sábado, 7 de março de 2020

Les Paul Kaiser 3



Paulo May

(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)





          Depois de mais de 10 anos escrevendo esse blog, posso afirmar com certeza absoluta que a parte mais importante de uma guitarra é, definitivamente, o braço. Simples assim - é através do braço que o nosso corpo se comunica com a guitarra, portanto é fundamental que o mesmo encaixe na mão como se fosse uma luva, na medida do tamanho e extensão dela.

          Antes de me interessar pelos aspectos técnicos das guitarras, eu as toquei por mais de 20 anos e durante todo esse tempo, mesmo mal sabendo o que era um tensor, sempre fui atraído essencialmente pelos braços. Conforto e tocabilidade antes de timbre e estética - e a prova disso é bem clara na minha mente: em 1985 eu toquei uma Les Paul 58 original e detestei a guitarra. Timbre lindo, mas braço gordo demais, quase impossível de tocar. Na época eu estava plenamente adaptado ao braço da minha Fender Telecaster 74, um "C" perfeito, quase um "soft V", sem ombros, com largura no nut de 40 mm. E de repente peguei aquele braço enorme, 43 mm no nut, literalmente um "taco de baseball", como os americanos dizem... Mal conseguia fazer uma pestana... A Les Paul pertencia ao grande guitarrista e amigo Ivo de Carvalho, que a tocava com imensa facilidade e maestria. Ela tinha um timbre muito, muito bonito e essas duas impressões cristalizaram na minha mente: Timbre bonito e braço gordo. Portanto, até aprender mais sobre guitarras, nunca quis ter uma Les Paul.

       Porém... Depois de saber o que era de fato uma "Les Paul", descobrir as lendas e ser contaminado pelos vírus "Burst & PAF", decidi ter uma dessas. Quem acompanha o blog sabe de tudo que rolou com o aprendizado: da Les Paul 1981 (que ganhei de presente de aniversário) de 2010. Da aventura (com a ajuda do meu querido coautor do blog Oscar Isaka Jr) para adquirir a "Gibson CS 59 perfeita" em 2013 (digite "cálice sagrado" na pesquisa do blog, hehehe). Gibson Les Paul Jr. em 2014. De todas o braço mais legal é o da LP Jr, mas ainda um pouco cheio.
Se eu tocar durante 2 ou 3 dias com esses braços Gibson até consigo me acostumar, mas basta meia hora com o braço da minha Tele 68 ou 74 e novamente os Gibsons ficam desconfortáveis. Por isso então, à partir de 2017 iniciamos as tentativas de fazer uma Les Paul com braço na espessura "Fender" aqui no Brasil, com o mestre Eduardo Kaiser.

Em 2017, a primeira Les Paul. Madeiras, especificações, CNC, habilidade do Kaiser e principalmente, muita determinação:


Uma "Deluxe", com mini humbucker na ponte e P-90 no braço. Mogno/maple no corpo e braço de mogno em 3 peças. Mogno comprado em São Paulo, provavelmente brasileiro e pesado - tivemos que fazer cavidades de alívio de peso. Braço com 41 mm no nut, em "C", muito similar na pegada a um braço de strato. Nessa, erramos a angulação do braço, que foi compensada (pela genialidade do luthier Copetti de floripa) com um rebaixamento da ponte. Tocabilidade excelente, 4,0 kg.


A segunda tentativa, em 2018, dessa vez com um braço em "Soft V", ainda com 41 mm no nut:


Ficou linda, puta timbre (humbuckers Rolph, né...), braço muito legal, mas... Ainda não tinha a mesma pegada do braço da Telecaster 68. Mogno novamente brasileiro, pesado, mesmo com os 9 furos de alívio de peso, ficou com 4,3 kg. A essa altura, vi que o mogno conseguido por aqui seria muito provavelmente sempre mais pesado... E também tá legal, né? 3 Gibsons, uma delas CS59 e duas cópias... Pra quem prefere telecaster, tá legal de Gibson... :)

Daí, ano passado, dando uma volta pelo ebay, vi um anúncio de um corpo de Les Paul (feito na China mas de uma vendedor bom, que eu já conhecia):
Ôpa!! Perguntei o peso e se tinha algum tipo de alívio de peso: "entre 1,8 e 2,2 kg" e "não - bloco sólido". "Me envie a peça mais leve que tens aí - tô comprando agora"... :).
O corpo chegou, muito bem feito, espessura do mogno cerca de 3 mm mais fina que a Gibson (ótimo, mais leve e mais ergonômico e essa guitarra não é pra ser réplica). Fiz o tingimento (anilinas) e acabamento (truoil + finíssima camada de verniz spray) aqui, já com uma certa relicagem (pra aproveitar algumas borradas de cola do veneer que não coram corretamente):


