segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Telecastermania - Ôps...Faltou a de Alder!




          Comecei esse assunto "telecastermaníaco" sobre os corpos de Teles que o luthier Roberto Cavalheiro fez pra mim, postei a de Ash e a de Mogno e quase esqueci da de Alder! :)
Confesso que eu não colocava muita fé no Alder para Telecaster, já que a minha experiência é 99% com Ash, mas novamente, mordi a língua e comprovei que a Fender é f.... Quando passaram a usar também o Alder em 1959 para as Teles (até então eram só de Ash) é porque sabiam o que estavam fazendo.

Aqui, uma lembrança dos 3 corpos feitos pelo luthier Cavalheiro assim que chegaram aqui em casa (o de Alder é o do meio):

          Como o Alder geralmente é mais liso e sem muita figuração, é a madeira ideal pra receber uma cor sólida. Inicialmente pensei no famoso "Candy Apple Red" e poderia tê-la pintado com o próprio Cavalheiro, mas como ele já havia aberto uma brecha na agenda pra fazer aqueles corpos, resolvi pintá-la aqui em Florianópolis mesmo, com um cara de uma oficina que já fez milagres nos arranhões do meu carro... :)
Pra quem não sabe, a grande maioria das guitarras atualmente usa a mesma tinta dos automáveis (PU). A Fender sempre fez isso (o catálogo de cores da década de 50 era o mesmo da GM, mas na época era Nitrocelulose ou "Duco"). O pintor, Marcelo, ficou preocupado de início, já que nunca pintara uma guitarra. Pedi apenas que usasse poucas camadas, pois o verniz PU em excesso mata o som da madeira. Padrão "metálico", ou seja, com um fundo prata ou dourado e um vermelho (pedi mais escuro) em cima.

Deveria, mas não fui, checar o teste de cor e a mistura final ficou mais escura, caindo para o vinho. Tudo bem, adorei essa cor e o fundo dourado a deixou com um aspecto lindo com o vinho cintilando sob determinados ângulos da luz.


Coloquei o braço de maple com escala de rosewood da Tele Preta "Black Jack" (que receberá um braço de maple em breve), Aqui, o som dela (captador da ponte: Rosar Vintage Hot T). Usei a mesma base (baixo e bateria) da demo da Tele 68 pra vocês observarem as similaridades.
Como ela tá um pentelho mais macia que a Tele 68, resolvi gravar alguma coisa na praia de "Mistery Train" (com palheta, sou roqueiro:) ) com um eco tipo slapback bem clássico. Bem "Telecaster", na verdade. Veja:



Mas não se enganem com o clima country/rock. Essa guitarra (e as teles em geral) é uma máquina mortífera pra rock clássico também.

Nesse vídeo, o som do captador Rosar Fullerton (para strato, mas fica divino no braço de uma Tele), num solo em double stops (sou guitarrista base, sorry:) ) com leve saturação. Acho muito legal a opção de usarmos um captador de stratocaster na posição do braço de Telecaster (lembrando que o escudo tem que ter a cavidade um pouco maior - esse foi comprado na Guitar Fetish). Assim ficamos com o melhor das duas, som de Tele na ponte e de strato no braço:



O preço? Por volta do que custou a Tele de Ash (veja nos posts anteriores), menos de 1.400 reais no total.


Sempre falei e repito: uma boa guitarra começa com boas madeiras.
______________________________________________________________

PS1: Dá tranquilamente pra pintar uma guitarra em oficina de carro especializada em pintura (em SP já existem empresas especializadas em pintura de guitarra, como a Music Kolor), desde que o pintor seja caprichoso... Recomendo especificar poucas camadas (metade do padrão) e, de preferência, usar uma cor de algum carro nacional, pois não haverá erro na mistura (as oficinas têm as misturas de todos os fabricantes). Foi divertidíssimo ficar na rua só olhando as cores dos carros. Cheguei a fotografar um Clio porque gostei muito do tom de verde dele, hehehe. Mas esse "Red Wine" ficou legal.

