sexta-feira, 16 de abril de 2010

Multímetro para guitarristas


 (obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)


         Antes de falar das Fender, um intervalo de utilidade musical... Não entendo nada de eletrônica e nem de física, mas vou passar 3 dicas essenciais de uso do multímetro.
Primeiro, precisas comprar um. Desses digitais baratinhos, que nem o meu, que custou 22 reais. Vamos usá-lo para (1) medir a resistência (entenda como saída, para simplificar) de captadores, (2) checar a carga de pilhas e (3) o valor real de potenciômetros:


 

Multímetro: Captadores

A resistência é medida em ohms. 1000 ohms: 1 Kohm. Coloque o seletor na posição da foto e faça o contato das agulhas ("sondas" preta e vermelha) com os dois fios dos captadores. A ordem não é importante. Qualquer agulha em qualquer fio. A resistência dos captadores pode ser medida nos terminais dos fios de cobre, nos fios de ligação do captador ou, se o captador já estiver instalado, através do jack do cabo (qto mais curto o cabo, melhor). Veja:

Nos terminais dos fios de cobre:



Nos fios de ligação do captador:



No jack do cabo:


Obs: Quanto mais fio é colocado entre o captador e o ponto de medição, menor é o valor obtido (o fio aumenta a impedância, diminuindo a saída). Esse é um captador da ponte de uma Fender Strat 97. A saída inicial é 7,74K. Instalado e com um cabo de mais de 4 metros, por exemplo, com certeza o sinal que chega no amp é menor. Imagine com uma pedaleira enorme no meio... :)
Obs2: Esse multímetro não é perfeito, uma pequena variação pode ocorrer, até devida ao toque dos dedos. Mas dá pra ter uma idéia bem aproximada dos valores.
__________________________________________

Multímetro: Potenciômetros

Pra testar os potenciômetros, eles necessariamente têm que estar com os contatos livres. Não dá pra testá-los conectados.
Coloque o seletor na posição da foto e as agulhas (qualquer ordem) no terminal do centro e num de fora (qualquer um). Se o pot é de 250K (como o da foto), deves ler no multímetro o valor anunciado (mais ou menos 10-15%). Se o pot for linear, ao girar o cursor para o meio, devemos ler a metade (125). Totalmente fechado, o valor deve ser "zero".
Já medi pots supostamente de 500k com 700k - quanto maior o valor do potenciômetro, mais agudo é liberado do captador. Captadores de natureza aguda, como os single coil, geralmente usam pots de 250K. Já os humbuckers, que têm menos agudos, se beneficiam de pots de 500K. Captadores de muita saída (quanto mais fio enrolado, maior a saída e diminuição dos agudos) geralmente requerem pots de 1Mega (1000K).
Fotos - Potenciômetro de 250K:

Volume no "10":



Volume perto do "5":




Volume no "Zero":


 _______________________________________

Multímetro: Pilhas

Cheque a voltagem da pilha antes. Pra guitarrista, a quadradinha de 9 volts será a mais testada, mas nesse dia não tinha nenhuma disponível e fiz as fotos com uma de 1,5 volts. Coloque o seletor na posição da foto e a agulha vermelha no positivo e a preta no negativo da pilha (se inverter, o valor mostrado é o mesmo, só que negativo). Se a pilha for de 1,5 volts, deve ter no mínimo 1,45 pra funcionar bem. Dependendo do aparelho pode funcionar até com menos carga, mas não é legal. Pedais que usam pilhas de 9 volts normalmente funcionam até 8,5 volts, menos que isso o sinal degrada demais. A regra para pedais é: menor que 9 volts, troque a pilha ou recarregue.
Por falar em recarregar, pilhas recarregáveis Ni-MH de 9 volts com capacidade igual ou maior que 350 mAh funcionam muito bem com pedais.

Pilha carregada:



Jogue fora (coleta seletiva, please... :) )

25 comentários:

  1. Antes de mais nada, parabéns pelo excelente trabalho cara! É de pessoas como você que o meio guitarristico da internet precisa!!

    Gostaria de avisar que as fotos desde artigo estão bugadas/quebradas, não aparecem. Se sobrar tempo, seria legal dar uma arrumada nela, uma vez que este é um dos grandes artigos daqui!

    Mais uma vez, parabéns!
    Victor.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Víctor!
    Já recoloquei as fotos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Paulo! Tem como vc mostrar ou explicar como testamos os capacitores que colocamos nos potenciômetros de tone das guitarras? Para ver se estão realmente com os valores corretos etc...

    Parabéns! ficou nota 10!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Alguns multímetros digitais têm a função de medir capacitância. Existem também medidores específicos de capacitância. O meu multímetro é dos mais simples e não tem essa função.
    Mas particularmente acho desnecessário, já que a variação dos capacitores raramente ultrapassa os limites de tolerância.

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria voçe sabe como faz para medir capacitores

    ResponderExcluir
  6. Capacitores são medidos com Capacímetros. Ou Multímetros que tenham também a função de Capacímetros.
    Mas para que? Todos têm com os respectivos valores impressos no corpo...

    ResponderExcluir
  7. Olá, me chamo Aléxis.

    Cara, eu havia perguntado a você nessa semana sobre uns captadores Fender tele que pareciam falsos (e eram como você mesmo falou e eu tive certeza após isso). A questão agora é, acho que pode me ajudar, pela sua experiência em trocas de captadores e Telecaster:

    Comprei um jogo de captadores Fender original vintage tele.
    O da caixinha amarela, vem escrito na caixa upgrade 2.

