sábado, 12 de novembro de 2011

Telecastermania - parte 4: "Bittencaster"

O Anderson Aguiar ( andersonaguiar2009@gmail.com postou: "Inspirado no seu post: "Quanto custa uma boa Telecaster" e depois de trocar algumas ideias contigo nos comentários, muito empolgado resolvi montar minha própria tele, batizada de "Bittencaster" em homenagem ao patriarca da minha família.
Montei a minha guitarra junto com meu amigo luthier e colecionador de instrumentos raros que mora em Barra de Guaratiba - RJ, chamado Blank. "

Pois bem, achei muito interessante porque é de fato um complemento que justifica esses meus posts do tipo "monte sua própria guitarra". A Anderson teve uma "pequena" ajuda da sorte porque conseguiu comprar um corpo e braço de telecaster esplêndidos numa promoção da WD. Mas além da WD existem outros fornecedores. O fato é que, tanto com as minhas experiências (Tele "Black Jack" e a Tele de Ash recém-postadas) como com essa do Anderson, confirmamos que não há necessidade de gastar mais de 2.000 reais (essa custou 2.300, mas é porque o Anderson quis acrescentar "luxo" à sua guitarra, hehehe) para adquirir uma Telecaster (ou Stratocaster) excelente. E ele foi além: começando pelo braço de Birdseye Maple e terminando com os captadores Fender OV (Original Vintage), TUDO é top de linha, coisa de Custom Shop da Fender, no mínimo... :)
Segue o relato do Anderson com as fotos:



"Essa Telecaster eu montei com o meu amigo Blank, utilizando materiais de primeiríssima qualidade: corpo de Tele de duas peças em swamp ash (a emenda é perfeita, de cima não dá pra ver a junção das peças, somente pelas extremidades e que madeirão ele é!). O braço foi fabricado em peça única de birdseye maple da WD Music. Cara, esse braço é uma obra prima, a peça mais linda que já vi até hoje! Parece âmbar, uma espécie de holograma na madeira, pois ao movimentá-lo a luz reflete em seu material... Muito lindo!



Fiz o pedido no dia 27/05/11 e o corpo estava na promoção por $195,00 doláres. Hoje ele está custando $300,00. O braço custou $225,00. Hoje esse braço não tem mais em estoque, existe um similar por $450,00. Que barbada! E ainda aproveitei o desconto do cupom que a WD me enviou por email e foi molezinha! O corpo, o braço e o capacitor Orange Drop com desconto saíram por $340,00! Então se vc for montar a mesma guitarra hoje vai sair bem mais cara.



A tocabilidade, o timbre, a versatilidade, o sustain e a ressonância desta guitarra me impressionaram.
Fiz duas gravações em áudio em: http://macidol.com/Bacareca/audio.php
E os links do youtube:
www.youtube.com/watch?v=8ezbPCrI60I
www.youtube.com/watch?v=IhIXDdBycoI

Não tive qualquer problema na importação. O atendimento da WD Music foi excelente. Paguei tudo com cartão de crédito e no dia seguinte ao do pedido já recebi um email do correio americano me informando o número do rastreio. Impressionante a eficiência e o know-how dos americanos em matéria de vendas pelos correios. O restante das peças comprei na MusicWare aqui no Rio de Janeiro (eles têm muita variedade) e os  ferrolhos e nut comprei no Dodô Audrin que vc já conhece.




Veja o histórico do objeto no rastreio de encomendas do nosso correio: (www.correios.com.br/servicos/rastreamento/rastreamento.cfm) Objeto nº CJ186915111US

Corpo: www.wdmusic.com/tele_body_standard_ash_clear.html
Braço: www.wdmusic.com/tele_neck_birdseye.html
Demais peças: www.musicware.com.br e www.dodoaudrin.com.br

Montei tudo na casa do Blank. Ele é muito habilidoso, passamos a madrugada toda nos divertindo e tomando cerveja. Ele saca muito de guitarras, tem uma coleção impressionante de violões espanhóis, craviolas, violões de 12 cordas, guitarras Fender e de outras marcas.
Ele não constrói instrumentos para venda. Apenas dá uma força para os amigos compartilhando seus conhecimentos e habilidades, além de ser colecionador. Nós gostamos de fazer um som nos fins de semana em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, região de praia muito agradável, e lá temos muitos amigos músicos profissionais também. Ele é muito gente boa.