O catálogo de cores atual da Fender tá aqui, pra quem quiser alguma inspiração.

Em tempo: o Marcelo me cobrou apenas 150 reais pela pintura... :)

50 comentários:

  1. Oi Paulo

    Novamente parabéns pelo post.
    Gostei do timbre da guita e do country twang dela.
    Realmente show de bola. E o preço super camarada.
    Já foi falado isso antes, instrumentos de qualidade a preços acessíveis.
    Agora eu proponho a você um desafio: montar uma tele ou strato só com peças/madeiras nacionais e chegar nesses valores.w
    Qual a idéia disso: o Brasil tem uma riquíssima biodiversidade, e sabemos que há espécies de árvores que produzem ótimas madeiras para instrumentos, vide o mogno e o jacarandá.
    Eu entendo e louvo o valor de ter instrumentos clássicos usando Ash e Alder, e acredite, espero logo ter uma Strato de Ash.
    Contudo eu penso que não podemos menosprezar o que temos a nossa volta.
    E também quanto as peças hoje temos o Sérgio Rosar e o Malagoli que não ficam devendo em nada. Eu mesmo comprei um par de Rosar para uma das minhas guitarras e estou feliz com eles, vide a qualidade. Aliás, baseado no seu blog que eu os comprei...
    Eu realmente gostaria de ver uma guitarra o mais próximo possível 100% nacional, a minha dúvida é quanto a ponte e tarraxas.
    Mas acredito que você deve ter essa informação...

    Um abraço!

    Velhinho


    Ps: e o que é aquele Gil Yaron...me derrubou, justo agora que eu tava falando com um luthier para fazer um LP 59, vou ter que rever tudo...hehe...

    ResponderExcluir
  2. Jack, mais um post matador!!!!

    Muita informação útil e sempre muito agradável de ler.

    Se me permite um pitaco, quando gravar 2 samples como exemplo... um poderia ser com drive! Sei que da trabalho, mas... é só uma idéia.

    Mais uma vez obrigado por dividir com a gente as suas experiências.

    OBS: Essa cor tá linda.

    ResponderExcluir
  3. Muito massa suas teles. Paulo só por motivo de curiosidade vc pagou quanto pelos fretes das compras das madeiras para sua casa? André

    ResponderExcluir
  4. André, segue a relação de valores da minha compra na Music Tools:

    ASH 2 PÇS 200,00
    ALDER 2 PÇS 270,00
    BLANK DE MAPLE PRA BRAÇO 90,00
    ESCALA DE MAPLE 45,00
    PAC 35,00

    TOTAL 640,00

    Portanto, o frete (PAC) custou 35 reais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Music Tools é o site onde você comprou, pois estava querendo comprar para montar a minha, mas não achei esse music tools.

      Excluir
    2. Era só pesquisar aqui no blog. O link tá nesse post:
      http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/10/telecastermania-parte-3-making-off.html

      Excluir
  5. Velhinho: a guitarra que me jogou nessa aventura de entender guitarra era uma Stratocaster com madeiras 100% nacionais (Cedro + Marfim + Jacarandá). Ainda não encontrei uma madeira nacional com a sonoridade exata do Alder ou Ash. Que tem, tem, mas ainda não encontrei. Cedro, Freijó, Marupá e Tauari são legais mas com sonoridades distintas das americanas.

    Infelizmente o Brasil não produz pontes, tarraxas e outros acessórios, mas em relação aos captadores, não tenho do que reclamar :)


    Ivan - sim, faltou alguma coisa mais saturada. Já tá anotado! :)

    ResponderExcluir
  6. Paulo, essa guitarra ficou demais! Que timbrasso agradável! Arrasou no "chicken pickin' twang"!. O captador malagoli me impressionou; não levava fé. Cara, você tem um equipamento "profi".

