quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Entrevista LPG: Amplificadores Pedrone

Oscar Isaka Jr
          Recentemente tivemos o prazer de conhecer e conversar com ninguém menos que Augusto Pedrone, idealizador e proprietário da "Pedrone Amplifiers", que tenho certeza, todos já ouvimos falar.
O Pedrone nos contactou há uns dois meses com algumas perguntas sobre uma Strato que estava montando e depois de muitas conversas via FaceBook combinamos de gravar algo pro Blog. Fui até São Paulo e durante uma manhã de sábado batemos um papo bacana sobre quase tudo e o resultado vocês conferem aqui em mais uma Entrevista LPG: :-)


          Durante a visita eu pude testar e ver pessoalmente os modelos que estão no vídeo e posso dizer que fiquei abismado com a qualidade dos amps. Superou e muito a expectativa que eu tinha, bem como todo o conhecimento técnico e experiência do seu idealizador. O Pedrone além de um cara muito atencioso e gente fina, sabe muito de tudo o que faz e não dá ponto sem nó. A construção é impecável (a placa que vc`s podem ver no vídeo é do Pegasus) tanto na placa como no ponto a ponto e a sonoridade excepcional.


Overdone
É uma pena que não tivemos tempo para gravar áudios detalhados de todos os modelos, mas já adianto que o SuperClean é fenomenal. O timbre BlackFace que eu mencionei no post sobre o Deluxe Reverb está lá em todo seu esplendor com a vantagem de poder ser usado com pedaleira (tem um Return no power). O detalhe que ele faz o Super Clean também com as válvulas KT88 que tem um pouco mais de punch e graves que a 6L6 clássicas. Eu pude tocar com ambos e gostei muito.

 SUPERCLEAN



O Pegasus é um show também. Ele conseguiu unir o JCM800 com o PLEXI e o que temos é basicamente um amp com dois canais sendo que o PLEXI tem volume CLEAN suficiente e o JCM800 além do modo clássico tem o modo AFD, onde ele adiciona um estágio a mais de ganho de válvula pra dar ainda mais saturação. Detalhe que não há sobras de agudos como observamos em alguns Marshall e clones. Tudo muito bem tunado e pensado.
PEGASUS



O Buffalo é o novo modelo lançado na última ExpoMusic. Derivado do modelo SLO 3 Mod antigo, é o Soldano com mais opções de canais e timbres que vão desde o Clean (clean mesmo), passando pelo Crunch e toda a fúria do HighGain. O Pedrone basicamente pegou o timbre do Soldano SLO e adicionou mais funcionalidade.

 BUFFALO



O Overdone... Pootzz.. esse é um caso a parte! Sou suspeito pra falar de Dumble mas a cara dele diz tudo. Faço das minhas palavras as de Kleber Kashima que também testou o Overdone "Foi a primeira vez que ouvi a complexidade e riqueza do TwoRock em outro amp".

 OVERDONE


          Combinei com o Pedrone que faríamos alguns reviews dos Amps de linha aqui pra vocês caso haja interesse, com mais tempo para análise das possibilidades, testes com várias guitarras e situações.
Em todos os modelos que eu testei pude observar algo que eu não vejo/ouço com muita frequência na maioria dos amps por aí: a transparência nos médios e graves. Ouve-se tudo, os harmônicos, a dinâmica, sem sobras de agudos e sem aquele som meio entupido de agudos pálidos. E eu acredito que isso se deva a qualidade e cuidado com componentes, não só do circuito do amp, como Trafos. É a principal diferença que eu ouvi no meu Deluxe Reverb quando instalei os transformadores Mercury. Vale lembrar que o Pedrone usa trafos Smithers, fabricados pelo Leando aqui mesmo no nosso Brasil ! :-)




É realmente muito bom poder conhecer um cara como o Augusto Pedrone entregando produtos de tão boa qualidade. A preocupação em oferecer nada além do melhor fica muito clara em tudo sem se prender a nenhum tipo de paradigma.

