quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Falência da Hamer Guitars - a verdadeira história

No dia 6/12/2012, a famosa marca de guitarras Hamer declarou falência. À princípio, já que não estava vendendo bem nos últimos anos e enfrentando a corrosiva concorrência das guitarras orientais, parece um fato corriqueiro, mas não é.
A Hamer é uma das muitas subsidiárias da Fender (que por sua vez é controlada pelo grupo de investimento Weston Presidio, que detém 43% da ações. A Yamano Music do Japão tem 14%). E foi aniquilada devido à dificuldade da Fender para saldar suas dívidas.

Quem diria... Falamos mal da da CBS e sua política corporativista, que entre 1965 e 1985 diluiu a qualidade da Fender e poucos sabem que desde 2001 a Fender voltou a ser controlada por uma corporação...

Recomendo, para quem domina o inglês, essa reportagem da CNN e também a do New York Times.



A Fender gastou 117 milhões de dólares em 2007 para comprar a Kaman (leia Ovation), que por sua vez havia comprado a Hamer em 1988. A Fender tem sérias dívidas e aparentemente está num beco sem saída. O primeiro passo da faxina necessária nesses casos, é cortar despesas, e a Hamer, inicialmente direcionada para guitarras de médio/alto custo foi a primeira da fila. Quem iria comprar uma Hamer Talladega Pro pelo preço atual?
Os economistas e afins de plantão aqui poderiam ajudar na interpretação, mas acredito que basicamente seja isso - a Fender tá cortando um dedo pra não ter que cortar o braço.

Assim, resumindo, o grupo de investimentos Weston Presidio manda na Fender, que manda na Kaman, que manda na Hamer. Jol Dantzig é que foi esperto - pulou fora em 2010 :)




75 comentários:

  1. Única discussão legal que tenho visto a respeito, inclusive com análise de dados financeiros:

    http://www.greennotes.mus.br/message.asp?messageID=163544&listaFor=

    tchau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a do NYT traduzida, mas tá faltando a parte final.

      Excluir
    2. Falo da discussão. Pessoal do GN é foda. Bom nível, pessoal mais velho e tal. Já foi melhor (facebook matou todas as comunidades de discussão na net), mas ainda assim é o ÚNICO fórum de guitarra deste país que não é tomado por inclusões débeis mentais falando merda e hypando gear vagabundo.

      Excluir
    3. Ôps!
      Não havia lido os comentários - realmente, muito bons e técnicos. Provavelmente o fórum é bom porque o pessoal é selecionado. Quando os fórum começam a ficar populares, a inclusão de malas é inevitável... :)
      O fórum de equipamentos da Guitar Player Brasil é bem legal e equilibrado também.
      Obrigado pelo link.

      Excluir
    4. É direcionado a um pessoal mais velho, que cresceu nos anos 80, que traz uma bagagem musical dessa época, que trabalha e compra as próprias coisas. O problema da internet é que ela tá lotada de crianças. O GN é administrado por esse cara, o Xinho/Bruce, um dos maiores nomes da guitarra nacional (tocou no Vodu, Blue Jeans, Trilogy, Spitfire...):

      http://www.youtube.com/watch?v=gEWA1Cscbmw

      Excluir
    5. É... Alguns blogs deveriam ter o aviso: "Proibido para adolescentes metaleiros com QI abaixo de 100!" KKKK!

      Excluir
    6. Não entendi essa sua insinuação de querer correlacionar o heavy metal a "adolescentes com QI de 100". Isso soa preconceituoso, ignorante e de visão limitada. O heavy metal é só os Iron Maiden ou Metallica da vida (particularmente não gosto de nem um dos dois). É um gênero tão ou mais vasto e multifacetado que o próprio rock. Os caras se limitam à simplicidade do blues, não estudam, daí aparecem com esses preconceitos bestas. Veja o que o Guthrie Govan fala a respeito:

      "Bom, existem dois tipos básicos de alunos. Primeiro, tem aqueles que encontraram o instrumento de modo natural, como foi meu caso. São aqueles garotos que cresceram com uma strato na mão, tirando riffs do SRV instintivamente. Esses pessoas tendem a ter um bom ritmo, tempo, feeling e bom timbre e afinação, mas são frequentemente preguiçosos. Eles sabem tocar bem Blues, mas não querem se esforçar para atingir o próximo nível....
      ... quando eu encontro esse tipo de aluno eu os digo: “ Se vc quer realmente fazer isso para viver, vc precisa abrir seus ouvidos para tudo quanto é tipo de música e se tornar o mais versátil possível. E a hora de aprender é agora. Quando vc estiver trabalhando, vc terá muito menos tempo para praticar”
      O outro tipo de aluno são os garotos que a primeira guitarra que tiveram na vida foi uma Ibanez – certamente com pointed headstock – um POD e um monte de vídeo-aulas e a primeira música que eles aprenderam não foi uma música, mas sim um seção técnica desses vídeos, geralmente virtuosa. Esses garotos tendem a achar que o objetivo de tocar guitarra é esgotar a máxima capacidade de um metrônomo e medir seu desempenho baseado puramente na técnica. Eles sabem todas as escalas e arpejos em qualquer tom, mas ninguém curte o que eles tocam. Eles tem que entender que eles não tocam pra mostrar técnica para outros guitarristas e que no mundo existem baterista, baixista, e principalmente o público que vai ouvir uma obra em conjunto."