    Gostaria de ouvir a minha Bittencaster no seu amp valvulado, para assimilar toda a ressonância dela!

    Parabéns pelo instrumento, coisa muito boa mesmo! Abraço

    ResponderExcluir
  7. Jack, sempre fico impressionado com a qualidade de suas guitarras e como consegue fazer profissionalmente.

    Jack, uma dúvida com relação a pinturas, queria fazer um efeito craquelado em uma das minhas, porém encontro muitas respostas na internet e nenhuma serve pra instrumentos em geral, só pra mdf, etc, queria saber se você possui uma solução ou uma idéia pra fazer de uma maneira legal.

    abraços e keep rocking

    ResponderExcluir
  8. Paulo, qual é o software e a interface que vc usa para fazer suas gravações profissionais? Por favor me dê as dicas de como fazê-lo. Ficaram ótimas. A gravações que eu fiz no celular, apesar de serem em HD, nem se comparam ao áudio das suas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Anderson, é um setup basicamente simples: quando uso o amp (geralmente o Tiny Terror) - SM57 direto para o pré-amp (Tube Ultragain Mic 100 da Behringer) e daí para uma placa M-Audio Audiophile. Gravo, edito e masterizo no Sonar.
    Mas a maioria das vezes tenho usado o Amplitube 3.7. O Tiny Terror dele soa quase melhor que o meu real... :)
    Para dar um som mais aberto das guitarras na mixagem, geralmente gravo duas vezes a mesma coisa e coloco uma em cada lado do estéreo, com simulações diferentes de amp.
    Nos vídeos, não utilizo o som captado e sim o gravado (faço a edição no Vegas).

    Também tenho um setup mais profissional, com um pré-amp ISA One da Focusrite e uma M-Audio NRV10 firewire, em outro computador (só pra áudio). Mas não há necessidade de usá-lo para as demos.

    ResponderExcluir
  10. Maranho, dia desses vi num canal da TV a cabo um programa de artesanato onde uma mulher ensinava a fazer o craquelado (num vaso, eu acho). Achei legal mas o dela ficou exagerado. O craquelado natural, aquele fininho, pode ser simulado (Tom Murphy, por exemplo)e acho que ele usa um estilete. Mas daí precisa de muita experiência...
    Sabes aquele post na GP do luthier de Israel que clona LP antigas? Numa das páginas (são mais de 120) ele mostra como fez o craquelado "à la Tom Murphy".
    Tem tbém aqueles craquelados falsos e exagerados (acho que vi numa Tagima)...
    Lamento não poder ajudar mais, meu velho. :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Valeu Jack, outra coisa jack, gostaria de compartilhar a construção da minha telecaster aqui no seu blog já que foi compartilhadas algumas telecasters feitas por algumas pessoas, se possível claro.

    abraços e keep rocking!

    ResponderExcluir
  12. É só enviar as fotos e o texto, Maranho.

    ResponderExcluir
  13. poo, muito bom esse blog, da para perceber mesmo que você é bem vintage Bem strato e tele, mas realmente acho que esta faltando um pouquinho sobre les paul´s(boas para tunar) sei la aproposito Les paul cort é uma boa???

    ResponderExcluir
  14. Obrigado.
    É que a Les Paul é mais dependente das madeiras que outras guitarras pra soar legal.
    "Tunar" uma Les Paul seria basicamente trocar captadores, fiação e eventualmente, tarraxas.

    Mas tem alguns posts sobre as Lespas por aqui - já fizeste um search?

    ResponderExcluir
  15. ja sim, e bastante, bastante coisa não tem nem a pau, sinceramente seria muito legal fazer um guia para tunar guitarra barata part 2 com essa!

    http://www.imsinstrumentos.com.br/produto/3737241/SX-Les-Paul-GG1-CUSTOM-BK-com-Bag-de-Luxo

    LP SX GG1!

    pequena dica, sei que muitas vezes podê estar sem condições para tunar, nas seria legal!!!