Composição: corpo em premium swamp ash (duas peças), braço em peça única de birdseye maple, ambos norte-americanos da WD Music, captação Fender, pots CTS 250K, jack Switchcraft, fiação vintage de pano USA da WD, nut Tusq da Graphtech canadense, ponte moderna 6 saddles da Gotoh Japan, knobs Gotoh, tarrachas Kluson Deluxe americanas, chave 4 posições da Fender (série-paralelo), capacitor Orange Drop 0.047 USA., encordoamento Ernie Ball 0.10.
O instrumento ficou excepcional, lindo, timbre incrível, twang maravilhoso (os caps do Lollar são demais!!!) se encontra no nível das Custom Shop, afinal a matéria prima utilizada, em sua maioria, foi fabricada nos EUA, sob rigoroso controle de qualidade e não poupei esforços: instalei tudo que existe de melhor no ramo. Dá banho em qualquer Mexicana e é páreo duro para as americanas. No total, com os impostos pagos, recebendo tudo em casa via USPS, gastei 2.300,00 reais.
_______________________________________

....E tem gente que paga quase isso por uma Tele Standard Mexicana, com madeiras inferiores às americanas e captadores cerâmicos...

Em tempo: "Birdseye" (olho de pássaro) refere-se a um tipo especial de figuração que ocorre eventualmente no hard maple (e também em algumas outras madeiras, mogno inclusive), com pequenos pontos redondos. O aspecto após tingimento/verniz é tridimensional e muito bonito. Não sabe-se ao certo porque essa figuração ocorre (sempre aleatória) e geralmente ela só é observada após o corte da madeira.
O birdseye é bem mais caro que o maple comum e é muito usado em braços de guitarras de luxo.

26 comentários:

  1. Que beleza de guitarra..

    Parabéns ao dono.

    ResponderExcluir
  2. Super! Mas tenho uma pergunta: qual o valor final aqui no Brasil dos itens comprados na WD, incluindo os impostos?

    ResponderExcluir
  3. Ta linda, só falta um escudo preto pra ficar perfeita ....

    Abraço

    Petri

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jack gostaria de conversar contigo pelo msn se possivel meu msn: guilhermemm1309@hotmail.com - caso não tiver como por favor me manda um email para gmartins1309@gmail.com obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  5. Oi Guilherme,
    O assunto não pode ser tratado aqui? O blog já tem tomado bastante do meu tempo e a família tá reclamando... :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Anderson "Louco por Guitarra" Aguiar. A guitarra ficou muito especial. Muito linda.

    Kleber

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo Sacramento (rrssa@hotmail.com)15 de novembro de 2011 às 11:52

    "corpo em premium swamp ash (duas peças), braço em peça única de birdseye maple, ambos norte-americanos da WD Music"

    Cofcofcof... norte-americanos... cofcofcof... Nem AllParts, que na média costuma ser melhor que WD, é feito atualmente nos USA. Quer craftsmanship americano? Compre Warmoth, USACG, Wildwood, Musicraft... Cofcofcof...

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo Sacramento (rrssa@hotmail.com)15 de novembro de 2011 às 11:55

    E outra: com 2300, compro Fender americana no ebay, braço + corpo, e ainda lucro numa possível revenda. Focófi!!!

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Sacramento (rrssa@hotmail.com)15 de novembro de 2011 às 11:57

    "O bidseye é bem mais caro que o maple comum e é muito usado em braços de guitarras de luxo"

    Tipo em Fender coreana de 500usd (i.e. Fender Lite Ash)?

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, entendo e acho válido o teu posicionamento, mas não há necessidade de sarcasmo. Soa arrogante.

    ResponderExcluir
  11. Putz, estava preparando para mandar um email para você esses dias, pois também montei uma telecaster pra mim, importando todas as peças.

