Depois de um meticuloso planejamento, conseguimos infiltrar um agente do blog na fábrica da Fender em Corona, na Califórnia. Sua missão era descobrir se as guitarras que eles fazem lá são realmente o que dizem por aí ou se existe alguma mutreta escondida! :)
Depois do post sobre as Fender MIM, nada mais providencial do que um sobre as MIA.
O Rodrigo Rassele, grande amigo meu e do Oscar, que já participou de outros posts do blog (vide a saga das Les Paul), esteve na fábrica da Fender e vai levá-los agora numa tour especial, recheada de fotos e comentários.
Rodrigo Rassele
Em setembro deste ano de 2013, quando estava viajando pelo litoral da Califórnia, USA, hospedado por uns dias na pequena (e muito legal) cidade de Huntington Beach, decidi visitar a fábrica da Fender na cidade de Corona, ao leste de Huntington.
A fábrica da Fender em Corona é a principal e maior fábrica da marca, onde se localiza também a divisão da Fender Custom Shop.
Lá a Fender possui o "Visitor Center", local onde você compra o ticket para participar da "Factory Tour". O tour custa 10 dólares e tem número limitado de pessoas, no máximo 25. São dois horários, 10hs e 11:30hs da manhã, com duração de 1 hora. Detalhe IMPORTANTE: não abre na quarta-feira, sábado e domingo.
(Nosso agente já disfarçado e pronto para a missão! :)
Minha visita foi às 10 horas de uma segunda feira, por sorte minha com o manager Dave Brown, num grupo de 15 pessoas (7 americanos, 2 australianos, 4 alemães e claro, 2 brasileiros). Interessante que ele começou dizendo que essa é a estatística de visita, 50% em média são pessoas de outros países, sendo isso o maior orgulho da fábrica.
Depois cheguei à conclusão óbvia que quanto menos pessoas na visita melhor. Na das 11:30 só tinha uma (!!) pessoa...
Tudo começa no "Centro de Visitantes" que é também uma loja onde podemos comprar quase tudo que tem o nome Fender. Mas voltaremos aqui depois. Agora, direto para dentro da fábrica...
A visita é bem completa e detalhada, passando por todas etapas de fabricação de uma guitarra. Começa mostrando como são feitas as pontes, tarraxas, todo processo dos captadores, blocos de madeira, tipos de madeiras, corpos, braços, modelos de guitarras, pintura, acabamento, montagem, regulagens, terminando na divisão "Custom Shop" da fabrica.
Toda visita é feita com as pessoas trabalhando e as máquinas funcionando. Para um louco por guitarra é simplesmente fantástico! Imperdível!
Seção de processamento das madeiras
Porém uma coisa tem que ser dita: apesar da visita ser super organizada e com pessoas educadas e civilizadas, é muita informação e você se perde querendo ver tudo, tirar foto, ouvir as explicações, fazer perguntas e ouvir as perguntas dos outros.
Nosso "guia", o Dave Brown, sabe MUITO sobre TUDO e tudo que ele falava era muito interessante - soltava muita informação preciosa e aí ficava mais complicado ainda. Alem disso, sua sinceridade era absurda.
Dave Brown em ação :)
Peças clássicas da Fender
Aqui estão os "Neck Profiles" - padrões de braços clássicos e utilizados por artistas, como Mark Knopfler, Dave Murray e Jim Root
Grande parte do hardware é produzido na própria fábrica (aqui, os blocos de ponte de strato).
Os captadores também são feitos na própria fábrica...
Dave Brown mostrou a madeira furada (foto acima) e disse que atitudes como essa, infelizmente, estão se tornando cada vez mais comuns fora e dentro dos USA para tentar driblar a qualidade ruim de certas madeiras (alguém gritou "Gibson" aí? :) ). Disse que no passado a Fender já usou de artifícios para alivio de peso, porém hoje (mostrando em seguida a peça de ash) ela se esforça ao máximo para selecionar sua madeira e não fazer isso.
Saiba mais sobre alívio de peso aqui (clique)
Em seguida, com um belo blank de ash nas mãos...
São muitos detalhes... Se eu fosse colocar tudo aqui esse post ficaria gigante. Isso daria uma conversa de bar por horas. A explicação de Dave para as diferenças entre as Custom Shop Regular, Signature, Limited Series e Masterbuilt foi muito interessante mas vamos deixar pra outra ocasião... :)
Quero manter o foco e ressaltar algumas coisas importantes que observei e escutei:
1) - Nesse tour você sai com a certeza que NADA ocorre ao acaso na fabricação de uma guitarra Fender. Absolutamente tudo é pensado. Eles sabem exatamente todos os pontos fortes e os pontos fracos em cada guitarra produzida, com certeza absoluta.
Blocos de maple para os braços
Aqui já cortados (por uma CNC) e sendo lixados
2) - Não vi nenhum bloco de madeira ou corpo em 7 peças. Aquilo deve ser coisa das mexicanas mesmo.
