(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)
Antes de falar das Fender, um intervalo de utilidade musical... Não entendo nada de eletrônica e nem de física, mas vou passar 3 dicas essenciais de uso do multímetro.
Primeiro, precisas comprar um. Desses digitais baratinhos, que nem o meu, que custou 22 reais. Vamos usá-lo para (1) medir a resistência (entenda como saída, para simplificar) de captadores, (2) checar a carga de pilhas e (3) o valor real de potenciômetros:
Multímetro: Captadores
A resistência é medida em ohms. 1000 ohms: 1 Kohm. Coloque o seletor na posição da foto e faça o contato das agulhas ("sondas" preta e vermelha) com os dois fios dos captadores. A ordem não é importante. Qualquer agulha em qualquer fio. A resistência dos captadores pode ser medida nos terminais dos fios de cobre, nos fios de ligação do captador ou, se o captador já estiver instalado, através do jack do cabo (qto mais curto o cabo, melhor). Veja:
Nos terminais dos fios de cobre:
Nos fios de ligação do captador:
No jack do cabo:
Obs: Quanto mais fio é colocado entre o captador e o ponto de medição, menor é o valor obtido (o fio aumenta a impedância, diminuindo a saída). Esse é um captador da ponte de uma Fender Strat 97. A saída inicial é 7,74K. Instalado e com um cabo de mais de 4 metros, por exemplo, com certeza o sinal que chega no amp é menor. Imagine com uma pedaleira enorme no meio... :)
Obs2: Esse multímetro não é perfeito, uma pequena variação pode ocorrer, até devida ao toque dos dedos. Mas dá pra ter uma idéia bem aproximada dos valores.
__________________________________________
Multímetro: Potenciômetros
Pra testar os potenciômetros, eles necessariamente têm que estar com os contatos livres. Não dá pra testá-los conectados.
Coloque o seletor na posição da foto e as agulhas (qualquer ordem) no terminal do centro e num de fora (qualquer um). Se o pot é de 250K (como o da foto), deves ler no multímetro o valor anunciado (mais ou menos 10-15%). Se o pot for linear, ao girar o cursor para o meio, devemos ler a metade (125). Totalmente fechado, o valor deve ser "zero".
Já medi pots supostamente de 500k com 700k - quanto maior o valor do potenciômetro, mais agudo é liberado do captador. Captadores de natureza aguda, como os single coil, geralmente usam pots de 250K. Já os humbuckers, que têm menos agudos, se beneficiam de pots de 500K. Captadores de muita saída (quanto mais fio enrolado, maior a saída e diminuição dos agudos) geralmente requerem pots de 1Mega (1000K).
Fotos - Potenciômetro de 250K:
Volume no "10":
Volume perto do "5":
Volume no "Zero":
_______________________________________
Multímetro: Pilhas
Cheque a voltagem da pilha antes. Pra guitarrista, a quadradinha de 9 volts será a mais testada, mas nesse dia não tinha nenhuma disponível e fiz as fotos com uma de 1,5 volts. Coloque o seletor na posição da foto e a agulha vermelha no positivo e a preta no negativo da pilha (se inverter, o valor mostrado é o mesmo, só que negativo). Se a pilha for de 1,5 volts, deve ter no mínimo 1,45 pra funcionar bem. Dependendo do aparelho pode funcionar até com menos carga, mas não é legal. Pedais que usam pilhas de 9 volts normalmente funcionam até 8,5 volts, menos que isso o sinal degrada demais. A regra para pedais é: menor que 9 volts, troque a pilha ou recarregue.
Por falar em recarregar, pilhas recarregáveis Ni-MH de 9 volts com capacidade igual ou maior que 350 mAh funcionam muito bem com pedais.
Pilha carregada:
Jogue fora (coleta seletiva, please... :) )