Uma manhã de sábado em que o LPG não só ganhou mais um parceiro, mas também um grande amigo. Vida longa ao Pedrone e que ele possa continuar nos entregando esses produtos maravilhosos!
Contato:
Pedrone Amplificadores
Telefone (11) 3672-3783 (segunda a sexta, das 9:30 as 18:30)
Facebook - www.facebook.com/PedroneAmplificadores
Canal do Youtube - www.youtube.com/user/pedroneamps
Google + - www.google.com/+PedroneBr
Email - contato@pedrone.com.br 

28 comentários:

  1. Acabei de assistir a entrevista.
    Ótima matéria, de maneira resumida apresentou seu trabalho, história, linha de produtos e ajudou a desmistificar a questão da qualidade dos amps handwired e dos que usam circuitos impressos.
    Sempre ouvi falar bem do atendimento pré e pós-venda do Pedrone, e para mim isso é fundamental. Mais uma marca nacional que deve ser considerada.
    Abs e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Uau!! Parabéns ao Pedrone pelo talento e pela iniciativa maravilhosa. Eu tenho uma duvida. Sei que um AMP no estilo dos Dumble é muito mais trabalhoso de fabricar mas por que são sempre modelos tão caros? Sou realmente leigo no assunto e não faco ideia de como um AMP é construído e também não é minha intenção desvalorizar o trabalho do Augusto, realmente bato palmas pra empresa dele e fico muito ansioso pra visitar SP o mais breve possível!! Realmente é muito complicado pra um guitarrista iniciante como eu investir em equipamento caro apesar do ouvido sempre gostar de um bom valvulado.

    Gostaria de deixar também uma sugestão ao Augusto. Nos modelo Silverback da Victory, uma marca inglesa de AMPS que descobri assistindo videos, há um "bedroom switch", literalmente um switch que troca a potencia do AMP. No caso do Silverback troca-se entre 50w e 15w. Não procurei os AMPS do Pedrone com afinco suficiente pra saber se algum modelo têm essa função, mas esse tipo de coisa é uma mao na roda no caso de um valvulado. Fica aí a possivel sugestão! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epa, pesquisei melhor e a funcao já existe! Meus parabens mais uma vez.

      Excluir
  3. Oscar, chegou a testar os falantes do Pedrone? Que tal? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIi Vauto, não testei. Estavam em falta quando eu fui lá.

      Excluir
  4. Isso não é entrevista, é aula! Eu como iniciante um pouco já tardio aos vinte e tantos anos (minha tentativa de aprendizado aos 15 anos não foi bem sucedida, não tinha paciência nem a disciplina necessária) tenho aprendido muito aqui.

    Pedrone foi a outra marca que eu cogitei pro meu primeiro amplificador mas acabei optando pelo 276 do Acedo por ser um combo. Pro futuro pretendo muito pegar um Pegasus 18, mas primeiro tenho que aprender o mais importante que é tocar direito :)

    Quero deixar aqui meu agradecimento ao Paulo e Oscar por todo o excelente material do blog! E ao Pedrone pela aula do video, é claro!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Oscar, muito legal a entrevista!

    Os reviews servirão para aumentar a GAS! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Eita pau... O Pedrone é autoridade máxima!

    Meu chapa Markus Uchôa tem um Pedrone "AC-30" que é uma máquina. Meu amigo e professor Alexandre Bicudo tem um Pedrone signature de 50W que é uma coisa de louco.

    O legal dos amplis dele é que as válvulas duram bastante tempo. Em outros amplis custom shop, as válvulas trabalham em um coeficiente muito alto e depois de 1 ou 2 anos elas já pedem penico. Ao contrário dos amplificadores dele, que trabalham 'na medida'.

    Vi uma palestra dele aqui e de cara percebe-se que ele é um caboclo completamente desprovido de nóia.


    abraço!
    Arthur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Arthur. Desprovido de nóia é um bom adjetivo pra ele sem duvida! :-)

      Excluir
  7. Grande parceria!

    Sou fã do trabalho do Pedrone e no futuro pegarei um amp dele, com certeza!