      Excluir
    7. Corrigindo: "O heavy metal NÃO é só os Iron Maiden e Metallica da vida..."

      Excluir
    8. A intenção não foi ofender e sim usar um arquétipo comum de guitarrista hoje em dia: menos de 20 anos, indolente, péssimo domínio do português e uma absurda falta de educação e bom senso. Obviamente não estou generalizando. Geralmente gostam de heavy metal, mas o cerne da questão não é o estilo musical.

      Não estou inventando esse tipo de ser humano. Convivo com eles diariamente aqui no blog e, veja bem, nunca os proibi de postar.

      O que eu falei está relacionado com o que o Govan disse.

      Pra finalizar a discussão - porque ela acaba aqui - esse não é um fórum de discussão e sim um blog pessoal. Sempre haverá a opção de não acessá-lo caso minhas opiniões o incomodem.

      Excluir
    9. Tá bem, Paulo. Foi só a impressão que eu tive através do seu post. Achei melhor postar como anônimo porque, quando uso meu nome, você sempre me ignora. Mas, como eu havia dito antes, e você aconselhou no final, não acesso mais seu blog; trata de muitos assuntos que não são do meu interesse, sem falar que tem uma imagem do Jimmy Plágio no tema de fundo. Desculpe pela recaída. Passar bem.

      Excluir
    10. r2s2 ,
      Voce ainda tem a caliope?
      se ainda tiver,grava uns videos com ela!

      Excluir
    11. Tenho sim. Procura no meu canal do youtube que eu fiz alguns sons cheios de fritação com ela.

      Excluir
  2. Paulo,
    A EVH pertence a fender ou tem alguma ligação com eles correto?
    Pode sofrer alguma conequencia a longo prazo?

    Tive uma hammer a muito tempo e era muito boa,tinha a melhor ação de cordas que já vi ,melhor ate que minha gibson sg ,nunca trastejou.

    Origado
    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Hamer sempre foram excelentes guitarras, todas "made in USA":)
      Acredito que a relação da Fender (fabrica) com a EVH (assina) seja até lucrativa, high end gear.

      Excluir
  3. Belo post man!
    Jack conhece os capacitores a oleo da stew-mac?vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São "NOS" russos. Teoricamente, tão bons quanto os antigos.
      No Brasil ainda existem milhares de capacitores PIO, boa parte deles NOS. É questão de procurar bem...

      Excluir
  4. Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Vou comprar minha primeira guitarra e este blog tem me ajudado muito!
    Gostaria de perguntar qual o melhor custo x benefício: a sx sst57 ou 62 ou a american alder?
    Grade abraço e parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é achar uma pra vender.
      As que apareceram por aí...já foram.
      Eu tenho procurado e não encontro. Hoje mesmo, no Rio, no meu horário de almoço do curso, fui à várias lojas e nenhuma tinha.
      Alguns vendedores já lembram de mim e falam que não chegou, antes mesmo de eu perguntar.
      Queria uma Tele dessas mas eu recomendo que procure comprar uma Vintage.
      Um pouco mais caras mas são muito melhores.

      Excluir
  5. Jack voce já pensou alguma vez em recuperar as caracteristicas originais da sua tele ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da 68 e da 74? Seria interessante apenas pelo aspecto histórico, mas atualmente a tocabilidade delas é bem superior à configuração original.
      A 1974 originalmente tinha um Bigsby Fender - dá um visual interessante mas é uma peça incômoda e pouco eficiente, na minha opinião.