"Long Tenon", 1,9 kg no total. Finalmente e pra não ter dúvida dessa vez, enviei o corpo para o Kaiser juntamente com os moldes do braço da minha Telecaster, feitos no meio da primeira, 7ª e 12ª casas. Largura do nut: 39 mm!!! Maravilha! Como gosto muito do timbre da minha Les Paul 81, com braço de maple 3 peças, resolvi fazer a mesma coisa nessa: braço de maple 3 peças (centro invertida) - e com volute para ser mais fiel à 81. Les Paul com braço de maple é outro bicho, outra espécie. Zakk Wylde que o diga! :)
Com os moldes, o Kaiser pode fazer um braço de Les Paul idêntico (largura e profundidade, é óbvio que o comprimento da escala é Gibson) ao da Tele 68:


Resultado: finalmente eu tenho uma Les Paul com a tocabilidade da minha telecaster preferida. Os braços têm a pegada idêntica. E, de brinde, ficou leve para uma Les Paul: 3,75kg!! Pensa aí num cara feliz... :)
Assim como ocorre entre todas as teles e stratos, todas as Les Paul que tenho soam diferentes entre si. Já tenho conhecimento e experiência para detectar uma boa guitarra e essa não é boa, é ótima. Está com um Gibson 57 Plus (que eu modifiquei retirando 230-250 espiras de uma das bobinas) na ponte e no braço um Gibson da minha LP 81 (originalmente horroroso) que o Sérgio Rosar rebobinou para mim nas especificações do Mojo 13 e com fio enamel.
Sinceramente? Entre ela e a Gibson CS59, 9 em 10 vezes pegaria ela pra tocar.
Quando o Jean veio aqui gravar as demos da strato de marupá aproveitamos para fazer uma demo dela também:




Agora eu acho que deu de Les Paul... Essa fechou o círculo com chave de ouro.
Tenho mais 3 novidades de telecaster pra mostrar pra vocês, mas fica pra próxima... :)




30 comentários:

  1. Maravilha de som e projeto.
    Eu to fazendo algo parecido aqui também de um corpo que comprei, desses chineses, mas tive problemas no binding que veio comido num pedaço do corpo que deve ter sido lixado depois. Vou ter que retirar todo e refazer.
    Parei porque fiquei chateado quando vi.
    Além de ver que o corpo tinha 3 bons pedaços de madeira e uma lasquinha na curva maior, perto de onde o braço direito apoia. Ou seja, quando tingir vou ter que deixar bem escura pra tirar aquela lasca de madeira de cor diferente.
    Chines quando caga nas coisas, caga feio. Pena que não dá pra mostrar uma foto aqui.
    E o braço vai ser parafusado para ter mais cara de braço de Strato.
    Vamos ver como a minha brincadeira vai acabar.
    abração e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Paulo, pra variar, ficou linda! Belíssimo trabalho.
    Só faltou você dar o nome do santo: Qual é este vendedor da China que te mandou essa peça?
    Eu até hoje só me dei mal no Ebay qdo comprei itens de lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me dei mal algumas vezes, Rodrigo. Nunca dá pra ter certeza até receber. O vendedor é esse:
      https://www.ebay.com/sch/string-music/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=

      Excluir
    2. especificamente aqui:
      https://www.ebay.com/sch/Bodies/41406/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=&_ssn=string-music

      Excluir
  3. Linda, leve, ressonante e com braço confortável. Essa é a minha preferida entre as Lespas Kaiser/May.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, viu os braços que tem pra vender no aliexpress? Já comprou algum ou tem vendedor que recomendas? Eu vi vários bem interessantes, tiger flamed, mas não tem informação sobre shape nem "neck thickness". Vou colar o link de alguns pra vc ver:
    https://pt.aliexpress.com/item/32999332488.html?spm=a2g0o.detail.1000014.21.1b3c58a7fdIb0e&gps-id=pcDetailBottomMoreOtherSeller&scm=1007.13338.146400.0&scm_id=1007.13338.146400.0&scm-url=1007.13338.146400.0&pvid=dc67f565-5e1d-49db-b06d-d9ecb4ecfe8c

    https://pt.aliexpress.com/item/32999332543.html?spm=a2g0o.detail.1000013.5.5b585665yhofuL&gps-id=pcDetailBottomMoreThisSeller&scm=1007.13339.146401.0&scm_id=1007.13339.146401.0&scm-url=1007.13339.146401.0&pvid=6617f8eb-7977-4cb2-a3cb-c4e406b7e936

    https://pt.aliexpress.com/item/32305278701.html?spm=a2g0o.detail.1000014.27.5b585665m99ZGi&gps-id=pcDetailBottomMoreOtherSeller&scm=1007.13338.146400.0&scm_id=1007.13338.146400.0&scm-url=1007.13338.146400.0&pvid=aff2e7ee-9d9d-4919-a32e-2ed6594fa8ee

