinar. Abração!!
Olá pessoal, criei uma página aqui no Facebook dando algumas dicas de como aprender a tocar guitarra, e para quem já sabe, melhorar suas técnicas.
ResponderExcluirSe você é apaixonado por guitarras assim como eu, dê um curtir na página
https://www.facebook.com/Kit-T%C3%A9cnica-para-Guitarra-Rock-181659168965793/
Obrigado :D
Paulo, você já viu algum trabalho do Luthier Sérgio Kuns, do Paraná? O cara tem um trabalho incrível, constrói umas Les Pauls demais. Se quiser, dá uma sacada aqui no álbum da gold top: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.3590382578103.113946.1829532843 e aqui álbum da Les Paul Custom que ele está construindo https://www.facebook.com/sergio.kuns/media_set?set=a.10206469922706734.1073741843.1829532843 Constrói de forma artesanal. abraço.
ResponderExcluirNão conhecia, mas pelo que eu vi é de alta qualidade. E tudo à moda antiga... Definitivamente uma arte!
ExcluirObrigado pelo link.
Esperando ansiosamente pelo desfecho desse post. Quase todo dia eu abro pra ver hehehehehehe aliais, desde que o blog deu uma diminuida nos assuntos que me tenho me sentido órfão de novidades. Compro algumas revistas (Total Guitar e Guitar Player) mas nem sempre tem coisas super interessantes, noto que algumas matérias nem são tão honestas, por isso prefiro o blog mesmo. Deve ser extremamente complicado e caro ficar gastanto fazendo os testes que você faz, sugiro criar um grupo no facebook com o intuito de pensar uns temas com algumas pessoas, no fim vocês escrevem o texto, mas o assunto já vai estar lá (é só uma sugestão pra o blog não acabar se perdendo) Grande abraço a vocês.
ResponderExcluirDeu uma melhorada ultimamente, né, Gabriel? :)
ExcluirObrigado pela sugestão - é interessante e será factível quando ( e "se") eu e o Oscar resolvermos ampliar o blog. Eu tenho uma certa relutância (e preguiça) em abandonar o conceito meio "pessoal" dos posts, sabe? Sem compromissos, sem pautas... :) Quem sabe um dia :)
Abraço!!
Paulo, qual madeira nacional você indicaria para construir uma les paul?
ResponderExcluirLes Paul mesmo, mesmo, só com as madeiras originais... Não sei se vale a pena ter o trabalho de fazer uma LP com outros tipos de madeiras. Se o fizesse, optaria por um modelo tipo PRS, com 2 recessos, etc...
ExcluirQto ao tipo de madeira, no dia que descobrir a ideal aviso aqui :)
hehehe. Valeu Paulo, obrigado pela resposta.
ExcluirEsse projeto já foi finalizado Paulo?
ResponderExcluirAinda não, Gabriel. Tudo depende da disponibilidade do Adriano. Faz um bom tempo que não converso com ele e como prometi que não o pressionaria para a finalização do processo, assim como vcs, só me resta esperar :(
ExcluirÉ uma pena mesmo. Até para a divulgação do trabalho dele seria ótimo, pois quanto mais rápido vissemos o resultado, mas empolgaria de fazer....
ExcluirÉ provável...
ExcluirSemana que vem eu vou dar um toque - uma Les Paul dá um trabalho danado e esse compromisso pode estar incomodando o Adriano. Se tal for, vou sugerir que o projeto seja cancelado, infelizmente.
Depois a gente inventa outra coisa :)
Quando vocês quiserem fazer mais alguma Réplica de Les Paul, recomendo o Luthier Gustavo Monteiro Lage, de Cabo Frio - RJ, o cara é fantástico, há quem diga que é o melhor construtor de Les Paul no Brasil. Cara super perfeccionista e preço justo, trabalho fantástico.
ResponderExcluirQuem quiser conferir, essa "Gibson 1959" do vídeo, foi ele quem fez:
https://www.youtube.com/watch?v=aYvobCvGqIQ
Se quiserem conhecer mais sofre o trabalho dele, basta assistir essa entrevista:
https://youtu.be/gL8vUyazp9Y?t=552
Em 9:12 minutos aproximadamente ele mostra uma "Gibson" gold top feita por ele, vale a pena.
Aqui o perfil pessoal dele, para quem quiser falar diretamente com ele etc..
https://www.facebook.com/gustavomlage
Valeu.
Excelente luthier. Já tinha ouvido falar dele - sempre elogios :)
ExcluirFala Paulo, tudo bom?
ResponderExcluirUma pena a questão desse projeto. Mesmo que essa LP fique pronta com o Adriano, imagino que parte da expectativa inicial já se perdeu.
Sei que ele já fez trabalhos bons para você e provável que faça outros, mas fazer uma réplica de LP 59 demanda muito tempo com atenção focada só nesse tipo de projeto.
Isso complica para quem deve ter muita demanda com projetos menores.
Mas com ele ou outro luthier, esse projeto um dia sairá com certeza.
Você já deve saber mas usando como referência o Tom Anderson, após encomenda aceita, em média as guitarras são entregues após 4 meses nas lojas autorizadas.
E sabemos que o padrão de qualidade e timbre dos instrumentos dele são fantásticos.
Atrasos podem ocorrer, mas sem querer comparar a realidade dos luthiers daqui e de lá, os nossos podem se espelhar nos prazos e no cuidado com a imagem da marca que alguns renomados luthiers gringos possuem.
Abraços,
Marçal.
Concordo com tudo, Marçal. Estou aguardando um momento mais tranquilo pra definir os rumos disso com o Adriano. Aguarde :)
Excluiresperando ansiosamente pela finalização desse projeto e ficando com medo de encomendar alguma coisa lá pela demora kkkkkkkkkkk
ResponderExcluir