      Excluir
    2. da 74 !! Acho o visual da bigsby muito louco ,sei que pra tocar é ineficiente , mas o viasual é muito legal!!!
      Curto pra caramba ,principalmente as brancas com bigsby ,lindas!!
      abçs

      Jorjão

      Excluir
    3. Jorjão, originalmente a minha 74 era branca com bigsby :)
      Tem uma foto aqui:
      http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/07/fender-telecaster-1968.html

      Excluir
  6. Falta respeito!
    Ao blues , rock , metal , trash , pop-adolescente , pagode...opa pagode não !!!!
    Mas no geral , estão todos guerreando , os jovens ficam mordidos de raiva quando um blueseiro fal mal do metal , assim como os velhos ficam se gengivando (afinal os dentes já foram faz tempo) quando a molecada fala do metal...
    galera vamos coexistir numa boa!!!


    voltando ao topico
    Paulo,qual será o futuro das marcas tops na sua opinião ?voltaremos a tempos dominados por gibson e fender ?havera espaço pra outras grandes marcas ? sera que outras marcas serão limadas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, realmente. A competição oriental é muito intensa.

      Excluir
    2. entendo,é realmente só o tempo dirá.Mas acho uma pena , morei no chile um tempo e lá tinha muita hammer e slammer nesse periodo ,eram otimas guitarras , cheguei a ter 3 delas e uma slammer muito boa,infelizmente não possuo mais nenhuma.


      Alex.

      Excluir
  7. Pessoal, um pedido:
    Por favor, evitem postar como anônimos. Se identificado como anônimo, pelo menos assine no final do comentário.
    A regra inicial do blog era não aceitar posts anônimos, mas acabei deixando rolar e agora tá complicado - nunca sei com quem eu tô falando.

    ResponderExcluir
  8. Paulo,
    Obrigado pela ajuda (sou o "anônimo" que perguntou sobre o custo x benefício das guitarras sx sst57 e american alder).
    Gostaria de agradecer pela ajuda! Corri SP inteira atrás dessa american alder e não encontrei. Por sorte, achei um de ash americano e resolvi comprar. Sem as informações deste blog, provavelmente teria gastado mais e levado um instrumento pior.
    Grade abraço!
    Julio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Júlio - o blog é pra isso mesmo :)
      Já fiz um post bem completo sobre essa SX de American Ash:

      http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/10/guia-para-tunar-guitarras-baratas.html

      Excluir
  9. Interessante na matéria do NYT é a informação de que a maior competição da Fender vem justamente das Fender antigas...

    ResponderExcluir
  10. Fala Paulo!
    Estou deixando este comentário para mostrar-lhe uma possível nova fonte de aquisição de peças,acessórios,braços, ou melhor,tudo para se montar uma guitarra. vi a indicação deste site nos videos de um Luthier,que usa estes produtos para trabalhar.
    Segue o link:
    http://www.dragonfireguitars.com/
    Têm muita coisa legal lá, é claro que algumas coisas são inviáveis devido à qualidade desconhecida e o custo do frete porém é uma opção já que as vezes é muito difícil encontrar equipamentos nas "especificações" desejadas, o que as vezes pode se sair muito mais caro comprar aqui do que encomendar deste site.
    Creio que algumas coisas da minha guitarra em construção serão compradas neste site.
    Até mais Paulo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei uma ponte wilkinson para contra-baixo lá,vamos ver quando chega...
      A maioria das coisa tipo captadores,eletronicos,etc achei bem meia boca,vale mais a pena comprar na guitar fetish ou direto dos chineses,esse site tambem é deles www.guitarpartsonline.com.
      Tulio

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Aparentemente é o mesmo site né rsrsrs.
    Mais a ideia é esta mesmo, eles mesmo dizem que os captadores são genéricos e tal.
    mais Creio que a parte de escudos, braços de guitarras,pontes e molduras para captadores single de tele são ótimos, pois eu realmente achei difícil de encontrar esses produtos com a qualidade que esta empresa apresenta (apesar dos braços saírem meio caros para gente daqui do Brasil)os braços são muito bonitos e idênticos aso originais!
    gostei do site deles. Vou comprar uma Floyd Rose lá, pra ver se me dou bem com esse tipo de ponte, sempre as achei esteticamente atraentes e como mantém melhor a afinação estou louco pra comprar uma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tendo alguns problemas com essa loja,fiz uma compra la e vendedor diz que meu cartão foi recusado ,mas paguei com paypal,tenho todos os documentos comprovando o pagamento,estou tentando resolver sem abrir disputa mas pelo visto são bem desorganizados...
      Cassio

      Excluir
    2. Poxa cara, que situação mais chata!
      foi até bom ver este comentário, pois, assim ficarei mais esperto na hora de comprar com eles...
      tava pensando seriamente em comprar uma Floyd Rose com eles nessa semana!
      Obrigado pelo aviso!

