segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Strato HSS - Ultimo sobre o assunto!

Oscar Isaka Jr

(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)

      Não sei quantas vezes já postamos sobre o infame "problema" de misturar Humbuckers e Singles na mesma guitarra dividindo o pot de volume. Já abordamos o assunto objetivamente em posts anteriores (Post 1 e Post 2) , mas volto ao assunto uma última vez pra abordar mais uma maneira de tentar minimizar o problema.

No meio de uma discussão sobre o assunto, o meu brother Reginaldo me contactou la do Rio e me mandou o diagrama oficial da Suhr para as guitarras HSS:



A solução é 95% parecida com a que comentamos nos posts anteriores, mas empregando o Super Switch. Com ele podemos usar os valores corretos de Volume e Tone tanto para humbuckers (500k), como para singles(250K) pois existem pads para cada posição da chave. Assim conseguimos de maneira efetiva eliminar o problema da posição 2 (humbucker ponte + Single do meio) relatado no post original, e de quebra ainda conseguimos direcionar os tones dos Singles para o Pot de 250k com capacitor de .047mf e o do Humbucker para um Tone de 500K e capacitor de .022mf.  Um resistor ligado em paralelo com o Potenciometro de 500k garante um valor bem mais proximo de 250K, apropriado para os Singles,  nas posições de 2 a 5 e saindo da jogada na posição 1 garantindo o pot de 500k pro Humbucker! TUDO 100% de acordo e ainda com um Treble Bleed(opcional) de brinde no diagrama :-)!

Simplesmente removendo o resistor, faz com que os singles enxerguem o pot como 500k novamente e ainda tenham o tone de 250k com capacitor de .047mf, que é muito usado no caso de singles mais fortes que possam se beneficiar de um pouco mais de agudos. Da pra brincar e experimentar muito com esse esquema! 

A guitarra que eu escolhi para implementar esse teste foi a primeira Strato que eu montei e que aparece em alguns vídeos que fiz para a JR na época, minha Strat Surf Green. Essa foto é antiga, mas vou detalhar ela num próximo post :-).



Já testei praticamente de tudo nessa guitarra com relação a captadores, e em todas esse esquema da Suhr funcionou muito bem(na foto acima eram Rosar Blues meio/braço e um Seymour Custom78 na ponte), mas atualmente ela esta com um Set de DiMarzio parecido com o que o Andy Timmons utiliza. Na ponte o AT-1 e no braço e meio dois Cruiser modelo Neck/Middle. A recomendação da DiMarzio para os Cruisers é de pois de 250k pois tem a extensão de singles mesmo, porem com zero ruído e um pco mais de corpo nos graves, então ficou show pra usar nessa fiação. O Andy Timmons usa tudo 500k, pois os Cruisers que ele usa no meio e braço são o modelo de Ponte que é mais forte e com mais médios. 

Resultado foi uma guitarra de ótima sonoridade e que pra mim coloca uma pá de cal definitiva sobre o dilema de Strato HSS com ótimos resultados! :-) 

SIM é possível usar Humbucker e singles(ou quase) na mesma guitarra tendo ambos os timbres em sua plenitude.