domingo, 22 de março de 2020

Gibson LesPaul Studio Ebony & Christian Bove Custom Hardware

Oscar Isaka Jr.

Desde o primeiro dia de existência (e muito antes de eu fazer parte dele) um dos principais temas sempre foi customização. Uma troca de captadores, um braço mais fino ou uma cor nova, por vezes queremos deixar aquele instrumento mais com a nossa cara, nosso estilo. Era exatamente isso ue essa LesPaul Studio Ebony estava precisando. 

Gibson LesPaul Studio Ebony 2004
 
Comprei essa Studio 2004 pois entrei para uma banda que faz tributo a Ronnie James Dio, ou seja Rainbow, Black Sabbath e DIO (carreira solo), então nada mais apropriado que uma guitarra preta. 





Como a idéia era uma guitarra Hard-Rock / Metal fiz algumas mods básicas:

              •  Instalei um par de Captadores Suhr Doug Aldrich (Apesar dos 498T/490R Gibson serem OK para esse som), 
              • Refiz a elétrica pra instalar pots de 500K( ao invés dos 300k originais), 
              • Instalei um jogo de Tarrachas Gotoh Blindadas e pronto, temos uma LesPaul tunado pra sonoridade Hard/Metal.






Dois shows depois e confirmada a sonoridade que eu queria, resolvi dar um up no visual e não teve jeito senão ligar pro Christian Bove.


Já falamos do Christian várias vezes aqui no Blog e os trabalhos da Custom Hardware (Facebook) nos lindos trabalhos que ele faz de pontes, neckplates e escudos de Strato e Tele, mas eu tinha visto uma postagem do mesmo tipo de customização aplicado a um escudo de LesPaul. Cairia como uma luva para o propósito visual que eu queria. 



Depois de umas mensagens trocadas, acordamos que as peças seriam de Aço INOX, e preto fosco. Seriam o escudo com esse detalhamento floral, o plate do Switch de captadores padrão da Custom Hardware e a capa do Tensor com a logo da Banda. 


O processo começa com o corte a laser das peças nas chapa de aço seguido da gravação dos detalhes onde a peça recebe uma tinta fotossensível e depois corrosão para que fique com esse nível de detalhe.  





O acabamento é todo artesanal e feito pelo próprio Christian Bove.  








O Resultado não poderia ter ficado melhor. :-)


E abaixo já instalado na guitarra. Achei que o visual com o humbuckers com cover ficou ainda mais legal! :-)




Para outras cores e modelos de plates, escudos e etc, só entrar em contato com o Christian via Facebook que tenho certeza que vai ficar show! 

12 comentários:

  1. Bacana a Lespa. Dio tem belas músicas, a banda deve ser bem legal. Se der, coloca um vídeo pra gente. . Nestes tempos difíceis, nada melhor que ler um tópico do blog. Vocês matam a pau em muitas questões sobre guitarra. Aproveitando a experiência que têm, queria sugerir algumas matérias sobre gravação e edição de guitarras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado 🙏🏼! Cara quem manja tudo de gravação etc é o Paulo! Na verdade não sei como ele se segura até hoje de não entrar nesse assunto por aqui! :)

      Excluir
  2. Ficou simplesmente animal!! Parabéns pelo trabalho, Oscar! Como é a sonoridade dos Doug Aldrich em relação aos Gibson? Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gabriel! Os Aldrich tem um ataque mais definido e soa bem com ganho baixo tbem então acaba sendo um pco mais versátil eu acho. O Gibson eh um pco mais medio e gordão, que fica ótimo com bastante ganho, mas limita a dinâmica em ganhos maia baixos! Ambos funcionam bem, eh questão de preferência no final!

      Excluir
  3. Fala Oscar.
    Bela LP Studio. Para os meros mortais em tempos difíceis de comprar equipo americano caro, um série mais simples tunada a gosto já atende. Tinha lido que esses captadores do D.A são bem dinâmicos, mesmo sendo de alto ganho, especialmente em guitarras de mogno.
    Parabéns e a use como ela merece;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pra ficar quase imbatível, teria coragem de colocar binding, no tampo, traseira e no braço? KKKK, ficaria quase uma custom, rsrsrs. Tenho uma Red Wine Gold Hard (2006)..e com fret em ébano, fico cagando de medo em fazer esses mods., KKKKKKKKK, mas acho o trabalho do Cris fenomenal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu teria com certeza, mas acho aue o custo ia sai quase o preço da guitarra ! :) o legal das moda que eu fiz aqui é que não mexem com nada de originalidade da guitarra, nem um furo a mais...! É estético mesmo e da pra voltar tudo ao original!

      Excluir
  5. Alguém sabe me dizer quem fez a alteração no headstok nessa guitarra aqui desse link abaixo.👇
    http://guitarra99.blogspot.com/2014/01/strato-vintage-v6-modificada.html?m=1

    ResponderExcluir
  6. Esta semana comprei uma Gibson Studio 2001, toda preta. Alguém sabe dizer qual captador vem nela?

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".