    ResponderExcluir
  16. Essa Les Paul SX é uma das guitarras mais tunadas do Brasil. Já vi/toquei com duas que soaram muito bem. Como já havia tunado uma LP chinesa, nunca senti "coceira" por essa... :)
    Mas valeu a dica! :)

    ResponderExcluir
  17. Paulo,

    Vc usou um captador da ponte strato na posição "braço" dessa telecaster, ou eu entendi mal?

    Corrija-me se eu estiver equivocado: teoricamente, os captadores da ponte tem muito grave e pouco agudo, os do meio são mais balanceados e os do braço tem muito agudo e pouco grave, certo?

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Sim, Pedro. No caso do CS54, há pouca diferença entre eles, com o da ponte soando um pouco mais (0,3k) forte que os outros. Na ponte da minha Strato ele ficou bom mas não excepcional, por isso coloquei um Seymour com alnico II.
    O ideal seria colocar o CS54 do braço, mas esse era o único que tava "sobrando" por aqui... :)
    Ficou muito bom. É provável que, se resolver mantê-lo nessa Tele, no futuro eu retire umas 300 voltas de fio pra ficar um pouco mais dinâmico.

    ResponderExcluir
  19. Oi Paulo, boa tarde! Poderias me passar o contato do Marcelo? Moro em FLN e quero pintar minha guitarra. Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Marcelo era do RGS e acabou voltando pra lá, Guto. Infelizmente.
      Mas em teoria, qualquer cara que pinte bem carro, pinta guitarra.
      Mês passado pintei uma strato numa oficina que fica na antiga rodoviária de fpólis (não lembro o nome).
      Talvez o telefone seja esse: Rodrigo - 32065115. A guitarra deve estar bem lixada e lisinha. Se tiver que lixar, eles cobram um pouco mais.

      Excluir
    2. Vlw Paulo, muito obrigado.

      Excluir
  20. Olá Paulo! Preciso de uma ajuda. Sou guitarrista intermediário e conheço o blog há pouco tempo. Isso me ajudou a abrir meu olhos. Ainda possuo a minha primeira guitarra uma SG Epiphone bem semelhante a LP que já citou aqui, mesma madeira hardware e tal. Quria uma guitarra nova, boa e confiável. Queria uma fender. Uma Tele ou strato. Disponho de 2000 e poucos reais e com isso compro no máximo uma mexicana aqui no RJ. E esse é o problemas: já vi vídeos comparativos, ouvi trechos e opiniões bem diversas, do céu ao inferno com elas. Preciso de uma ajuda: Arrisco comprar uma mexicana e torço para ter um bom exemplar ou encomendo uma de um luthier (um dos muitos já citados por você), uma réplica com tudo da fender e madeiras top? Sairía pelo msm preço?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendaria uma mexicana standard e uma com hardware e madeiras clássicas de luthier deve ser bem cara. No meu caso, eu comprei a maior parte dos componentes e finalizei a guitarra, por isso ficou mais barata.
      Uma boa - e bem barata - opção é comprares uma SX de alder americano e tuná-la. Vide esse post:
      http://guitarra99.blogspot.com.br/2012/01/telecaster-sx-american-alder-tunada.html

      No ML tem uma tele Fender (feita na Coréia, mas autorizada pela Fender) muito boa, de swamp ash com braço de bird's eye maple por 2400, usada, mas ok e com excelentes captadores Seymour Duncan.
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425541336-fender-lite-ash-telecaster-special-edition-jr-varejo-_JM. Na minha opinião, uma excelente guitarra por um preço muito bom.