      Excluir
    3. Bom só pra concluir esse assunto,não teve jeito,rcebi alguns e-mails muito grosseiros por parte desse vendedor,que não queria devolver meu dinheiro e nem me mandar o pedido...Me cansei e entrei com a disputa no pay-pal(por isso sempre aconselho pagar com pay-pal) ,por fim fui reembolsado.
      Termino dizendo que talvez a loja realmente tenha se confundido nos pedidos,não sei,me pareceram honestos,mas apos duas semanas de dor de cabeça decide não comprar mais nada lá,recomendo a guitarfetish sempre,SEMPRE fui muito bem atendido lá,até mesmo quando me mandaram um pedido errado,foram super corretos em admitir o erro e corrigi-lo,nunca tive problema lá.

      Abçs Feliz Natal a Todos

      Ps:Paulo seu timbre com Les Paul é d+ !! Quanta definição heim!
      Cassio

      Excluir
    4. Cassio, a Guitar Fetish nunca me decepcionou - já comprei lá no mínimo umas 5 vezes. Como as duas aparentemente têm os mesmos produtos, fico com a GF! :)

      A minha LP 81 é realmente uma guitarra fantástica. O braço de maple a deixa com uma sonoridade única.

      Excluir
    5. Obrigado por me aconselharem e me darem estas dicas... é sempre bom ter acesso à pessoas melhor informadas e com mais experiência.
      muito obrigado mesmo, sou novato e pobre kk, seria uma pena se tivesse um problema como esse, já que sempre pago minhas compras com depósito bancário.

      Excluir
    6. Bruno
      Pagar contas internacionais com deposito bancario é furada,alem de pagar mais pelo serviço.
      A melhor solução é o cartão internacional+paypal.

      Excluir
    7. Sim Cássio concordo, porém não sou muito adepto à cartões de crédito/débito nunca tive muito acesso à meles e acabei me acostumando a pagar sempre com dinheiro...
      Mas pelo visto terei de mudar um pouco com essas compras de equipamentos internacionais.

      Excluir
  13. Paulo,
    Posso sustituir um braço(strato) de 21 trastes por um de 22 ? afina corretamenta?
    obrigado
    Diogo-Sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema. Se for um braço de stratocaster, pode ser de 21 ou 22 casas.

      Excluir
  14. Jack
    Será que dá pra fazer a blindagem com pasta de cobre ?tipo essa http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_7255_4689_Pasta-de-Cobre-IGC-220-Implastec

    Esses pots são bons?
    http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_6589_4689_Potenciometro-CTS-23mm-Eixo-Plastico

    Mais um perguntinha rsrs,o que voce acha dessa serie tribute da gibson(em especial as SGs? Tem alguma mutreta?

    Obrigada.
    DeboraIommi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, essa pasta conduz eletricidade, portanto é viável como blindagem. A questão aí é saber se dá pra usar, se vai cobrir adequadamente as cavidades. Se tentares, por favor, nos avise do resultado.

      Os pots CTS estão entre os melhores do mundo. Nesses o eixo é de plástico - ok, mas sempre é bom um cuidado extra pra não forçá-lo muito na des/instalação...

      A série Tribute é ok, porém a escala não é de jacarandá importado (tenho dúvidas se esse "North American Rosewood" é bom e o "Baked Maple" é no mínimo, estranho)e não tem os frisos e/ou marcadores trapezóides no braço. A julgar pelo preço, imagino que o mogno do corpo/braço não é hondurenho - provavelmente africano ou oriental.
      Mas, Gibson é Gibson :)

      Excluir
  15. Caro Paulo May,sempre visito seu blog e curto muito seus artigos, logo pensei que você poderia me ajudar.

    Pretendo comprar uma guitarra, nacional pois acho que sou um dos poucos que apoiam estes instrumentos, minha ideia é comprar uma Dolphin Strato antiga (década de 80, quando eram projetadas por Carlos Assale), corpo de cedro ou mogno , braço de marfim, captadores lisos (estilo EMG),etc...

    Seria uma boa escolha? Pretendo trocar captadores, ponte e tarrachas,entre outras coisas! Me parece também que o tamanho da escala é diferente (menor),isso influenciará muito na afinação ou ação? O que você me diz destes instrumentos antigos?

    Obrigado, e me desculpe se postei minhas dúvidas no local errado, mas este é meu primeiro contato aqui!

    Feliz Ano Novo !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcisio, embora as Dolphin da "era Assale" estejam quase tornando-se vintage, eu tive bastante contato (era do meu primo) com uma na década de 80. Não era excelente, mas também não era ruim. De cara, terás que trocar pelo menos os captadores...

      Excluir
  16. Caro Paulo May, sei que as Dolphins não são as melhores guitarras do mundo, mas ainda assim creio que são melhores que as gianninis (mesmo as da década de 80)!

    E melhor que muita guitarra chinesa ultimamente, estou correto?

    O que fazer para que ela tenha o som mais próximo possível da Fender Stratocaster? Tenho noção que isto dificilmente ocorrerá, porém não custa tentar, não?