    Primeiramente, eu e meu marido temos alguns instrumentos, mas queríamos diversificar, colocando uma tele na coleção. Ao ver o post da black tele fiz as contas e resolvi fazê-la um pouco moderna, baseando um pouco nos seus posts, um pouco nos do tdpri.com. Aí fui às compras:

    Mighty Mite Ash Guitar Body For Fender Telecaster 436 (Cherry Sunburst) - 2 peças simplesmente lindo: $ 140
    Mighty Mite Fender Lic. Tele Birds Eye Maple neck mod. 2914 - perfeito acabamento, faltou apenas um verniz como na Fender (vou mandar aplicar): $ 130
    Fender Locking Tuners Chrome Strat Tele Guitar: ~$10
    Fender 70 Vintage Strat "F" Neckplate: ~$15
    Fender Schaller American Series Strap Buttons: ~$6
    Fender AM SRS Telecaster Tele Chrome String : Ferrules: ~$9
    Fender White Pearl Pickguard by Warmoth: $30
    Graph Tech TUSQ XL Strat Style Nut. Slotted: ~15
    Acme Prewired Tele Assembly - 4-Way Wiring (com knobs, jack e eletrocsocket) - perfeição de trabalho: $80
    Gotoh Modern Bridge for Tele: $45
    Seymour Duncan Vintage Stack Tele STK-T1n (neck): $90
    Seymour Duncan Little '59‚ for Tele ST59-1b (bridge): R$ 200

    -
    Demorou um bocado para chegar as peças, pois comprei bem separado. O corpo comprei pelo eBay e enviei para um conhecido nos EUA que reenviou para mim, juntamento com o control plate montado, escudo e ponte comprados na Warmoth (também mandei para ele). Braço mandei direto e esse demorou MUITO (saiu 11/7 e chegou em fim de outubro).

    Os captadores comprei separados no eBay. Infelizmente o Little'59 nunca chegou e comprei outro num fórum de um camarada que comprou errado para a strato dele. O restante do hardware foi de um vendedor só e foi rapidinho.

    Uma foto do corpo quando chegou:
    http://imageshack.us/photo/my-images/197/fotocriadaem20110727s19.jpg/

    Infelizmente não tirei fotos do processo de montagem, pois estava sem câmera. As dificuldades que tive:

    - O escudo não encaixou perfeitamente no control plate (defeito de fábrica na cor que comprei), aqui tem um exemplo de como ficou: http://i1239.photobucket.com/albums/ff518/MickJagger1/2011%20Telecaster%20Build/DSC03731.jpg
    O que fiz foi usar uma Dremel em baixa rotação e abrir mais o buraco do escudo até ficar simétrico.

    - Comprei chave de 4 posições para utilizar os captadores em série/paralelo. Descobri que precisava passar um fio soldado ao captador do braço (porque ele possui cover metálico) até o terra.

    Utilizei fiação vintage cloth em tudo que precisava. Tudo de primeira, digno mesmo de Fender Custom Shop. Aí vem a pergunta, quanto paguei? Ao todo: R$ 1.400, aproximadamente. Tive a sorte de apenas o braço ser tributado (em R$ 55) e os prejuízos foram do captador que não recebi e do nut que perdi (sim, perdi o Graphtech, está com o de plástico que vem no braço).

    Não gravei som ainda, pois estou regulando ela ainda (e vou abrir de novo para blindar), mas afirmo que os captadores casaram que foi uma beleza). O Vintage Stack tem um som muito gostoso e usando em paralelo com o Little'59 fica um som maravilhoso. Logo que terminar de regular irei gravar um som para testar (tenho que comprar outro jogo de cordas, pois a E estourou de tanto tirar e colocar, também, uma Giannini qualquer 0.10).

