segunda-feira, 3 de junho de 2019

3 Amps "Dumble-based" Brasucas


Oscar Isaka

(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)

Dumble Overdrive Special

Mês passado tive a oportunidade de ter comigo 3 amps de distintos fabricantes nacionais porem com a proposta semelhante, entregar a famosa sonoridade dos amps fabricados por Alexander Howard Dumble (leia mais sobre ele aqui - clique). E mais uma vez eu to aqui pra postar sobre eles.. rs

Eu e o Mateus Leite (@mateusleite.insta) combinamos de ouvir os amps para constatar as diferenças das sonoridades. O Mateus é um baita guitarrista, e já que estávamos no estúdio, registramos uns takes com os mesmo riffs a fim de poder ouvir lado a lado. Tocamos bastante nos amps, entendemos bem a proposta, feel e sonoridade e tentamos extrair o melhor timbre de cada um deles. Eles são distintos o suficiente que não fazia sentido uma comparação com mesmas regulagens nem nada disso. 


T Miranda Overdrive 35s
Segundo o próprio Távio Miranda, ele é baseado no Overdrive Special clássico. O site mesmo não diz qual modelo, mas o mais notável desse modelo é o formato LunchBox(Sem reverb), sendo pequeno e portátil pra levar a qualquer lugar. Sendo o modelo testado aqui de 35W, tem um ligeira diferença na resposta pros outros maiores de 50W mas fala muito bem e entrega o DNA Dumble! Essa versão que testamos é umas das primeiras, e o próprio Távio Miranda recomendou testar a versão nova, já com 50W e visual ja atualizado e opção de Reverb, chamado de "Overdrive Special" (Link). A Versão que tem reverb disponível é o Head maior (Link).

T Miranda Overdrive Special (Versão Nova)
*Embora o vídeo mostre um Overdrive 50s no chassis, o Távio me confirmou que ele é um 35s mesmo. 

Pedrone Overdone Special V1
O Overdone é baseado no TwoRock Custom Reverb Signature, que por sua vez, também já é baseado no Overdrive Special. A diferença é que a TwoRock inseriu um loop de efeitos valvulado (Derivado do Dumbleator) e um circuito de reverb com tanque de mola também valvulado (reverb Fender Clássico). O que tocamos é a 1 versão do Overdone (Link) com 50W, que já sofreu algumas mudanças e hoje tem um design um pouco diferente, porém mantendo a mesma característica sonora segundo o próprio Pedrone. Já fizemos um review desse Amp aqui mesmo no blog. 

Pedrone Overdone (Versão Nova)

Explend Diamond Drive

Talvez o mais novo da gangue, o Explend Diamond Drive (Link) se diferencia um pouco dos anteriores. Isso por que ele se baseia no Dumble Overdrive Special #183 famoso por ter válvulas EL34 no Power. O Diamond Drive contém o loop passivo, não conta com reverb (nem como opcional) e 50W de potência, assim como o Overdone.

Explend Diamond Drive

Para a gravação, fomos ao estúdio 3x7 (Facebook)  aqui de Curitiba onde utilizamos o seguinte setup:


  • A guitarra foi uma Fender Custom Shop 57 Reissue Relic ano 2006 com captadores originais (Fender Custom Shop 50s).
  • Utilizamos 2 Caixas 1x12, uma clone de um Combo Fender Deluxe Reverb open back e outra Clone da TwoRock Open Oval Back ambas equipadas com Falantes Celestion G12-65. Interessante notar a diferença de resposta dos amps com caixas diferentes que ficou bem nítida no vídeo (ouça com fones). Ambas as caixas fabricadas pela RoxStage.
  • Um microfone Sunheiser 906e foi utilizado próximo ao falante (mais ou menos 4 dedos) e ligado a um preamp SSL Alpha VHD direto no ProTools. 
  • Para captar o som da Sala (excelente por sinal), utilizamos um Neumann U84 ligado a um preamp Chandler TG2500 direto no ProTools. 
  • Só foi utilizado um compressor leve para equilibrar os volumes no vídeo e mais nenhum tipo de EQ ou processamento.

O resultado ficou muito legal! As nuances sonoras de cada modelo ficaram bem presentes e claras (novamente, ouça com fones :-) ) de modo que uma comparação de melhor ou pior fica injusta. O mais adequado seria, qual melhor se encaixa ao meu gosto/timbre. Justamente como o Dumble fazia com seus amps :-). Obrigado mais uma vez ao Mateus por ter gravado os takes !