    Aqui está o Link da guitarra:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455976230-guitarra-stratocaster-dolphin-padrao-fender-_JM

    Qual o captador você me indica (custo/beneficio) bacana? (Alnico)
    E um modelo de ponte de 2 pivos?

    Na minha primeira pergunta, questionei sobre o tamanho da escala e você, não me respondeu! faz diferença na afinação e timbre?

    Grato !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tarcísio, dê uma pesquisada aqui no blog e encontrarás várias colocações (pessoais) à respeito do cedro - ppte strato de cedro.

      Também encontrarás a minha indicação para ponte - Wilkinson WVP (http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/09/selo-de-qualidade-louco-por-guitarra.html)

      A escala é padrão da Fender, mas na foto parece que ela tem um locking nut ou um "traste zero" - não dá pra ver direito.

      A relicagem que o cara fez no corpo tá horrorosa e amadora - nunca uma guitarra velha ficaria assim. Estragou a pintura por nada.

      Captadores: Sérgio Rosar Fullerton (http://www.jrguitarparts.com/stratocaster-single-coil/fullerton-set.html) ou Malagoli Custom 54 (http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1545-novo_custom_54)
      Se a grana está curta, Malagoli Custom Alnico 50.

      Não gosto de guitarras com corpo de cedro, principalmente stratos, mas é apenas minha opinião pessoal. Vários guitarristas só tocam em stratos de cedro.

      Excluir
  17. Caro Paulo May, aqui estou eu novamente para lhe incomodar, parece que só eu tenho visitado seu blog nas últimas horas, he...he...he...!!!

    Sim, esta guitarra possui um traste zero e, afinal de contas qual a função do mesmo? Por que não se utiliza mais nas guitarras atuais ?

    Concordo com você, a "criação" do relic ficou um horror, até parece que houve uma briga entre a guitarra e um porco-espinho! Quem será que venceu?
    Mas, pretendo pintá-la na cor "Torino Red"! Acha legal a cor?

    Mas, tirando estes defeitos, você acha este, um instrumento honesto?

    Se não me engano, o corpo desta guitarra é feita uma peça única de mogno!
    Pela idade deve estar bem seca, e com o som encorpado!

    Abraços e Sucesso !

    PS: A grana não ESTÁ curta, ela VIVE curta !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, nas últimas 16 horas, foram 1.216 visitas, com pelo menos 10 perguntas espalhadas pelos tópicos. 7 delas são repetidas, pois alguém já fez, foi respondido e o visitante não se deu ao trabalho de pesquisar... É foda!
      Pra não passar por mal educado, tenho que pelo menos avisar que a pergunta já foi respondida.
      Mas o pior mesmo é depois de um post enorme falando sobre o excelente custo-benefício das SX de american alder, vem um cara e pergunta: "Aí mano, tu acha que essas SX american alder são boas?"
      Isso sem contar os interrogatórios com perguntas NUMERADAS!

      Eu sei que o pessoal precisa de ajuda, mas esse blog tá virando um chat. Nos últimos 6 meses quase não consegui postar nada

      Desculpe o desabafo - nem tem a ver contigo, mas essa não é a minha ideia de natal e férias, com certeza. :)

      Acho que essa guitarra é provavelmente muito boa e vai ficar linda na cor Torino red. Sobre o traste zero, leia aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Zero_fret
      Boa sorte com a guitarra!

      Excluir
  18. Paulo, sabe o porque do resultado destes números? Da qualidade dos artigos deste blog, da sua vontade de ajudar aos outros e principalmente sua competência!

    Acho que você só não precisa ter tanta pressa em responder as perguntas, e assim ter um tempo maior para você e sua família.

    Pois o objetivo principal deste é informar, mas como você mesmo disse, basta utilizar a busca daqui ou do Google e ser feliz ....

    Abraços !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela mãozinha que tens me dado por aqui, Tarcísio. :)
      Depois me conte como ficou a Dolphin.
      Abração!

      Excluir
    2. Caro Paulo, o projeto da Dolphin foi por água abaixo (não deu prá comprá-la,) mas acho que foi melhor assim !

      Vou encarar uma Strato SX American Alder daqui a um tempo, e não ter dor de cabeça ! (Afinal para que serve este blog) :)

      Mas, agora me diga: Que "mãozinha" eu tenho lhe dado por aqui ?

      Abraços !!!!

      Excluir
    3. Bem, eu tava curioso pra vê-la reformada! :)
      Mas acho que uma SX de american alder é uma boa (e mais barata) ideia. Tem que tunar mas, pelo menos na minha experiência pessoal, as madeiras valem a pena.