    Meu voto vai para um review detalhado do Overdone, de preferência plugado em uma boa Strato, como deve ser! Hehehe

    Mais uma vez parabéns pela sempre alta qualidade do blog!

    ResponderExcluir
  8. Oscar, tudo bem?
    há tempos venho tentando ter aquele amp "perfeito" que tenho em mente.
    O Mesa DC5 me agradou muito. Tem clean muito equilibrado, muito Punch e drive redondo. Atualmente, estou com um Mesa TA-15. É um tipo de Vox + Fender muito bom. Estou pensando em comprar o Falante V30 para ver se melhora. Mas para mim, sinto falta de um Médio- Grave bem macio e redondo. Os Marshalls são ásperos para mim, os Fenders têm Agudos lindos, Headroom, mas me falta firmeza nos médios com Overdrive (para mim).

    Estou quase acreditando que esse meu sonho está nos Dumble. (mas não tenho U$30.000 aqui rsss.)
    1) O que acha? Tem algum sugestão?
    2) Estou agora pensando no Mark 4. É nessa praia?
    3) E esse Overdone aí? Tem Drive firme mesmo? Aceita bem Pedais nele?
    Meu alvo são timbres tipo Joe Bonamassa, Roben Ford, Andy Timmons, StuG, Scott Henderson

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrone, se estiver acompanhado esse Post, aceto sugestão.
      Grande abraço.

      Excluir
    2. Filipe, sua busca é meio complicada mas vamos la: rsrs!
      1)Existe um problema clássico na concepção de som ideal, o clean Fender que tanto amamos sempre tem pouco médio pra falar bem com overdrive, e o Marshall é o exato oposto disso, tem muito médio, pouco grave e soa áspero rsrs. Como remediar isso? Eu passei anos buscando o "melhor dos dois mundos" num amplificador e cheguei a conclusão que isso não existe 100%. É quase a mesma coisa que querer som de Gibson numa Tele e vice versa. rsrs. Eu tive o Mark V, e apesar de ser o que mais se aproximou disso, ainda não era lá o que eu queria. Na minha opinião o Clean MESA é meio frio comparado ao Fender ainda por alguma razão, e os timbres crunch (baixo.medio ganho) também soam meio insossos o que não acontecia quando o ganho passava do 6. Ai sim vinha aquele drive carnudo e bonito que estamos acostumados ouvir de John Petrucci e etc. Acredito que o MARK 4 seja similar. O Transatlantic já cobre mais essa area do Crunch e menos ganho de uma maneira bem melhor e até mesmo o Mini-Rectifier soa muito bem nessa praia.

      Depois de tudo isso descobri o timbre Dumble que pra mim é onde cobre mais território, indo do Clean "Seco e frio" nescessário para o JAZZ das guitarras semi-acusticas, até o Clean Fender Clássico, orgânico e bonito, o crunch e o drive articulado e tunado especificamente. Ainda vou testar mais a fundo o Overdone, então ainda não posso te dizer se aceita pedais e etc, mas te digo que é um amp fantástico pelo pouco que testei. A chave de médios faz exatamente esse papel de preencher o buraco que sentimos as nos sons Fender com drive e empurra os médios bem na frente como um Bassman. Fique ligado no Blog que em breve devo fazer um review do Overdone com mais detalhes. ! :-)

      Robben Ford só usa Dumbles desde muito tempo, então se vc gosta dos sons dele com Drive é o caminho. Tem menos agressividade que o Marshall ou o Mesa, mas fica num meio termo muito interessante pra Rock/Fusion/Blues. Eu sou suspeito, pois adoro esse som! :-)

      Excluir
    3. Boa obseração, Oscar!
      Nessa linha de "dumble" o que temos no mercado que se aproxima mais desse som? (claro, por menos de U$ 100 mil. rss)
      Valeu.