    Na caixa, as especificações de resistência são: bridge 7.2k e neck 7.7k

    Porém, quando cheguei em casa e testei no multímetro deu: bridge 7.4k e Neck 9k. Achei muito estranho, ainda está em tempo de devolver (Comprei numa loja conceituada que também vende equipamentos usados, embora esse foi me vendido como novo)

    A dúvida é: será que fui lesado? Será que não são captadores fender? Ou será que essa variação é normal? (Julgando pela aparência são os captadores Fender)

    Já instalei na guitarra e só me toquei de tirar foto no meio da instalação. Segue a foto.

    https://docs.google.com/file/d/0B6vWmc7I_itYZW90ekNNNHdPbEE/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aléxis, é complicado avaliar um captador por foto. Os fios com cobertura de tecido parecem corretos e eu vi que pagaste 450 reais pelo set - meio caro pra arriscar um palpite.
      A Fender não deveria errar tanto nas specs. 1k de diferença é bastante voltas e o processo lá é automatizado - espera-se uma variação de no máximo 0,3k, considerando-se multímetros etc.
      Mas pode ter algo a ver com o "upgrade 2" - talvez seja uma nova versão.

      Excluir
  8. "Obs: Quanto mais fio é colocado entre o captador e o ponto de medição, menor é o valor obtido (o fio aumenta a "capacitância", diminuindo a saída)."

    Onde lê-se "capacitância", leia-se "impedância".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Thiago! Muito obrigado pela correção.
      Já arrumei o texto.

      Excluir
  9. preciso saber como são os fios dentro de um captador epiphone. dentro mesmo além do metal,pois tenho um captador e não sei onde soldar os fios

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto maior o valor, mais saída, mas também mais agudos - tem que balancear... :)

      Excluir
  11. Amigos, dessa vez a dúvida é minha. Tenho 3 potenciômetros logarítmicos de 250K com resistências aferidas com multímetro em 268K, 256K e 256K dos quais tenho que escolher 2 para tones de captadores singles coils do BRAÇO e MEIO. Quais devo escolher e em que posições? Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volume: quanto mais alto o valor, maior o volume e quantidade de agudos
      Tonalidade: quanto mais alto o valor, maior a filtragem de agudos

      Mas as diferenças são pequenas, dentro da variabilidade comum - não acho que dê pra perceber alguma coisa.

      Excluir
  12. Fantástico post, achei que só iria conseguir medir a resistência do meu captador tendo que tirá-lo.

    Paulo, tenho um captador sérgio rosar dual blade, aqueles humbuckers com formato de single -> http://www.sergiorosar.com/Rg-1%20-T.html

    Sua resistência foi equivalente ~7k

    Qual seria diferença de sonoridade se minha guitarra estivesse equipada com este single mostrado no seu post.? (Um humbucker com saída próxima a um single, neste caso).

    att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença de sonoridade um single clássico para um dual blade acho que já foi comentada, de forma não específica, umas 20 vezes aqui no blog, Rafael. É quase a mesma de um single para um humbucker grande. O legal dos dualblade é que são silenciosos, mas nunca soarão exatamente como um single de pinos de alnico.

      Excluir
  13. Muito bom O post, mas fiquei com uma duvida primaria mas importante no momento de instalar novos captafores, como faço para ver no captador qual é o fio positivo do negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse vídeo tem o macete:
      https://www.youtube.com/watch?v=bTKuqT1OkxI
      No multímetro digital é um pouco mais difícil de ver, mas possível - por um breve momento após a batida, ele emite um pico positivo ou negativo.

      Excluir
  14. Olá Paulo, não localizei nada sobre a minha dúvida! É possível medir a saída de um Caps EMG ( indonésia)? Porque a minha pergunta. Comprei um set desses EMGs e os mesmos não especifica as posições referente ao braço e ponte...os dois tem a escritas em prateado sabendo se que um deles teria que ser em dourado. Será que tenho que liga-los e sentir o timbre? Abçs!

    ResponderExcluir
  15. Olá Paulo, não localizei nada sobre a minha dúvida! É possível medir a saída de um Caps EMG ( indonésia)? Porque a minha pergunta. Comprei um set desses EMGs e os mesmos não especifica as posições referente ao braço e ponte...os dois tem a escritas em prateado sabendo se que um deles teria que ser em dourado. Será que tenho que liga-los e sentir o timbre? Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Captadores ativos têm outra estrutura, Thuba. Medir a resistência não acrescenta muita informação porque o circuito ativo determina a maior parte do timbre. Não sou muito fã deles e só tive uma guitarra com EMGs. Nela, o 81 tinha logo prata e o 85, dourado. Mas acho que atualmente o logo mudou um pouco e todos são prata. Terias que pesquisar um pouco e ajudar a gente aqui... :)

      Excluir
  16. ola , paulo como identifico um captador de saida alta ? é pela resistencia k ?quero combinar um single com um seymour jb , numa strato , mais na posição ponte e meio , esta dando muita diferença de volume

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra ter uma boa ideia pela resistência, mas isso não necessariamente significa que o volume será maior. Normalmente a força real (e volume) do captador é dada pela voltagem (site da DiMarzio, por exemplo)e ppte pela medida em Henries (Henry: unidade de medida da indutância elétrica). Na falta desses dados, a gente se guia pela resistência...

      Excluir
  17. E aí
    Deixa eu perguntar tenho um captador dimarzio super distortion e de acordo com o fabricante eles falam que a saída dele e em torno de 14,0k sendo que o meu eu já medi de todas as formas ele sempre está dando 7,14k será que tem problema em uma das bobinas?

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".