segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Strato HSS - Ultimo sobre o assunto!

Oscar Isaka Jr

(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)

      Não sei quantas vezes já postamos sobre o infame "problema" de misturar Humbuckers e Singles na mesma guitarra dividindo o pot de volume. Já abordamos o assunto objetivamente em posts anteriores (Post 1 e Post 2) , mas volto ao assunto uma última vez pra abordar mais uma maneira de tentar minimizar o problema.

No meio de uma discussão sobre o assunto, o meu brother Reginaldo me contactou la do Rio e me mandou o diagrama oficial da Suhr para as guitarras HSS:



A solução é 95% parecida com a que comentamos nos posts anteriores, mas empregando o Super Switch. Com ele podemos usar os valores corretos de Volume e Tone tanto para humbuckers (500k), como para singles(250K) pois existem pads para cada posição da chave. Assim conseguimos de maneira efetiva eliminar o problema da posição 2 (humbucker ponte + Single do meio) relatado no post original, e de quebra ainda conseguimos direcionar os tones dos Singles para o Pot de 250k com capacitor de .047mf e o do Humbucker para um Tone de 500K e capacitor de .022mf.  Um resistor ligado em paralelo com o Potenciometro de 500k garante um valor bem mais proximo de 250K, apropriado para os Singles,  nas posições de 2 a 5 e saindo da jogada na posição 1 garantindo o pot de 500k pro Humbucker! TUDO 100% de acordo e ainda com um Treble Bleed(opcional) de brinde no diagrama :-)!

Simplesmente removendo o resistor, faz com que os singles enxerguem o pot como 500k novamente e ainda tenham o tone de 250k com capacitor de .047mf, que é muito usado no caso de singles mais fortes que possam se beneficiar de um pouco mais de agudos. Da pra brincar e experimentar muito com esse esquema! 

A guitarra que eu escolhi para implementar esse teste foi a primeira Strato que eu montei e que aparece em alguns vídeos que fiz para a JR na época, minha Strat Surf Green. Essa foto é antiga, mas vou detalhar ela num próximo post :-).



Já testei praticamente de tudo nessa guitarra com relação a captadores, e em todas esse esquema da Suhr funcionou muito bem(na foto acima eram Rosar Blues meio/braço e um Seymour Custom78 na ponte), mas atualmente ela esta com um Set de DiMarzio parecido com o que o Andy Timmons utiliza. Na ponte o AT-1 e no braço e meio dois Cruiser modelo Neck/Middle. A recomendação da DiMarzio para os Cruisers é de pois de 250k pois tem a extensão de singles mesmo, porem com zero ruído e um pco mais de corpo nos graves, então ficou show pra usar nessa fiação. O Andy Timmons usa tudo 500k, pois os Cruisers que ele usa no meio e braço são o modelo de Ponte que é mais forte e com mais médios. 

Resultado foi uma guitarra de ótima sonoridade e que pra mim coloca uma pá de cal definitiva sobre o dilema de Strato HSS com ótimos resultados! :-) 

SIM é possível usar Humbucker e singles(ou quase) na mesma guitarra tendo ambos os timbres em sua plenitude.



17 comentários:

  1. A minha guitarra #1 é uma hss mas só tem 1 tone geral, dessa forma a guitarra só usava um lado da chave seletora, a solução que encontrei foi por um resistor de 470k no outro lado da chave conectando o pino do meio e braço ao resistor e o resistor ao terra, assim quando selecionado braço ou meio o resistor fica em paralelo com o pot de volume.

    É possível ainda usar o pino referente ao pickup da ponte para fazer split do humbucker, eu testei e funciona, mas não gosto do timbre resultante, prefiro ponte + meio sem split do ponte.

    Com um mega switch como este do diagrama seria possível por o humbucker da ponte em paralelo, no meu caso seria um timbre bem mais interessante que o ponte + meio.

    Há alguns anos fiquei sabendo da existência de potenciômetros "no load", o interessante é que quando estão no máximo eles se desconectam do signal path, os pots de tone tem o final da trilha condutiva seccionada, os pots de volume são duplos e um dos lados também tem a trilha seccionada da mesma forma, fiz um teste pra ver como seria e coloquei uma chave pra fazer o sinal da guitarra passar direto, com humbuckers ficou bem legal, mas ficou com uma ponta de agudos nos singles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As possibilidades são muitas e o legal é experimentar os milhões de esquemas possíveis! Quando testei esse esquema a primeira vez eu achei estranho, e descobri que eu não gostava do que os circuitos de trebble bleed fazem (Talvez assunto praum outro post mais pra frente..). Removi o TB e pronto, tudo ficou mais familiar.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. E saberia dizer qual o capacitor que o Andy Timmons utiliza no volume da Ibanez HSS com esse AT-1 na ponte? Excelente post

      Excluir
    4. Pelo que a Ibanez disponibilizar é um bleed de .033mf sem resistor.