      Excluir
  21. Amigo paulo. primeiramente parabéns pelo blog, isso aki é genial! Comprei um kit parte eletrica telecaster e os pots cts acabaram vindo de 500k e naum de 250k como eu queria. Minha telecaster é em alder com braço e escala em maple, aquelas ct10 condor antigas. A dúvida é o seguinte, eu não sou fã de som ardido demais e pensei em gastar uma grana em 2 fretes pra trocar os pots. Mais será que realmente a mudança seria tão brusca se eu montasse a guitarra com esses pots de 500k mesmo? Os captadores são os fender american standard. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!:)
      Por incrível que pareça, a Telecaster é menos aguda que a Strato. É uma guitarra que geralmente aceita bem pots de 500k.
      Aliás, são os meus preferidos pra Tele, principalmente se o corpo for de ash. Das minhas 9 Teles, 8 têm pots de 500k.

      Excluir
    2. Claro, se ficar com agudos demais, é só trocar para 250k :)

      Excluir
    3. valew pela dica irmão, agora estou mais tranquilo. Só mais uma pergunta: vc sabe me dizer se procede a informação de que essas condor koreanas ct10 são melhores de madeira que as fender mexico? a minha tem 3 peças em alder. abraço

      Excluir
    4. Olha, meio que já desvendamos o mistério do "Alder" que vem da china/oriente. Se não especificarem "americano/american", é alder chinês, semelhante mas não tão bom. O alder usado nas Fender Standard mexicanas é o pior e mais barato que existe por lá. Geralmente pedaços menores que precisam ser colados em às vezes até 6 partes pra fazer um corpo...
      Não posso te garantir quanto ao alder das condor, mas já tive uma GX40 que eu juraria que é alder americano.

      Dê uma olhada nesse link:
      http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/12/sx-de-alder-alder-qual-dos-23-tipos.html

      Excluir
  22. Amigo Paulo. Preciso de uma ajuda sua em relação a um corpo de Telecaster México que comprei no Ebay. O corpo foi vendido como standard, mas possui furação do jack plate externa, os captadores são parafusados direto no corpo e as cavidades pra fiação não são abertas, correm por dentro do corpo. Estou em duvida quanto a legitimidade desse corpo pois não achei nenhum corpo Standard com essas características. Pensei ser Squier, mas o peso e as cordas passando pro dentro do corpo me afastam dessa ideia. Existe corpo fender com essas expecificaçoes? só é possivel saber se é alder lixando a guitarra? Me perdoe pela amolação e pelo texto longo. Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, poucos modelos tem/tinham captadores parafusados direto no corpo. Atualmente, acho que a James Burton é a única (e o corpo é basswood).
      Dependendo da época, o canal da fiação pode ser aberto ou fechado. Sempre fechado quando não há escudo.
      Os corpos mexicanos "Standard" são famosos por terem muita emendas. Alder pode ser pesado, sim. Tens como postar uma foto?

      Excluir
  23. Não sei se vai ajudar muito com essa resolução, foi o melhor que consegui. Obrigado desde já pela atenção amigo, Deus abençoe!

    http://tinypic.com/r/esn9y9/6
    http://tinypic.com/r/ulk55/6
    http://tinypic.com/r/2u7u5au/6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corpo parece ter as dimensões corretas, o captador do braço é realmente fixado no corpo (sempre foi - o escudo é colocado por cima) e a ponte é do tipo moderna, mas os carrinhos/saddles não são os mesmos das mexicanas. Mas talvez seja um modelo mais antigo - difícil confirmar e ter certeza da madeira do corpo.
      Não recomendo retirares o verniz/tinta pra checar, porque se for alder, quase de certeza terá mais que 3 emendas e terás que pintar novamente.
      Recomendo colocares um escudo (moderno, de 8 parafusos), um braço bom e aproveitares a guitarra :)
      Os captadores devem ser cerâmicos - talvez seja interessante um upgrade.

      Excluir
  24. Valeu Paulo, muito obrigado mesmo cara. Vou fazer tudo o que disse e posto um video aqui pra você conferir o som. Abração e sucesso pra esse blog, vc sabe muito!