      Excluir
  9. Caro Oscar,
    Agradeço imensamente por este post, assisti a um review sobre o Pegasus 50 com modo AFD produzido pala própria Pedrone no Youtube e foi amor a primeira vista, claro, por enquanto sou apenas um iniciante com recursos completamente limitados, espero que um dia possa adquirir um destes, pois o Pegasus 50 me mostrou o timbre que procuro por ser fã do Slash e me pareceu que com ele é possível ter também o timbre do Jimmy Page que também gosto muito e por isso estendo meu agradecimento e admiração ao Pedrone por nos propiciar um Amp sensacional feito aqui no Brasil!!!
    Isso é um sonho real!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Real com certeza Rodrigo! A qualidade nacional está crescendo cada vez mais e cada vez menos estamos dependentes dos gringos pra ter ótimos timbres! :-)

      Eu que agradeço a visita!

      Excluir
  10. Caramba!
    Acabei de encontrar no youtube o modelo Pegasus 18 e fiquei mais feliz ainda!!! Acho que agora poderia ser mais fácil de comprar um Amplificador desses em um futuro próximo!!!

    ResponderExcluir
  11. Oscar, com o Overdone que vc encomendou, que falantes colocou no gabinete? Quais os mais indicados pra esse som "Dumble" tão complexo e maravilhoso?

    O Pedrone relançou o Overdone na Expomusic de 2015 numa versão sem o reverb por um preço ainda mais atraente.. to fortemente inclinado a pegar um, mas to na dúvida de que falante casar.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, eu uso dois Celestions Heritage G12-65 que são os "indicados" pro amps tipo Dumble. Os G12-65 e o EVM12-L são os que foram mais usados nos amps dele ou pelo menos nos modelos que ficaram famosos como o do Robben Ford (G12-65) e do Larry Carlton (EV). Eu fiz minha cx 2x12 com padrão Dumble tbem open back de abertura oval. O preço está MUITO BOM mesmo , ainda mais baixo do que eu paguei no meu quase 1 ano atrás. Quem quiser o amp realmente vale MUITO a pena! :-) Logo eu estou preparando uma SUPER review do meu aqui no blog, explicando um pouco dele! :-)

      Excluir
    2. Obrigado pelp retorno! Os Celestion G12-65 é tiro certo nesse som, né? Inclusive pesquisei aqui e são os falantes recomendados pela Two Rock! A sua caixa foi feita pelos parceiros do Pedrone (JCS ou Rox Stage)? Ou algum outro fabricante?

      Abrs

      Excluir
    3. Bom, a TwoRock nasceu clone de Dumble! :-)
      Minha caixa se não me engano foi a Rox que fez!

      Excluir
    4. Oscar, o problema dos Celestion é que é difícil de conseguir por aqui no BR. Além dos G12-65 e dos EV, recomendas algum outro? Os Eminence são mais acessíveis (disponibilidade e valores), mas pelo que vi eles tinham um falante na linha do G12-65, que era o ToneSpotter, mas foi descontinuado. Sabes qual seja uma boa pedida? Eles dividem em modelos americanos e britânicos, mas o Dumble é um som muito peculiar..
      Ainda, dá pra casar amp de 50w com falante 1x12 50w? Ou é perigoso?

      Grande abraço!

      Excluir
    5. Alexandre na http://www.celestionshop.com.br/ tem os G12-65. Eu nunca toquei nele com outros falantes além desses entào não posso dizer o que funciona ou não. Da pra usar 1x12 de 50W nele sem problemas. Vc dificilmente vai usar ele no 10 mesmo! :-)

      Excluir
  12. Pretendo comprar o Pegasus 50, mas fiquei em dúvida em uma coisa. Como nunca tive amplificador valvulado por falta de $$$, não sei quanto tempo duraria as válvulas sem necessitar uma revisão. Bom, tem revisão para válvula, ou só trocando? E quanto tempo dura em média um amplificador desses? Obrigado. Muito bom o vídeo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfredo, as válvulas vão perdendo um pouco de suas características de acordo com seu uso e etc. Não existe muito um tempo exato, mas quando ela chega ao fima da vida util é só trocando mesmo. O amplificador dura bastante, só depende do cuidado que vc terá com ele! :-)

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".