    https://pt.aliexpress.com/item/4000390918109.html?spm=a2g0o.detail.1000014.8.72675938oAf9Nh&gps-id=pcDetailBottomMoreOtherSeller&scm=1007.13338.146400.0&scm_id=1007.13338.146400.0&scm-url=1007.13338.146400.0&pvid=ec110a81-ca75-48b6-bd04-95c9ea55f3c4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cícero, já comprei pelo menos uns 8 braços chineses, de locais diferentes... acho que todos vieram com alguma coisinha fora - trastes desalinhados, medidas diferentes da fender (geralmente mais largos que 56 mm no encaixe do tróculo), headstock muito grosso... E o pior é que eles têm a mania de fazer com raio de 14 polegadas ou mais...
      Tenho um desses "tiger maple"... Lindo mas tive que mexer um bocado.

      Excluir
    2. Os perfeitos que eu comprei são de um vendedor que repassa a ponta de estoque da fábrica que faz braços pra Fender e Squier. Às vezes tem uma lasquinha aqui e ali mas são perfeitos no resto - e os caras passam pra frente...

      Excluir
    3. Legal Paulo... tens o link desse q é bom? que tipo de shape ele faz? C normal, raio 9,5?

      Excluir
    4. Esse não é fabricante. Apenas revende peças e provavelmente pontas de estoque Squier, Fender, etc. feitas oficialmente na China.
      https://www.ebay.com/sch/xujuanzi711187_5/m.html?ssPageName=STRK%3AMEFSXS%3AMESOI&_trksid=p2053788.m1543.l2654

      Excluir
    5. Legal... obrigado. Mas estou tendendo pra arriscar num flamed desses q te mostrei... achei até corpo bem barato. É aquela coisa, deu vontade de fazer uma teleca simples, só pra ver se o som dela fica comparável com a q eu já tenho aqui com peças top. Possivelmente vc já entrou e saiu desse rabbit hole umas mil vezes, kkkkkkk

      Excluir
  5. Guitarra linda demais e não adianta, braço é a coisa mais crucial pra uma guitarra ser boa, e pra piorar eu sou pouco adaptável a braços diferentes ou grossos. Mas contrariando tudo, a guitarra que tenho atualmente é uma sg do kaiser que comprei no escuro, acho que ela segue os moldes da 61 special (tirando algumas modernidades, 24 trastes, reforço na junção do headstock), o nut dela fica entre 42 e 43 mm, porém ela tem um braço magro, ele é descrito como slim, parece um C mais achatado, mas não chega a ser aquela vibe de ibanez gio. E parece que a guitarra me abraça, porém ainda gostaria de poder fechar um pouco mais a mão entorno do braço, então penso em tentar algum projeto com medidas como a do seu, 39 a 40 mm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Braço "Slim" eu até consigo tocar, Henrique, mas sempre tem o incômodo da mão ficar aberta demais. Eu tinha uma Tagima T Zero, braço slim/achatado e largo - legal, mas cansava. Só que nada se compara ao braço em "C" clássico com largura menor. 39-40 mm no nut é o máximo pra eu sentir que a mão realmente encaixa. Abraço!

      Excluir
  6. Fala Paulo,
    Mais uma Les Paul do seu gosto, levinha, e com timbre ótimo, é o que vale.
    Sempre acho os tops super flame nas LP com acabamento alaranjado meio espalhafatosos, mas é coisa boba minha.
    Vi o preço atual desse corpo no Ebay que você indicou, e com o momento que vivemos só ele sai por R$ 350 + quase 300 de frete, fora os impostos a serem pagos aqui, difíceis de escapar.
    O timbre final do conjunto todo é o que compensa.
    Parabéns mais uma vez!
    Marçal.

    ResponderExcluir
  7. Ola Paulo. Acompanho o blog desde o início. Incrível trabalho. Vc foi genial. Tenho uma strato braço em C que consigo tocar horas. Mas quando vou para minha Les Paul (a qual adoro o timbre) o braço e o peso tiram a alegria e toco alguns minutos. Me parece que a sua LP com braço de C e ponte mais baixa no corpo é a evolução de um lenda. Tenho certeza que o angulo do braço menor e a ponte mais baixa no corpo ainda deixaram a coisa melhor ainda. Duvido que foi um erro! Parabens novamente. E vou perguntar para o Kaiser se ele poderia fazer a guitarra igual e com os mesmos acertos e “erros”. Grande abraço Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel estás falando da primeira LP Kaiser, a de 2017, certo?
      Olha, o braço dela e da LP Kaiser 2 ficaram ótimos, mas o da LP Kaiser 3 ficou simplesmente perfeito! Caras como nós sempre têm problemas com braços Gibson - a maioria largos e gordos.
      No caso de LP Kaiser 1, eu diria que os "erros" têm seus prós e contras. É uma guitarra extremamente fácil de tocar, macia, que favorece os bends justamente pela baixa tensão das cordas resultante de: 1) Escala Gibson mais curta (628mm/24.75), 2)Menor ângulo do headstock e 3)Ponte mais baixa. Porém, esses fatores tiram um pouco do "estalo" e definição das notas. É mais uma questão de gosto, mas eu ainda prefiro a configuração da LP Kaiser "3" - essa do post. Abraço!