    ResponderExcluir
  25. Olá Paulo.

    Sei que sua preferência são Teles de ash e suas 68 e 74 estão no mínimo um nível acima das demais, mas agora que já passou um tempo, como você classificaria a de alder, em uma escala crescente de timbre, corpo, sustentação de som, etc??? Você acha ela melhor que a Black Jack? Está equiparada com Tele cópia de ash ou está abaixo? Só para ter uma noção.

    Abraço.

    Marçal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era a pergunta que eu estava esperando e ninguém fez até agora, Marçal! :)
      As duas de Alder (a com corpo da SX e essa) são MUITO boas, mas o lance é que eu não as estava tocando - aliás, com a 68 aqui, fica difícil tocar as outras, por melhores que sejam. E é bom lembrar que o timbre da 60 é "sixties", mais vivo, nervoso e claro. A de ash amarelo tem uma identidade própria, com som mais seco e protuberante e essa eu uso nas coisas mais saturadas. A Black Jack e a 74 (que agora tá com um Nocaster CS na ponte) são mais macias, totalmente anos 50.

      As duas de alder ficam no meio dessas, sem muita personalidade, então eu peguei esse braço daí de cima (rosewood) e coloquei na tele de alder SX (melhor combinação até agora) e - surpresa - vou colocar um braço de Roxinho feito pelo luthier André Corradi de SP nessa tele de alder vinho/vermelha/candy. Tá com o luthier Inaldo para alguns detalhes profissionais que eu não tenho competência (acerto do tróculo, trastes, etc.)
      O braço de Roxinho é lindo, tem binding e combinou (muito bem) visualmente com essa tele, porém a frequência de ressonância dele é muito alta - é o braço mais agudo que já passou por aqui.
      Deve ficar pronta em 2 a 4 semanas - vou postá-la com certeza, mas tô me preparando para uma Tele aguda... :)

      Excluir
  26. Paulo,

    Eu já tiha entendido de acordo com alguns posts seus, que o alder como boa madeira que é, faz uma tele ficar legal mas com um timbre mais "flat" que o ash.

    Acho que o braço bom de maple + escala de rosewood fez o corpo mais fino da SX não ficar tão sobrecarregado em gerar o som ;)

    Já tinha ouvido falar no uso de Rouxinho em baixos se não estou enganado. Vou aguardar o post com as considerações.

    Sobre isso de som 'sixties", já ouviu algum relato ou testou alguma Fender American Vintage Strato ou Tele? As specs são baseadas nos instrumentos das respectivas décadas mas tenho dúvidas se o som realmente se compara com as guitas verdadeiramente "datadas".

    PS: O preço das AV também joga contra.

    Até mais.

    Marçal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corpo da SX de "American Alder" tem praticamente as medidas padrão da Fender - apenas o tróculo 2 mm mais largo. A strato SX de "American Ash" é que é realmente mais fina.

      O som das teles "sixties" com escala de rosewood aparentemente é outra coisa bem característica e podes observar nas guitarras/músicas desses caras:
      Gary Moore (tele 68), Robben Ford (provável 64), Jimmy Page (1º disco do Zep), John Frusciante (provável 67)

      Ainda não toquei nenhuma Fender "moderna" com essas características, mas avisarei quando... :)

      Excluir
  27. Blz Paulo,

    Realmente lembro de você ter falado sobre o corpo da SX Alder ser + ou - 2 mm mais fino que o padrão Fender e as american ash ter 5mm a menos.

    Vou pesquisar mais a respeito das specs das Tele década de 60 por curiosidades mesmo, como você disse copiar o som dessas guitarras de mais de 40 anos é inútil, não está sob nosso controle.

    Gosto muito do trabalho dos guitarristas que você citou e todos eles também gostam/gostavam de teles.

    Abraço.

    Marçal.