Aqui, vários blanks de corpos com blocos colados. A maioria com 3 peças, mas se olharmos bem, há alguns de duas e até de peça única...
Corpos exclusivamente de peça única - vão para a Custom Shop, provavelmente...
3) - 90% dos funcionários devem ser de origem mexicana/latina, pois o Dave sempre falava espanhol com eles.
Funcionários lixando os corpos para a pintura posterior.
Após a pintura, centenas de guitarras ficam (literalmente) penduradas no teto enquanto secam. A imagem é impressionante...
Montagem da parte elétrica de uma stratocaster.
4) - Quando perguntado, "Qual a parte mais importante da guitarra?", Mr Dave respondeu com grande sinceridade: "Prefiro responder qual a parte mais importante da fábrica: o controle de qualidade do produto final. Ele depende de recursos humanos e vários fatores podem alterar o humor de um ser humano...."
Sim, um ambiente de trabalho com controle de stress deve ser essencial... :)
Seção de montagem, regulagem e check-up final
Série de fotos mostrando a seção de montagem, regulagem e check-up final das guitarras. Daí, elas seguem para o empacotamento e estoque (foto abaixo):
5) - Outra resposta muito interessante a uma pergunta de um alemão. "Por que algumas Custom Shop são tão ruins?" . Pra minha surpresa ele responde: "Essa é uma pergunta muito comum. São vários fatores, mas se tiver que dizer apenas um, citaria a
madeira. Nunca se sabe o que esperar de um bloco de madeira. Hoje em dia a Fender trabalha duro para evitar isso, no passado já foi pior...."
Uma boa guitarra SEMPRE começa com boas madeiras...
6) - Eu tinha uma impressão pior em relação às
Custom Shop. Achava que não passavam de guitarras com material de qualidade superior, porém hoje em dia feitas em série, sem maiores cuidados. Estava enganado.
As Custom Shop ainda têm um cuidado bem individualizado na sua fabricação, recebendo muita atenção e preocupação pelos luthiers.
Na sequência abaixo, fotos da
Fender Custom Shop:
Fender Custom Shop
Porém, o "filé mignon" hoje são os modelos
Custom Shop Masterbuilt (clique aqui para um post relacionado). São feitas de matéria prima escolhida a dedo por somente um luthier master, que monta e faz o acabamento individualizado de cada guitarra, que recebe um numeral diferenciado. São únicas e exclusivas, feitas por quem conhece todos os segredos de cada modelo de guitarra Fender e de cada material usado.
Considero hoje, uma guitarra Fender CS Masterbuilt mais selecionada e exclusiva do que até uma Gibson LP Collector's Choice.
Master luthier da Fender mostrando uma Jazzmaster Custom Shop desenvolvida por ele naquele mês.
Dave Brown segurando uma réplica da famosa "Blackie" de Eric Clapton, uma das Custom Shop mais vendidas em todos os tempos.
Terminando a visita à fabrica, vale a pena perder pelo menos uma hora na "
Fender Visitor Center". Tem várias guitarras expostas, hall of fame, produtos à venda, lembrancinhas, etc.
Guitarras únicas e exclusivas feitas pelos master luthiers. Pura arte! :)
"Lenny" (Steve Ray Vaughan)
Tem uma sala (com corpos e braços de guitarra, captadores, escudos etc) onde você pode escolher, comprar e um luthier monta pra você na hora. Vejam:
Podemos escolher entre os inúmeros corpos e braços disponíveis na sala:
Braços...
E corpos para todos os gostos...
Essa linda Stratocaster abaixo tinha sido recém montada pelo luthier:
No detalhe: a folha com o pedido do cliente, que especificou a cor (Aged Pearl), o perfil do braço (Eric Johnson), hardware dourado e case de "Tweed". Dá até pra ver o preço estimado: US$ 1.599.
Tem ainda uma outra sala, com TODOS amplificadores da linha Fender, e TODOS modelos standard de guitarra onde você pode testá-los à vontade e em volume muito alto se quiser:
Sala de testes do Visitor Center. Fique à vontade! :)
Então fica a dica para os guitarristas que forem viajar para Califórnia e passarem pela região de Los Angeles: 40 minutos de carro e você chega facilmente em Corona, na fábrica da Fender.
O passeio é muito legal para guitarristas e até pra quem não toca guitarra, minha esposa foi junto e gostou muito.
Rodrigo Rassele
*************************************************************
O Rodrigo é um cara muito esperto, prático e bastante pragmático. Já o convidamos outras vezes para postar aqui porém ele quase nunca tem tempo... :)
Mas quando ele mencionou pra gente que iria visitar a fábrica da Fender em Corona, imediatamente exigimos um post com fotos e, principalmente sua impressão pessoal da visita. Se tivesse qualquer coisa estranha ou suspeita por lá, ele era o cara ideal pra descobrir! :)