terça-feira, 13 de abril de 2010

LP 59: características



      O tendão de inserção do braço no corpo era longo (long tenon). O contato final do tendão com o corpo era na altura da cavidade do captador do braço e formava a imagem de um sorriso (smile). Quando voltou a produzir as Les Paul em 1968 (parou em 1960), a Gibson aos poucos foi se desviando do conceito original e o tendão foi ficando mais curto, diminuindo o sustain e a ressonância. Durante o período em que a Norlin era a proprietária da marca, houve uma degeneração em várias características, tornando as Les Paul dessa época praticamente um instrumento à parte.

      Vários livros já foram escritos sobre essas Les Paul, as "burst". Foram produzidas cerca de 1.700 guitarras no período de 1958 a 1960. O preço atual de uma 1959 (a preferida pelos colecionadores) original em bom estado, com top bonito, passa dos 500.000 dólares. Se pertenceu a algum músico famoso, como a do Peter Green/Gary Moore, pode chegar a um milhão de dólares... Assustador, mas tudo leva a crer que essas guitarras foram produto de uma conjunção de fatores (madeiras, processos industriais, mão de obra, etc.) que não podem mais ser reproduzidos. O próprio Tom Murphy numa ocasião pensou que Deus só nos permitiu essa chance temporal.
Não vou entrar em detalhes muito técnicos porque pelo menos dois livros fazem isso profundamente, mas o fato é que a Gibson tem tentado, principalmente nos últimos 15 ou 20 anos, repetir a façanha. Até que consegue, esporadicamente, em termos de madeira e construção, mas ainda resta o mistério do som dos captadores da época, os "PAF".
Se o próprio inventor do humbucker, Seth Lover, não conseguiu explicar porque eles soam diferentes dos clones atuais, só podemos continuar conjecturando
Seguem algumas fotos com detalhes interessantes dessas guitarras. Depois volto ao assunto.

PS (02/2012): Eu tenho usado a tradução livre e pessoal de "tenon" para "tendão". A palavra equivalente para tendão em inglês é "tendon" e não "tenon". Tenon deriva da palavra latina "tenir" ou "o que tem/o que segura".
A tradução para o português mais comum é "espiga". Mas tecnicamente, a termo tendão faz mais sentido, pois são os tendões que prendem/ligam os músculos aos ossos. Enquanto um luthier não aparece por aqui e dá uma mão na terminologia, fico com essa mesmo... :)

8 comentários:

  1. Muito legal o blog Paulo! Parabéns!
    Já sou um seguidor!

    Abraz!
    http://tanakaguitar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse blog já uma enciclopédia para nós, por tantas informações preciosas e importantes sobre nosso instrumento amado. Parabéns aos idealizadores Paulo e Oscar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Sidney.
    Até acho que a 59 merece um post maior! :)

    ResponderExcluir
  4. Caros Paulo e Oscar!
    Li que a Gibson deixou de usar potenciômetros de 500k a partir de 1973, passando a usar os de 300k. Vocês sabem o motivo dessa mudança?
    Os que vocês acham dos pickups Gibson 490R e 498T?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ninguém soube responder de forma precisa essa pergunta, Sidney. Acredita-se que os captadores feitos na época, já com fio polysol, somados às madeiras mais pesadas e portanto mais agudas, deixava o timbre um pouco ardido/agudo demais. Alguém na Gibson resolveu então baixar o valor dos pots, já que isso diminui os agudos e mexe com o pico de ressonância do captador. Ocasionalmente a Gibson ainda utiliza pots de 300k em algumas séries. A minha LP81 tem pot de 300k para o volume do captador Tim Shaw da ponte e pot de 500k para o Rolph do braço. Ambos só soam bem com esses pots. Não conheço bem os 490R e 498T para emitir uma opinião justa. Do pouco que toquei/ouvi, não gostei muito, mas aí já é questão de gosto e, como se diz: gosto não se discute :)

      Excluir
    2. Obrigado pelas informações, grande abraço!

      Excluir
  5. Amigos, qual a diferença produzida entre o tailpiece de alumínio leve para os atuais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O de alumínio tende a deixar o timbre com menos força/ataque nos graves e um pentelho mais aberto. Quando a guitarra é muito boa, a diferença entre os tailpiece é menor.

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".