domingo, 13 de novembro de 2011

Antes que eu passe por chato e arrogante...

Pessoal, preciso da ajuda de vocês.

Quando comecei esse blog, ano passado, não tinha a mínima ideia que depois de um ano ano teria mais de 100.000 visitas e com tanto interesse dos guitarristas. Meu objetivo inicial era até meio egoísta: queria usar o sistema de postagem e formatação automática do site para fazer um diário e/ou arquivo das minhas guitarras.

Eu já toquei guitarra profissionalmente na minha banda, mas hoje guitarra é praticamente um hobby, pois tenho duas filhas pequenas e sou médico.
Sempre tive pouco tempo disponível (infelizmente) para o blog e com a popularidade crescente, é óbvio que as perguntas aumentaram na mesma proporção. Tô passando um sufoco danado com a "turma" aqui em casa pra justificar o tempo que fico no computador à noite. Antes era meia hora, depois uma, agora, a minha filha mais velha olha pra mim e diz: "O pai só quer saber de guitarra..." :).

E ela sabe o que fala. Eu poderia virar uma noite só falando de guitarra - é o meu assunto preferido, minha paixão, mas a coisa aqui tá passando dos limites.

Deus me livre de passar por arrogante (conheço muitos caras assim na net) ou chato, mas não estou conseguindo responder a todas as questões, principalmente aquelas enviadas diretamente (até porque na apresentação do blog já solicitei que isso fosse evitado).
Uma vez um amigo meu se queixou do Rafael Gomes. Disse que enviou-lhe um e-mail enorme, perguntando sobre qual captador seria adequado para sua guitarra. Especificou guitarra, setup, estilo, etc. E o Rafael respondeu: "Sérgio Rosar Punchbucker"... E só.
Me lembro de ter pensado: "O Rafael tá meio arrogante...", mas hoje até entendo. E entendo também porque ele parou com o excelente blog "Zona do Humbucker". Até eu, no início, fiz perguntas pra ele! :)

Então peço a ajuda e a compreensão de vocês em relação a isso. Me dá calafrios só de pensar que alguém pode achar que eu tô com o "Rei na Barriga". Os meus posts podem passar a impressão que eu entendo bastante de guitarra, mas não é verdade. Sei muito pouco e ainda preciso aprender muito.

No momento, ajudaria bastante se as perguntas fossem feitas só aqui (ou via fórum da GP, como post e não MP, please...).

Tô pensando em convidar meu amigo Oscar Isaka Jr. (que já tem um blog próprio) pra dividir o blog Louco Por Guitarra comigo (ele nem sabe ainda hehehe). Ele também não tem muito tempo, mas vamos somar e todo mundo sai ganhando.

Abraço e obrigado a todos!

18 comentários:

  1. Paulo,

    Simplesmente deste padrao/forma ao sonho de muitos. Quebraste tabus, mitos, lendas. Apagaste marcas e rótulos de produtos. Isso é otimo.

    Com tua informação, projetaste o desejo de muitos aqui que era aquele som mais próximo do seu ídolo.

    Logo, acredito que todos os leitores irão retribuir/colaborar da mesma forma.Respeitando e compreendendo a tua necessidade de tempo para o pessoal que te cerca (familia ) e lhe dá o gás para nos ajudar com o teu astuto blog.

    Obrigado e siga assim.

    Abraços,

    Franco

    ResponderExcluir
  2. Paulo, na minha opinião vc - novamente - fez a coisa certa ao expor aqui sua preocupação. Espero q o pessoal tenha consciência disso tb. Mas, se não tiverem, é simples: Releva e segue fazendo o q vc gosta. A comunidade guitarrística agradece! :-)

    Grande abraço,

    Sidney

    ResponderExcluir
  3. Jack, louvável esse seu "medo" de passar por arrogante. Mas quem te acompanha como leitor do blog ou no FGP sabe que arrogante é algo que você não é.

    Porém, aqueles que não conhecem e/ou possam vir a achar que você é arrogante, qualquer mensagem que você colocar dizendo o contrário não vai ser suficiente para estes.

