segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rafael Gomes

         Pra quem não sabe, o Psicólogo-Luthier-Músico (e etc. :) ) Rafael Gomes é uma das maiores autoridades brasileiras em captadores. Se especificar "captadores de alto ganho", ele ganha disparado de qualquer um :)
O Rafael é co-autor de muitos dos captadores - hoje já clásssicos - do Sérgio Rosar.
Supershred, RockKing, Punchbucker, Screamin' Distortion, etc. - todos foram criados (e batizados) pelo próprio. :)

Mesmo antes de conhecer o Sérgio Rosar, eu já era um fã e frequentador assíduo do seu fantástico blog "Zona do Humbucker". Aprendi muito com o Rafael e seu estilo claro e objetivo, mas sempre divertido, iluminado por belas metáforas e muitas informações exclusivas, extraídas de sua larga experiência pessoal.

Fiquei triste quando em meados de 2009 ele parou de postar no blog. Manteve-se ativo entretanto em outros canais (Orkut, Facebook) e no seu novo blog, que mostra com belas fotos, o seu dia-a-dia como luthier.

Pois bem, no meu post anterior "Antes que eu passe por chato e arrogante", citei o Rafael, ele leu e solicitou-me um espaço no blog pra esclarecer e explicar, entre outras coisas, porque interrompeu as atividades no "Zona do Humbucker".

Com a palavra, o mestre Rafael Gomes:

           "Infelizmente eu tive que parar de escrever no blog. Aquilo tomou uma proporção absurda para a qual eu não estava preparado. O fato de eu ter me dedicado tanto a ouvir som de guitarra fez com que as pessoas imaginassem q essa era minha profissão e q eu dedicava 10 horas do meu dia a isso. Eu não fiz propaganda alguma do blog e a ideia era muito despretenciosa, mas um dia eu tomei um susto pq vi q ele tinha um pourrilhão de visitas diárias. De repente eu estava respondendo 40 e-mails por dia, uma penca de recados no Orkut, um monte de desconhecidos estava me adicionando no MSN e eu atendia ligações de gente do Brasil inteiro o dia inteiro. Uma vez até um uruguaio ligou pra mim! Tinha guitarrista que me ligava às 10 da noite do domingo.

Um simples hobby tomou um contorno sério quando o Sérgio Rosar me achou através do blog e pediu pra eu ser o desenvolvedor dos humbuckers dele, coisa q aceitei prontamente. Eu fiquei muito feliz pq logo de início o Sérgio e eu nos demos muito bem e ele é um profissional exemplar, mas ao mesmo tempo eu fiquei meio assustado pq não entendi muito bem como eu ia dar uma forma séria e profissional a uma coisa q era um simples hobby. O Augusto Cabrera me sondou pra testar os captadores dele. Eu agradeci e educadamente recusei pq eu já fazia isso com o Sérgio.

No começo, o contato com os guitarristas me empolgava muito pq eu sou um nerd de timbres igual ao Paulo e me empolgo com o assunto. Mas depois isso tomou um espaço tão grande dos meus dias que começou a virar um tormento pq essa não é minha profissão. Eu já tenho bastante responsabilidade. Eu sou luthier e exerço essa profissão entre 11 da manhã e 4 da tarde, mas o q muita gente não sabe é q eu sou psicólogo. Essa é minha “real” profissão e para a qual eu dedico a maior parte do meu tempo e entusiasmo. E eu não apenas atendo na minha clínica, mas tb oriento um grupo de estudo de Gestalt Terapia na UFC e dou supervisão em psicologia clínica para terapeutas em formação. Eu moro sozinho e isso traz todos os afazeres de um dono de casa. Eu sou esportista desde criança e tenho q espremer meus horários pra pegar meu quimono e ir pro tatame ou pra pegar minha bicicleta e ir pras trilhas.

O Paulo é um cara q é muito ligado nos timbres vintage, enquanto eu sou um cara dos sons modernos. Faço aqui uma estimativa de q pra um guitarrista ligado em vintage deve haver pelo menos 10 que são ligados em sons modernos. Tenho certeza de q eu sozinho tinha q responder muito mais guitarristas do q o Paulo e o Sérgio juntos. O Paulo, mesmo sendo sempre um cara muito solícito, foi “acusado” de ter sido desatencioso com um guitarrista, então imagina a minha situação!

Eu estava pirando e a solução foi me ausentar gradativamente do blog. As postagens foram ficando mais escassas (isso vc podem ver pelas datas das postagens) e comecei a ser mais objetivo nas respostas. A coisa q é um pouco complicada é q guitarristas são mesmo muito ansiosos e eles meio que são carentes de atenção de pessoas q tenham mais referências de timbre. Eu entendo isso perfeitamente (e tenho certeza q o Paulo tb entende) mas às vezes eu estava completamente esgotado e louco pra ir pra casa dormir, aí eu recebo um e-mail com 30 linhas de um guitarrista contando uma história de novela mexicana pra perguntar qual era o captador ideal pra ele!!! Eu já não tinha mais condições de responder com o mesmo entusiasmo com q ele perguntou.

Comecei a ser mais objetivo, mas nunca (nunca mesmo!) deixei de responder nenhum e-mail, nunca deixei de atender uma ligação e sempre fiz meu trabalho como desenvolvedor de captadores da melhor forma q eu pude. Talvez pra um ou outro isso não seja o suficiente, mas eu gostaria realmente de levar essas informações a todos os nossos amigos pra que as pessoas entendam q Paulo, Sérgio e eu fazemos o nosso melhor."


Rafael Gomes


7 comentários:

  1. Rafael

    É o que eu já disse para o Paulo: informação de qualidade no Brasil é raro, então quando aparece vira uma loucura mesmo. Ainda mais guitarras, um assunto que dispara paixões e conflitos assim como discutir meio ambiente e a usina de Belo Monte.
    E rapaz, você sabe que todo psicólogo é um pouco de médico e louco. A parte do louco é fácil de saber, é justamente por ser luthier...Brincaderinha, não leve a sério...hehe.
    Enfim, você, o Paulo e o Tanaka deveriam fazer um blog só, acredito que ficaria mais fácil para todo mundo...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fica aqui meu agradecimento ao Paulo por ter publicado meu textinho.

    ResponderExcluir
  3. Tambem acompanho o blog (Cuidado luthier trabalhando) do rafael, que tambem ja faz um tempo sem atalizações :(
    Todos estão de parabens pelo fato de compartilhar informações ao invés de embrulhá-las e guardar numa gaveta, se existisse isso em outras profissões acho que muitas coisas seriam bem mais fáceis e melhores hoje em dia. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Rafael as vezes parece um cara bem arrogante em suas postagens

    ResponderExcluir
  5. Pois foi justamente por "parecer" arrogante que esse post e o anterior estão aí.

    ResponderExcluir
  6. preciso do contato do rafael gomes por favor, podem me passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio, procura no Facebook. Ele tem uma página que divulga os serviços de Luthieria bem ativa por lá . Procure por Rafael Gomes Luthieria.

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".