      A "mãozinha" que deste pro Bruno (que também já me ajudou aqui, respondendo perguntas) e pelas boas informações embutidas nos teus comentários. Como eu, já tens anos de estrada...:)
      Abraço!

      Excluir
  19. Olha realmente uma pena a falência da Hammer,tenho uma aqui muito boa!Tenho uma slammer tambem que não deixa a desejar,muito boa!
    Porem entendo que da maneira que estava não havia como continuar.
    Jack,parabens pelos seu blog,esta cada dia melhor!!Jack,apenas curiosidade voce tem alguma Hammer?

    abçs
    Nickolas

    ResponderExcluir
  20. Tarciso
    Eu não pegaria essa Dolphin ai,é muito mais negocio pegar uma Sx ,madeiras classicas,timbre legal e alem de tudo nova ,as guitarras dolphins não sao melhores que ela,podem ser melhores que as gianocas que alias não eram tudo isso tambem.
    Eu não jogaria meu dinheiro fora comprando as "Raridades Brasileiras" esses "Vintages Nacionais" são toscos,especialmente os gianninis...
    Na minha opinião uma guitarra chinesa como a SX atual espanca qualquer gianoca ou dolphin dos anos "dourados".
    Ditão "Balalaika"-Sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ditão, reconheço que a SX é uma excelente guitarra, bem acabada e coisa e tal, gosto das Sx antigas (antes das mudanças no headstock),porém como gosto das guitarras com escala em maple (a escala em rosewood para mim, mata o ataque e brilho das notas),e as melhores SX´s foram as modelo de 62 (corpo mais grosso também), já hoje o shape "anzol" dos headstocks atuais, corpo mais fino(perde sustain), etc...

      Ainda assim, teria que gastar com troca de pickups, ponte com bloco mais pesado,e afins!

      E acho também arriscado afirmar que, uma guitarra chinesa "espanca" qualquer Giannini ou Dolphin! A qualidade melhorou, mas ainda há muito "lixo" asiático na área de guitarras.

      Tenho 42 anos, tento tocar guitarra, desde meus 12 anos! Já tive Tonante, Giannini Stratosonic (Decada de 70),e atualmente possuo uma Tagima Classic (Stratocaster),sou formado em eletrônica e construo meus próprios pedais de efeito, logo acho que tenho algum conhecimento na área!

      Mas, mesmo assim não descarto a possibilidade de possuir uma SX no futuro!

      Abraços, e muito abrigado pela sua opinião!

      Excluir
    2. Tarcisio Junior, tenho uma Giannini Diamond que possivelmente é de 84( tem muitas parecidas com ela no catalogo do site, muitas são mais antigas do que ela e como o catálogo é branco e preto não tive total certeza de qual ano ela é)e posso afirmar que ela é uma ótima guitarra, soa muito bem para blues,pop rock e estilo mais leves assim como toda semi-acústica deve ser,é claro que possui algumas melhorias que seriam bem vindas.
      Ainda não fiz isso por falta de dinheiro e por consideração ao instrumento, acho que seria algo como uma heresia trocar as peças de 84 por peças atuais, vejo como uma perca de valor histórico ou algo assim, ela está ótima pela idade que tem, porém sua tune-o-matica está "tremendo" e isso me incomoda quando toco com ela, o resultado é uma bela guitarra vintage parada no canto do meu quarto...
      espero que em 2013 possa dar uma melhorada nela sem precisar mudar suas características originais tentando manter ao máximo sua aparência original para que não perca seu "valor histórico" =).

      Excluir
    3. Caro Bruno

      Até que enfim,encontrei neste blog alguém que como eu tem algum respeito pelas Gianninis, estas guitarras são como uma loteria: Algumas são obras de arte e outras lenha para fogueira.

      Tenho todos os catálogos antigos da Giannini em PDF se você necessitar de algum, é só me contactar.

      Você diz não ter coragem de fazer trocas de componentes por alterar as características, mas se pensarmos assim não trocaríamos nem mesmo as cordas que vem de fabrica,(isto já descaracteriza o instrumento)o que dirá chaves, potênciometros, jack, etc... que mais cedo ou mais tarde apresentará defeito, logo perca o medo, junte a grana necessária e faça o reparo o mais próximo possível do original.

      Boa Sorte e Abraços !