    ResponderExcluir
  28. Caro Paulo, obrigado por esta nova postagem e parabéns pela sua paixão pelas telecaster ( paixão que eu compartilho com você). Venho acompanhando religiosamente seu blog desde começo do ano 2012 e sempre fico surpreendido com a versatilidade deste instrumento.
    Gostaria de fazer um consulta, tenho 2 telecaster com a ponte tradicional de 3 sadles, e estou pensando troca-las por pontes de 6 sadles pela facilidade de afinar as oitavas. Queria saber se você já fez esta modificação anteriormente.

    Abraços

    MIRKO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Mirko.
      Cara, o problema das pontes tradicionais e modernas é que o local de passagem das cordas/furos no corpo é diferente para as duas. No post da Tele Butterscotch eu falei sobre isso:
      "Existem dois padrões de ponte e furos para Telecaster: Vintage, para pontes de 3 saddles e/ou modernas adaptadas de 6 saddles/carrinhos para essas medidas (Gotoh, por exemplo) e Moderna com 6 saddles. Os furos da vintage não batem com os da moderna, pois são localizados mais atrás no corpo. Desconheço pontes modernas de latão. A única que reúne esses requisitos é a Gotoh, pois tem 6 saddles e obedece a furação antiga (os saddles são mais longos para compensar)."

      Existem pontes com padrão vintage, ferrosas, e seis carrinhos - geralmente elas tem aqueles parafusos longos. A única que eu conheço, com carrinhos modernos e padrão vintage de furação, é a Gotoh Modern Tele Bridge. Meio cara e difícil de achar. Eu tenho 4 teles com essa ponte.
      Lembre-se que a Gotoh é de latão - haverá provavelmente alteração do timbre. Pra melhor ou pior, só vendo mesmo :)

      Excluir
  29. Cara.

    Estou com uma guitarra desmontada pronto para pintar.

    Sou de Floripa também, você pode me indicar o contato deste cara que pintou sua guitarra?

    A guitarra ficou linda e com uma sonzeira animal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois caras que pintavam pra mim não moram mais em Floripa, Bruno. Já tentei em várias oficinas, mas ou os caras cobram caro demais ou simplesmente não têm interesse em fazer o serviço.
      Podes tentar o luthier Inaldo - ele que finalizou a minha Tele Paisley:

      Fone: 91175164

      Excluir
  30. Salve Paulo!
    Cara curtir muito seu site, parabéns!

    Estou com uma duvida e gostaria da sua opinião sobre um boa madeira para uma "teleca", gosto de jazz, funk, pop e talz! Gostaria de comprar uma mais depois que vi a que vc fabricou e customizou, amei man, curtir o timbre, por sinal agressivo rs
    Então espero sua opinião abraço!

    Sou de sampa! Luthier bom ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      O que mais tem aqui no blog é post sobre telecaster e neles tô sempre falando sobre as madeiras. Alder e Ash são as ideais. Brasileira, entre mogno, cedro, freijó e marupá, prefiro a última.
      Há post especial sobre luthier também, com os contatos - SP: Paula Bifulco

      Excluir
  31. Paulo May, já lí e já vi tudo que vc postou por aqui e tenho a dizer: "Você é fera nas telecaster"! Conhece tudo e mais alguma coisa. Será que tem alguma telecaster que não queira mais e esteja querendo vender? Eu me candidato a comprardor. Obrigado, Nei Sá (Salvador Bahia)

    ResponderExcluir
  32. Obrigado, Nei.
    Eu estou com mais de 35 guitarras em casa e minha esposa deu um ultimato, portanto terei que vender pelo menos umas 10, entre elas 2 ou 3 teles. Ainda não sei como e quando farei isso, mas com certeza avisarei aqui no blog :)

    ResponderExcluir
  33. Paulo, gostaria de saber sua opinião sobre as telecaster Walczak Gt500. Se valem a pena.

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".