    Claro que ainda não está perfeita. Para mim ainda falta blindar (estou esperando a fita de cobre), colocar o string retainer (que irei comprar na musicware), envernizar o braço (bem fino e leve, apenas para proteger), regular perfeitamente (estava trastejando pelo tensor estar apertado) e colocar cordas Elixir 0.10 que já estão reservadas para ela. Por fim, deixo umas fotos da Telecaster Fireglo:

    http://imageshack.us/g/833/dsc02684s.jpg/

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo, tu não entendeste o espírito da coisa. Ter uma guitarra só tua, feita por ti, com alta qualidade e padrão é que é bacana, não é questão financeira e muito menos de valor de revenda. E não te iludas com Fender só pq são americanas, já vi corpo de Tele americana com 5 pedaços de alder, apareceu depois do meu luthier retirar a tinta. E outra, não pensa que na China só tem picareta e fundo de quintal porque também se faz coisas de qualidade, vai por mim porque isso eu posso afirmar com segurança. Então velho, take it easy!

    ResponderExcluir
  13. Amigos não vamos ficar dando corda para o Rodrigo porque sendo um troll ele provavelmente vai responder a todos nos com respostas irônicas e depreciativas como ele faz ali acima.

    Não sou contra o cara demonstrar a opinião dele, por mais oposta que seja a minha, mas detesto gente que ironiza as pessoas e tenta espolas ao vexatório, isso é no minimo uma atitude infantil de quem não respeita as pessoas.

    ResponderExcluir
  14. A.Schneider, pra mim, sempre o valor de revenda deve vir em primeiro lugar. Ninguém sabe o dia de amanhã. Seja por necessidade financeira ou mudança de gosto musical, invariavelmente você sempre vai vender aquilo que você tem pra adquirir aquilo que você quer. Valor sentimental em objeto? Que isso! Deve-se guardar sentimentos por pessoas, não por ferramentas. É isso que uma guitarra é, uma ferramenta. Odeio quando vejo gente colocando nominho de mulher em sua guitarra de estimação. Bleargh!

    ResponderExcluir
  15. O blog do ilustre Paulo May sempre nos forneceu preciosas informações, idéias e troca de experiências entre todos àqueles que desprentenciosamente possuam interesse pela guitarra elétrica, este instrumento fantástico.

    Não é o meio adequado para discussões, críticas e julgamentos de gosto pessoal, eis que não é o propósito do blog e as mesmas deverão ser publicadas em foro específico, como é o caso do fórum Guitar Player Brasil e próprio Paulo já nos alertou sobre isso.

    É livre a manifestação do pensamento, entretanto, devemos nos lembrar que não aqui não é um fórum de discussão ou revista, onde o tempo do nosso “moderador” se assim posso dizer é muito curto, dedicado à sua família, e é o suficiente para elucidar questões das postagens relacionadas aqueles que queiram montar a sua própria guitarra, experiências estas muito prazerosas.

    Comprar a marca X ou revender a marca Y não nos interessa aqui. Em momento se falou em obter lucros quando demonstramos interesse em construir nossos próprios instrumentos, escolhendo e selecionando as madeiras e os materiais. Quanto à procedência, sabemos que a China hoje é uma potência imbatível e os grandes fabricantes das marcas mundiais já se estabeleceram neste país devido à mão-de-obra barata e praticamente quase tudo hoje em dia é fabricado na China. Como meu amigo Blank costuma dizer: “o que não é fabricado na China é fabricado na China... e às vezes paro e fico me olhando no espelho pensando se meu pai não é chinês...rsss”

    Se quisesse uma guitarra com valor de revenda teria comprado uma pronta com a marca estampada no “headstock” como Fender, Suhr, Tom Anderson, etc. E o fato de comprar no ebay ou Mercadolivre mais barato também é meramente pessoal.. cada um escolhe e faz o que quer da sua vida!

    Quando construímos algo que realmente nos agrada e queremos compartilhar estas experiências com pessoas afins sempre haverá aqueles que se manifestarão com opiniões do “contra”. Em todos os setores encontraremos sempre o “elemento divergente”, aquele de discorda de tudo o que você diz ou fez com comentários deselegantes, desnecessários e muitas vezes arrogantes.

    Portanto amigos, vamos encerrar essa discussão esdrúxula que em nada nos acrescerá em alimentá-la.