      Excluir
    2. Ola Paulo. Vc esta correto. Me refiro a Kaiser 3. Como dizemos por aqui “vc matou a pau”, ou melhor “matou a maple”. Sugiro vc colocar um nome nela. Tipo Kaiser Les Paulo...kkk. Brincadeira a parte, certeza que muitos como nos gostariam de ter uma amada LP com o conforto e tocabilidade das Teles.

      Excluir
  8. OI Paulo, estou nessa mesma busca de uma LP leve, com maior alivio de peso possivel e braco o mais proximo possivel da minha strato 62. Uma pergunta: esse bom vendedor do ebay ja te mandou o corpo em mogno ja com o topo em flamed maple , foi isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, veio como na foto que postei aqui ( https://1.bp.blogspot.com/-sRv6iOACXow/XmSFP6Ms7qI/AAAAAAAADys/-nrJMFj6RYQ4ICwivb4fJao3x70CEH0OQCLcBGAsYHQ/s1600/LP-China2019-03fix.jpg )

      Excluir
    2. Desculpa as perguntas, mas adorei teu processo !!
      Qto ($$$) saiu o braço com o Kaiser?
      E como se faz o molde do braco pra enviar pra ele?
      OU sera q se eu passar em texto as medidas da minha strato 62, ele saberia fazer parecida a espessura?
      Tb nao entendi bem "braço de maple 3 peças (centro invertida) - e com volute"..o que eh volute?

      Excluir
    3. Não me lembro dos custos específicos pq na época estávamos fazendo mais de um projeto. Mas os preços do Kaiser são similares aos de outros luthiers.

      Os moldes foram feitos com duraepoxi: 1ª,7ª e 12ª casas (bem no meio). Eles envolvem toda a parte de trás do braço e vão (cortar o excesso bem rente) até a borda da escala. Proteger o local com fita crepe bem fina antes de colocar a duraepoxi

      Quando uma madeira é cortada e um dos lados é invertido (direção das fibras invertida), depois de colados eles têm pelo menos 30%-50% mais resistência que uma madeira com todas as fibras no mesmo sentido.

      Volute: https://zinginstruments.com/guitar-volute/

      Excluir
    4. Os moldes que fiz estão nas fotos da Les Paul com a Telecaster aqui no post.

      Excluir
    5. Ah entendi: sobre durepoxi eh q na foto parecia q o pano laranja fazia parte. Pelo q entendi entao vc fez 3 arcos de durepoxi na espessura de cada regiao de frete do braco citadas..certo? Sobre o braço achei muito interessante tuas escolhas q deixam mais resistente, pq tem essa fama de braco de LP quebrar com certa facilidade neh?

      Excluir
    6. Sim, 3 arcos. Como eu gosto de de braços menores, com menos volume e largura, a perda de massa é compensada por essas manobras: volute, 3 peças com inversão central e além disso, duas barras internas de fibra de carbono pra aumentar a resistência e diminuir a movimentação (braço de guitarra funciona mais ou menos como um trampolim de piscina). Quanto menor a movimentação, maior o sustain. Nunca precisei ajustar o tensor dessa guitarra :)

      Excluir
    7. Que aula Paulo !! Eu to em contato com o vendedor q vc sugeriu, que é chamado Guitar-Shopping, certo? Ele fala ter copor nessa faixa de 1,8kgs ou pouquinho mais.. Tb dei uma sondada no Kaiser e o cara ta com um prazo altissimo de 140 dias..sera q tem alguma alternativa pro braço? ALgumem bom com maquina tb, porem com mais disopnibilidade..?

      Excluir
    8. OUtra pergunta: poderia citar marcas e modelos do hardware q usou/ desde captadores ate ponte, knobs etc..tarrachas..no video o som esta absurdo..

      Excluir
    9. OI Paulo..se puder dar mais essa luz nas perguntas anteriores te agradeceria muito...ja finzalizei a compra com o vendedor q vc indicou..

      Excluir
  9. Essa guitarra ficou sensacional, parabéns!!!

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".