      Excluir
    4. Tarcisio digo que tenho medo de mudar alguns componentes pois busquei no ML por guitarras como a minha e encontrei anúncio em que as pessoas faziam os "upgrades" na guitarra e isso acabava deixando marcas horríveis e furos indesejados já que os padrões daquela época eram totalmente diferentes (captadores maiores e tarraxas maiores também)assim como aconteceu com este baixo da suposta mesma série que a minha guitarra: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450138489-baixo-semi-acustico-giannini-diamond-ae06b-seymour-duncan-_JM
      ou então com esta guitarra aqui:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-447416199-guitarra-semi-acustica-giannini-diamond-anos-70-_JM
      este é o meu maior problema no caso do upgrade! acho que provavelmente trocarei somente a tune-o-matic que me incomoda...
      alias acabei achando um anúncio de uma guitarra igual a minha, porém a minha não possui o escudo com o nome diamond.. quando eu à adquiri já haviam retirado ele, o que é uma pena, porém creio que a minha guitarra está melhor que a do anúncio pois está com a captação original e em um estado de conservação melhor além de ter os knobs da época (não sei se são os originais dela)

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448268818-guitarra-semi-acustica-giannini-diamond-anos-60-_JM

      Excluir
    5. Ah, tinha me esquecido de mencionar que não levei em conta a década que está descrita no anúncio, pois não sei até onde vai a honestidade do vendedor, muitos destes vendedores de internet não são muito confiáveis ao meu ver.
      até mais!

      Excluir
    6. Caro Bruno,

      O problema destas pessoas que fazem estas adaptações bizzaras é que eles não levam em conta a engenharia do instrumento.

      Deixe-me explicar melhor: Se um determinado instrumento utiliza um determninado tipo de captador, por exemplo, um humbucker, devo procurar um tipo mais próximo observando: tamanho, resistência, espaçamento entre cordas, tipo de fixação,sonoridade,etc..

      Quanto a troca de tarrachas, já fiz várias vezes, inclusive em instrumentos coloridos, e sabe como fiz para que não ficasse aparecendo? Simples!Preenchi o furo com palito e cola para madeira.
      (deixando aproximadamente 1,5mm mais baixo que a superfície da paleta) após secagem pinguei uma gota de giz de cera colorido derretida (usado por crianças) na cor mais próxima encima do palito, pressione com a ponta do dedo para solidificar (cuidado para não se queimar), remova o excesso e dê polimento.

      Uso também na escala para tampar embaixo dos trastes (quando o corte na escala é muito profundo), ou seja muitas vezes a solução está a seu lado, é experimentar!

      Afinal, na sua guitarra,a folga está no cordal ou na ponte em si?
      Faça um teste, ao tocar sua guitarra, pressione levemente em cima das cordas mis, e veja se diminui ou cessa a vibração, pois como você relatou me parece folga nos saddles ou nos parafusos de encaixe (aqueles de ajuste de altura).

      Abraços !!!!

      PS: Ultimamente o ML está mais para IML !!!! he...he...he...

      Excluir
    7. Tarcisio!
      tenho uma má noticia pra te dar...
      Ontem no sábado a tarde, eu estava lendo esse comentário e ouvi um barulho vindo de dentro de um dos cômodos da minha casa...
      Sai na hora da frente do computador e fui ver o que aconteceu e por mais incrível que pareça,o gesso da parede se soltou e caiu e cima da minha guitarra! isso fez um amassado na parte lateral da guitarra, foi um amassado de mais ou menos a ponta de um dedão, como se alguém estivesse apertado o ponto com muita força gerando a pequenina cavidade, mesmo ela estando na simples bag de couro...Pelo menos não riscou a frente dela nem mais nada, mais isso me deixou bem triste... acabou com meu dia :(
      Justo na hora em que estava sendo incentivado a dar um up na guitarra me acontece isso!!
      Será uma obra do acaso, ou o espirito da guitarra me dizendo pra não mexer nela kkk
      Se eu for mandar arrumar isso provavelmente terei que trocar a lateral inteira da coitada, me desanimei totalmente agora ....
      Pra quem vê ela de frente parece perfeita, mais se pegar ela na mão é possível ver o amassado....

      Excluir
    8. Bruno,

      Fiquei chateado com o que aconteceu com a sua "jóia", mas ainda bem que ninguém se feriu!

      Sei o que você deve estar sentindo, pois todos os meus instrumentos são chineses e baratos, e mesmo assim, quando levam quando batidinha por menor que seja, dói meu coração! Já imaginou se fosse um importado de R$ 5.000,00 , ou mais?

      Que isto lhe sirva de aviso, pois se esta é sua "menina dos olhos", então dê à ela um "hard-case", capas por melhores que sejam nunca darão a proteção necessária nestes casos. Acho que ela merece!

      Você disse que deverá trocar toda a lateral, acho isso um exagero!

      Pelo o informado, um bom luthier faria o seguinte:

      1- Removeria a parte traseira da guitarra.
      2- Faria um reforço interno na parte danificada.
      3- Pintura/Verniz/Polimento na área.
      4- Recolocaria o fundo novamente

      Mas... mesmo assim acho que deve seguir em frente e aprender mais sobre técnicas de construção/reparo/reforma/regulagem de instrumentos.

