Stevie Wonder
Chuck Berry
Wes Montgomery
Kurt Cobain
Bob Marley
Jimi Hendrix
Além de serem famosos e terem criados estilos marcantes e pessoais de músicas, é claro! :) Técnica esmerada também nunca foi o forte deles, mesmo considerando Wes e Hendrix.
Eu percebo uma característica (musical) em comum. É só uma curiosidade minha, para saber se mais alguém percebe dessa forma.
28/05/11: O que eu acho que eles têm em comum é o RITMO... Não a capacidade, mas a percepção, o senso rítmico. Poderia falar muito sobre isso, mas é um assunto complexo e acho que está num nível algo subjetivo. Mas se tiveres tempo, perceba como quando o Bob Marley entra cantando, a música passa a se movimentar com ele. Idem para o Chuck Berry, que empurra o groove com a voz. Pra minha surpresa, o Kurt Cobain (não sou fã do Nirvana), idem.
Outro detalhe que não posso deixar de lado é que audições repetidas desses caras não cansam tanto quanto às dos "normais" de ritmo... :)
E paro por aqui :)
Olá Paulo,
ResponderExcluirConheci seu blog recentemente e resolvi participar desta enquete. Em outra oportunidade gostaria de conversar com vc sobre raio de escala/altura das cordas.
Vamos lá... Creio eu que seja devido a personalidade musical deles. São músicos que forjaram um estilo próprio de tocar, de cantar, compor... Marcaram tanto a música que influenciaram e continuam influenciando pessoas em todo mundo até hoje mesmo que alguns deles já tenham morrido a tanto tempo. Enfim, creio que seja um estilo... de tocar, uma filosofia musical.
Até +... Abraços.
Caro Dirty, eu deveria ter pensado nisso e excluido também, pois concluistes corretamente. Todos desenvolveram um estilo/personalidade musical próprios, mas não é o que eu tava pensando...:)
ResponderExcluirQuanto ao raio de escala/altura das cordas, é um assunto muito interessante. Se postares no fórum da GP, vai ter muita discussão, com certeza.
Abraço!
Seria o fato de todos conciliarem a parte ritmica (muito bem) na guitarra com o vocal??
ResponderExcluirOutra semelhança em relação á musicalidade, em seus respecticos estilos, não me ocorre não..
Abraço.
Feeling
ResponderExcluirConcordo com o Jou, eles parecem em algumas frases fazer as guitarras cantarem juntas com os vocais, especialmente hendrix.
ResponderExcluirVou deixar as opiniões fluirem normalmente, já que a minha opinião não é a certa ou errada, mas é por curiosidade mesmo. São ícones raramente contestados quanto ao aspecto puramente artístico e alguns (Hendrix, Bob Marley, Stevie Wonder e Wes Montgomery) são quase uma unanimidade entre os músicos.
ResponderExcluir"Feeling" é correto, mas muito genérico... hahahá! Não vale! :)
Por que ninguém consegue tocar como Hendrix ou Wes? Mesmo copiando nota por nota, inflexões, não fica igual. Melhor então, nem pensar. E ambos definitivamente não eram guitarrastas técnicos.
ResponderExcluir__
Por que um reggae meio "xôxo" fica divinamente perfeito e faz sentido quando o Bob Marley entra cantando? Idem para Stevie Wonder.
E só pra esclarecer, adoro todos, mas não sou fã de carteirinha de nenhum deles.
Ando escutando bastante Rory Gallagher, e ele me parece muito mais técnico, com a guitarra, do que o Hendrix. Em minha humilde opinião, o Hendrix foi um pioneiro na arte de desenvolver recursos e possibilidades pros sons da guitarra, mas tecnicamente, acho o Rory muito melhor.
ResponderExcluirJou,
ResponderExcluirEu tenho (e ouço) mais discos do Rory Gallagher do que de Hendrix e concordo contigo. Mas desde o começo já especifiquei que o mérito obviamente não é técnico, pelo contrário.
Atitude?
ResponderExcluirPaulo parabens pelo blog, achei incrivel e já indiquei a diversos amigos! Realmente essa questão deixa qualquer um intrigado... me ocorreu que todos os músicos citados abriam mão da resposanbilidade tecnica em beneficio da musicalidade, assistindo Bob, Jimi e o Kurt vc não vê nenhuma preocupação com o compasso certo ou com qualquer outra coisa, eles deixaram td por conta do feeling e tbm a identidade vocal de cada um deles, (talvez exceto o Wes do qual só ouvi 2 ou 3 músicas totalmente instrumentais), são muito bem definidadas.
ResponderExcluirMCS
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPresença de espírito!!!
ResponderExcluirClaro! Porém todos esses aspectos positivos mas "subjetivos" não valem. O ponto em comum é musical.
ResponderExcluirPor que não conseguimos (bem, alguns, que têm o mesmo dom específico, conseguem) tocar até um simples riff exatamente igual, usando as mesmas notas, entonações, efeitos e equipamentos?
Mais alguns dias e posto a minha conclusão.
Outra derradeira dica: o baterista da antiga banda gliter dos anos 70, Mick Tucker - até hoje não vi um baterista tocar "Ballroom Blitz" como ele. No YouTube tem dezenas tentando esse groove que não é complicado tecnicamente. Eles NÃO conseguem!
cara esse blog e o maximo!!!! adorei as reportagens sobre les paul q vc escreveu !!! gostaria muito de saber detalhes da linha gibson les paul studio!!! sobre madeira construcao modelos! abracos e sucesso vou por seu link nos meus sites e orkuts da vida!
ResponderExcluirObrigado, RS.
ResponderExcluirUma comparação entre as diversas Les Paul seria um assunto muito interessante. Semana que vem devo testar uma Traditional. Depois disso, farei o tópico.