    Desencana com isso, estas tuas contribuições são muito mais que uma ajuda a todos os guitarristas que não tem o mesmo conhecimento que você, seja geral ou específico ao que posta, o que pra mim significa que, mesmo que você fosse um arrogante metido a besta, valeriam as visitas aqui.

    Apoio você se ausentar um pouco mais disto, dando mais tempo à sua família, esta não é um hobby ou paixão, é tua vida. Mas, claro, não esquece da gente aqui e de vez em quando dê as caras. :D

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Te entendo perfeitamente Paulo, sei como são essas coisas... também tenho uma filha de 4 anos e ela precisa muito da minha atenção e carinho. A família é tudo! Absolutamente você jamais demonstrou arrogância, muito pelo contrário, seus comentários e publicações são uma fonte preciosa de informações e experiências incríveis! Sempre que puder compartilhe-as conosco!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Paulo, fantástico este post !!

    Só pra citar: estou quase um mês entrando sempre aqui por conta de um comentário respondendo minhas angústias quanto a ponte da SX e desalinhamento das cordas em relação aos caps...não imagina minha ansiedade, cheguei a entrar mais de uma vez no dia só pra ver se tinha novidades. Mas de forma alguma passou pela minha cabeça como você sendo uma pessoa arrogante...quem faz parte do Fórum sabe e sente isso também (aliás, o Junior também ... super acessível e pronto pra ajudar).
    Pra finalizar, me lembro de um comentário do Luiz por aqui: ver o crescimento deste blog nos faz sentir orgulho !!

    Aproveita bastante a família !!!

    Abraço mestre !

    ResponderExcluir
  6. Não esperaria menos de vocês, meus caros. Seus comentários me tranquilizaram e (em especial o do Franco) reacenderam a minha motivação.
    Obrigado pela compreensão e apoio.

    Kleber: afinal, resolveste a questão da SX? :) Em qual post tá a pergunta? Às vezes uma ou outra passam batidas, desculpe.

    ResponderExcluir
  7. É cara, você tem que dar prioridade ao que é importante na sua vida e não te condeno, a propósito, sofro do mesmo mal do "vício de guitarra" e quantas vezes eu já ouvi de irmão, namorada, pai e quem quer que seja a frase "ele só quer saber de guitarra" hahahaha

    Mas não acabe com o blog, gosto muito das suas postagens com seus experimentos e reviews, estou sempre vindo aqui, ponto de parada obrigatório já.

    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Paulo

    O seu blog é um oásis de conhecimento no meio do deserto da falta de informação na terra brasilis. Eu entendo perfeitamente, tenho um filho de 1 ano e 10 meses, que não me deixa tocar a minha guitarra, mas a família é realmente mais importante. Por mais arrogante que possa parecer, é a sua opinião que tem aparecido no blog, mas a quantidade de informação importante, vital e acima de tudo disponível de bom grado superam qualquer conclusão precipitada. Só os posts sobre captadores e a tele barata valeram muito e ilustram como podemos ter instrumentos excelentes a um preço mais do que acessível. Detalhe: a informação a poucos cliques...
    Eu sugiro que você compartilhe/divida/faça uma fusão com o Junior e o Tanaka, vocês 3 juntos seriam muito bons.
    E não esqueça, se esquentar a cabeça demais caspa vira mandiopã...

    ResponderExcluir
  9. Paulo, a pergunta ta num comentário no post sobre a tunagem da sua SX...acabei de comprar uma ponte Wilkinson, to esperando chegar pra instala-la.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Kleber, juro que não encontrei o teu comentário lá. É o post da SX modificada, aquela sunburst? Só se tá como anônimo.

    De qualquer jeito, tive que "raspar" cerca de 1 ou 2 mm da cavidade pra caber o bloco da Wilkinson. Ká na SX creme, coube sem alterações.