      Algumas coisas você mesmo poderia fazer e economizar uma grana,
      outras não seria enganado ao mandar um instrumento para reforma.

      Me envie, se você quiser fotos da sua guitarra, meu email é: tarcisiojunior@walla.com

      Abraços !!!





      Excluir
    9. Tarcisio assim que conseguir uma câmera eu te envio fotos dela...
      No momento estou sem uma câmera fotográfica digital.
      e deve ser muito bom poder desenvolver seus próprios pedais!
      gostaria de saber quais pedais você tem/criou e em quais você se inspirou?

      Excluir
    10. Já construi Fuzz, oitavador, chorus, delay, phaser, compressor,etc...

      Procuro não copiar diretamente as marcas famosas, procuro efeitos com amostras do som, se gosto, faço minhas modificações até chegar a meu gosto, e só assim, faço o definitivo.

      E, muitas vezes, ficam melhores e mais baratos que o original! ;)

      Meu próximo projeto (se tudo der certo) será um A.G.S
      (Analog Guitar Synth) - Sintetizador Analógico para guitarra.

      Abraços !!!!


      Excluir
    11. Olá Tarcísio! Descobri seu blog quando estava pesquisando algo sobre minha guitarra e achei muito legal esse papo de vcs. Tenho uma Giannini Diamond que meu irmão comprou entre 1982 e 1984 (não consigo precisar o ano), ela tinha meu tamanho e seria minha quando conseguisse segurá-la em pé, sem ajuda. Segui outros caminhos musicais e demorei a reivindicar minha guitarra. Fato é que ela foi tocada pela primeira vez no ano passado pelo meu sobrinho que resolveu aprender (isso durou uns 3 meses). Ela é quase sem uso. Eu tinha esse mesmo receio do Bruno de estragá-la de alguma forma ao reformá-la e ela estava com umas partes enferrujando. Meu irmão a guardava em cima do armário enrolada num cobertor. Cansada dessa heresia, pedi a um amigo e ele a levou para o Sr Tagima e ela voltou nova. Acredito ter feito o certo para preservá-la o mais original possível. Ela ganhou um pedestal e uma capa soft para não ser guardada embaixo da cama do meu sobrinho. Vou pegar a guitarra de volta que ele não toca mais e finalmente aprender a tocar, talvez envie novamente para o Sr Tagima para o caso de precisar de algo mais. Ou se vc tiver alguma outra indicação para avaliação da guitarra aceito com prazer pois não conheço ninguém na área. O pedal e o amplificador se perderam com o tempo. Só sei dizer que ela é igual a Lucille do B.B.King. No mais é isso. Queria apenas compartilhar que tenho uma guitarra Giannini Diamond e que também a aprecio e me preocupo com seu valor enquanto "antiguidade".
      Abraços
      Naná

      Excluir
  21. Paulo,Só a hamer faliu,ou a slammer(2ªlinha) tambem?Tipo elas eram "independentes"ou não ?
    Já a bastante tempo não encontro essas guitarras a venda...
    abçs
    *EightStar*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Slammer era a segunda linha da Hammer, portanto pertencia à KMC. Fui checar e o site da Hammer/Slammer é de 2009. A Fender comprou a KMC em 2007.
      Portanto, acredito que essa linha fechou também.

      Excluir
  22. Olá Paulo, tenho acompanhado seu trabalho a algum tempo, e realmente admiro o trabalho que faz com as guitarras, procurei um contato seu mas não tive sucesso, queria uma dica sua sobre comprar uma guitarra, algo barato que eu poça trocar captadores e ter um resultado rasoavel, também não sou chegado no brilho das guitarras e queria saber a medida que vc tomar para resolver isso cara. Desculpa se estou comentando em lugar inadequado mas eu não encontrei nenhum contato seu. Segue meu e-mail Julio_cesar_sanches@hotmail.com

    Desculpe qualquer coisa, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, já respondi a perguntas como essa várias vezes aqui e sempre passo esse link:
      http://www.guitarplayer.com.br/forum/index.php?/topic/964-guitarra-e-amp-baratos-para-iniciantes/

      Sobre o corte do brilho, há vários posts sobre isso aqui - dê uma pesquisada.

      Excluir
  23. Paulo, o seu segundo nome faz referencia a algum guitarrista famoso..? se for, parabenizo-o, pois o considero o melhor. Nao sei se é o foro correto, mas poderia comentar sobre a Red Special, aquela vermelhinha tão peculiar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o nome da minha família. Coincidência... :)
      Só comento guitarras que conheço pessoalmente, Wellington - bem que gostaria de testar uma Red special.
      O dia que o fizer, posto com certeza! :)

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".