    ResponderExcluir
  16. Em atenção ao amigo A.Schneider com relação aos itens importados na época (maio/2011) incluído o frete e os impostos gastei o total de R$1.069,75. Neste valor estão inclusos o corpo, braço, capacitor Orange Drop, fiação de pano e blindada, jack switchcraft e o anel metálico do captador do braço (neck pickup mounting ring).O restante comprei aqui no Rio e no site do Dodo Audrin Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado por aqueles que gostaram da minha guitarra. Realmente ficou excelente e valeu cada centavo gasto!

    ResponderExcluir
  18. Que bom que nem precisei reclamar muito... :) O pessoal aqui é alto nível. Lendo os posts do Schneider, Luiz e Anderson, tive a certeza que o blog está em boas mãos e a essência dele muito bem assimilada. Vocês mandam aqui, meus amigos! :)
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Posso opinar apenas um pouco na tele do Anderson? Cara, pense com carinho em colocar um escudo preto na sua tele. Ficaria com ar mais próximo do vintage Butterscotch e menos madeira aparente. Algo próximo disso: http://www.stevenscustomguitars.co.uk/images/Custom-T50_comp.jpg

    Mas é só uma possibilidade, uma cara nova para a tele quando enjoar do mount ring. Eu mesma pensei em botar o mount ring, mas quando vi como o escudo perolado casa bem com o cherry sunburst, não pensei duas vezes. E olha que o perolado é bem mais caro que os normais opacos.

    ResponderExcluir
  20. Even,

    Quando montei a "Bittencaster" quis fazer algo personalizado. O corpo da guitarra(swamp ash) é muito lindo e ao colocar um escudo esconderia os veios da madeira. Quis deixá-la assim mesmo, com a madeira toda à mostra e não pretendo, por enquanto mudar o visual, até porque não quis copiar nenhum modelo da Fender. Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Engraçado, quando montei a minha tele preta, fiquei uns dois dias decidindo entre o escudo e a moldura metálica. Optei pela moldura primeiro porque, se "enjoasse" do visual, poderia colocar escudo depois. O oposto seria ilógico por causa dos furos dos parafusos.
    Mas gosto bastante do visual com a moldura... :)
    E também tem o detalhe que o escudo clássico exige que o captador seja fixado direto no corpo, limitando muito o ajuste de altura.

    ResponderExcluir
  22. Paulo, na Warmoth, por exemplo, pode-se comprar o escudo com furos (sem alterar valor) para o captador do braço, daí pode-se ajustar mais fácil, como este:
    http://www.themusiczoo.com/PDGImages/1700_Telecaster_Chrome_8_Hole_Pickguard_0991355100.jpg

    Pensei até em colocar com esses furos, mas acabei optando por sem, daí tem que regular a altura antes de botar o pickguard...

    ResponderExcluir
  23. Anderson, valeu pela resposta. Realmente fiquei impressionado com o valor total. Leio e ouço relatos desanimadores de pessoas que pagaram mais que o dobro do valor importando na chegada dos itens chegar na alfândega. No mais, desce o braço nessa beleza aí!

    ResponderExcluir
  24. " Odeio quando vejo gente colocando nominho de mulher em sua guitarra de estimação. Bleargh!"
    Peraí Rodrigo; por acaso não é você quem mandou fazer uma Jem com o nome de "Calíope"?
    Não me leve a mal, longe de mim querer criticar a sua guitarra, pois ela é a mais linda que eu já vi em toda a minha vida e o cara que a fez está mais pra "joalheiro" do que pra "luthier", pq aquilo é uma verdadeira obra de arte!
    Só estou estranhando o seu comentário e se eu estiver confundindo e não for você o proprietário daquela maravilha, acho que vale a pena você procurar fotos dela na net pois, sinceramente, eu acho que pode fazer você mudar a sua opinião quanto a usar nome de mulher em guitarras.

    ResponderExcluir
  25. Nossa! Meu sonho é montar uma tele assim, só no verniz e sem escudo!!! Trabalho muito lindo!!! Ter uma fender é bom, verdade, mas ter uma assim, planejada por você mesmo e com qualidade top é também muito bom!!!

    ResponderExcluir
  26. Obrigado, fiquei muito contente! Realmente ela é especial. Mas o seu sonho pode se tornar realidade, por que não? Faça o mesmo! Foi uma experiência incrível!

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".