    ResponderExcluir
  11. Tranquilo Paulo. Copiei o comentário, segue:

    Ae Paulo !! Realmente este seu blog já virou referência pros "guitarristas em busca do seu som perfeito" e já está se tornando outro ponto de encontro além do Fórum da GP.
    Como estou no mesmo processo de tunagem da minha Sx "Ash chinês" este tópico foi ótimo, mas surgiram algumas dúvidas:
    Senti a mesma necessidade de regular o ângulo do braço, mas como não sei como fazer ficou do jeito q tava...que tipo de material e espessura (outras medidas tb) vc usou ?
    Medi a espessura do corpo e vou ter o mesmo problema em relação ao bloco da ponte (vou comprar a Wilkinson q tem selo de qualidade ouro ...rs), qd conseguir arrumar a altura dele nos de a dica ! Com a ponte de fábrica e a troca dos caps, as cordas ficaram desalinhadas, principalmente a E e B com cap do braço. Trocando a ponte eu resolvo este problema? Tem outra solução?

    Parabéns pelo Blog,mestre !!!
    Abraço !

    ResponderExcluir
  12. Kleber, já sei que ela vai para o luthier... :) Boa escolha! :)
    Se o meu luthier daqui de Floripa (Inaldo, excelente!)não fosse tão demorado (prazo mínimo pra qualquer coisa é de 15 dias), eu não me daria ao trabalho. Posicionar pontes é um stress danado! :)
    Abraço, meu velho!

    ResponderExcluir
  13. Nem pense em parar meu grande amigo!! Isso aqui é a sua cachaça, sua válvula de escape do stress do dia dia e onde você relaxa e de quebra ajuda a todos nos. Pra que melhor? Acho que vc ia ficar louco de verdade se deixasse o blog e/ou suas construções de lado! Já se imaginou sem fazer isso? Concordo que as vezes isso se torna uma espécie de "maluquice" (acredite, tbem passo por isso as vezes...) e temos que dosar as vezes, mas parar nunca!!

    Vida longa ao Louco por Guitarra!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá Paulo e Osmar,

    Já frequento seu Blog há algum tempo e acho excepcional !! Parabéns!
    Estou te escrevendo porque sempre pensei que você fosse um Luthier ou músico profissional. Isso devido a qualidade e conteúdo técnico do Blog que é acima da média. Seus conhecimentos e contatos são realmente profissionais.
    Lendo esta postagem, para minha surpresa, acabei descobrindo que você é médico. Como sei que seu tempo é MUITO apertado e sua profissão não tem NADA a ver com a música, essas qualidades do Blog acabam se tornando mais "significativas", pois tudo isso reflete apenas sua paixão por guitarras e seus timbres.

    Já mandei algumas mensagens para vocês. Sou médico, Pai, viciado em guitarras/timbres, um apaixonado por música e também tenho um Blog (www.lespaulbr.com), onde falo um pouco sobre minha modesta coleção de guitarras. Assim, me identifico exatamente com o Paulo. É muito bom saber que outras pessoas também compartilham dessa "minha vida" e escrevem, simples e puramente, por paixão!

    Mais uma vez parabéns com toda minha admiração.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! :-) Dividimos os mesmo interesses !!

      Apareça sempre! E parabens pelo seu blog tbem!! Muito legal!

      Excluir
    2. Obrigado! :)
      Já tinha visitado o teu blog e achei ótimo. E por falar nisso, a gente tá pensando há algum tempo em fazer um post sobre "alfândegas"... :) Agradeceria se pudesse eventualmente transcrever/citar aquele post sobre a tua experiência pessoal na alfândega com uma LP Traditional.
      Pode ser?
      Abraço!

      Excluir
    3. Olá amigos,
      Obrigado pelo retorno.
      Seria um grande prazer poder compartilhar informações com um Blog tão importante como o de vocês! Do que precisarem, posso ajudar.
      Me avise quando publicarem o post.
      Seria mais fácil conversarmos por e-mail: minhalespaulbr@gmail.com

      Abraço!

      Excluir
    4. A gente que agradece :)
      Quando formos fazer o post eu entrarei em contato.
      Abraço!

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".