      Excluir
    5. Minha guitarra! Quero por um
      HSS mais um dos SS é cerâmico
      O que eu faço

      Excluir
    6. Trata da mesma maneira que se fosse alnico. Sendo single coil, O tipo do ima não importa nesse contexto.

      Excluir
  2. Oi Oscar. Li em um post seu que tinha deixado de ter interesse por um
    humbucker na ponte da strato. Pode falar porque? Pergunto isso porque
    eu as vezes me arrependo de certas escolhas por perceber com o um
    tempo depois que elas não eram realmente necessarias. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Franco. Na verdade sim e não. rs.. Minha primeira strato foi HSS, e a razão foi pq eu achava o single de ponte magro e agudo demais. Apesar de ser uma razão válida, com o tempo aprendi a usar melhor a Strato com 3 singles e por isso disse que tinha perdido o interesse em HSS. Eu estava tocando numa banda de Rock Classico e realmente um humbucker na ponte se fazia desnecessário. Recentemente estou numa banda que toca Deep Purple, Rainbow, Dio, Black Sabbath, e a versatilidade do humbucker na ponte, mantendo a sonoridade do single de braço se fez necessária. Como vc disse, acho que nós vamos evoluindo nas escolhas e sua aplicabilidade. Hoje, eu vou muito mais atrás do que "funciona pra mim e meu som" do que o tradicionalismo que eu tanto apreciava uns anos atras :-)!

      Excluir
  3. Também costumo fazer guitarras pra mim (já tenho 11) e vcs não imaginam o quanto já usei e ainda uso as dicas do blog, é uma fonte obrigatória de consulta, muito obrigado por tudo que vcs escrevem, somos abençoados de haver gente assim.
    Mas gostaria de uma opinião que ainda não achei no blog. Tenho observado que sempre que toco uso os potenciômetros de tone no máximo (e normalmente o volume tb), e as vezes ter muitos botões para regulagem mais me atrapalha do que ajuda. Então estou querendo montar uma guitarra somente com um botão de volume e a chave de 3 posições para os captadores (2 humbuckers).
    Já fizeram alguma guitarra com essa configuração? Tem alguma dica? Algum diagrama? Como ficaria o tom dela? Precisaria de capacitor?
    Se fosse possível gostaria que escrevessem sobre isso..
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Larry.
      Olha, uma das primeiras modificações que fiz (na época, meu luthier fez), há uns 15 anos atrás, foi justamente essa - retirar totalmente o controle de tonalidade. Era uma strato e, como sempre coloquei no blog, tenho uma relação de amor e ódio com stratos. Me incomoda bastante aquele botão de volume logo abaixo do captador da ponte. Bem, nunca usei controle de tonalidade na vida e imaginei que só precisaria de um controle de volume. A lógica foi revirada quando fui tocar a guitarra e o timbre estava BEM mais agudo que o original. Daí descobri que, mesmo no "10", o circuito de tonalidade ainda influencia no timbre - nesse caso, no filtro de agudos.
      Dito isso, a retirada total do circuito de tonalidade pode abrir o timbre em algumas guitarras muito "abafadas", principalmente aquelas com humbuckers. Muitos modelos de guitarra - principalmente após a Frankenstrat do Van Halen nos anos 70 - têm apenas o controle de volume. Aí fica a teu critério e gosto :)

      Excluir
    2. Hummmm, perfeito, entendi, obrigado pelo retorno, vou manter o pot de tom, imagino que deixe mais "musical" o timbre, show!!

      Excluir
  4. Olá Oscar e Paulo, quanto tempo! Ótima dica essa do Super Switch, deve ser o mesmo usado em guitarras Ibanez e PRS.
    O Dimarzio AT1 deve ter mais extensão e corpo que os PAFs com A2 igual o Seymour 78, por isso sua escolha. Tem usado mais qual guitarra com essa banda: essa strato HSS, a Les Paul Studio com caps Suhr DA ou a SG preta já postada? Qual tem resolvido melhor? Ainda tem usado ampli real ou está já nas simulações como muitos músicos? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marçal, todas resolvem com características distintas. O Andy Timmons não da pra comparar com um PAF ou com o 78, pois fica mais na categoria dos High Gain. Eu diria que ele é mais pra um JB que a Dimarzio "consertou" , deixando o grave mais seco e o agudo mais redondinho com os médios na mesma linha de definição. Eu nunca me acertei com o JB, mas adoro o AT.

      Excluir
  5. Oi Oscar, tudo bem?

    Você já tentou ligação em série entre os single coils? Vi que o Richie Kotzen usa isso na sua strato. Se sim, o que achou?

    Estou tentando estudar uma opção de numa HSS ter timbre de 2 Humbuckers (o da ponte e o do braço com a ligação de meio e braço em série), além de ter o timbre de tele (ponte e braço em paralelo). Chegou a já testar essa configuração também de simulação de timbre de tele?

    Estou estudando a eletrônica aqui para tentar fazer a ligação.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. https://pdfcoffee.com/suhr-wiring-diagram-pdf-pdf-free.html

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".