quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Instalando nickel cover num humbucker

Oscar Jr.

    Instalar uma nickel cover, ou mesmo a popular "Capinha" num humbucker não é física quântica, mas requer alguns cuidados para que a mesma fique perfeita e não cause problemas como microfonias e etc. Estava dando uma limpa no meu PC e achei uma série de fotos que fiz justamente pro blog sobre o assunto há um tempo atrás e que acabei esquecendo no computador.

Antes de metermos a mão na massa, vale lembrar que existem inúmeros modelos de capinhas de diversos materiais sendo produzidos hoje. As chinesas em geral são de latão cromado o que gera muita corrente parasita no conjunto do captador e degrada o campo magnético causando uma leve perda de agudos. O ideal é que as capinhas sejam feitas de Nickel ou Alpaca que são materiais mais transparentes ao campo magnético e degradam menos o som. Não vou entrar em detalhes muito técnicos pois já temos diversos posts no blog abordando o assunto. Lembre-se sempre de usar a busca antes de perguntar algo, OK?



Pra começar é necessário ter certeza que as medidas da capinha e do captador batem. Existem basicamente 3 medidas de espaçamentos de polos de humbuckers hoje no mercado. 2 de Humbucker Standard (49,5mm e 50mm) e Trembucker ou F-Spaced (52mm) e não podemos usar uma capinha de Trembucker (espaçamento tremolo de 52mm) com um captador de espaçamento standard (49,5mm) .


Uma vez tendo certeza do espaçamento correto é necessário ter certeza que não hajam espaços entre a capinha e o captador, especialmente na parte de cima pois isso pode causar vibrações indesejadas e fazer com que sua guitarra apite como um mestre de escola de samba. As grandes fábricas parafinam o conjunto inteiro, ou seja, instalam a capinha e mergulham o conjunto todo dentro de parafina liquida onde deixam por alguns minutos até que ela entre no captador e preencha bem os espaços. Podemos fazer esse mesmo processo utilizando parafina num pote em banho maria, mas eu acho meio perigoso isso pois se não controlada a temperatura, a parafina pode derreter as bobinas e danificar o pickup. Eu só coloco parafina no contato maior entre o captador e a capinha e sempre me resolveram bem!


Eu compro parafina para artesanato em qualquer loja do ramo, ela vem num pacote com bolinhas como na foto. É só colocar um pouco na capinha (pouco senao vai ser uma lambuseira) até cobrir toda a extensão.



Depois temos que derrete-la de modo que as bolinhas fiquem meio moles. Eu cubro os furinhos com uma fita crepe e uso um secador de cabelo para aos poucos ir derretendo. O aspecto fica como na foto acima.




Uma vez derretida vc vai ter alguns segundos com a parafina ainda meio mole para poder colocar o captador e ajustar tudo. Vai fazer um pouco de sujeita, mas tudo certo... Depois que ela seca é bem fácil remover. Tenha certeza que o captador está bem encaixado com os parafusos nos buracos apropriados. Eu uso um grampo/clamp desses de marceneiro para segurar tudo junto e fazer a solda na base afim de fixar os dois juntos.



















Depois de tudo soldado, pego mais uma vez o secador de cabelo e esquento o conjunto mais um pouco. Isso garantirá que a parafina da capinha derreta um pouco mais e se ajuste às ranhuras cobrindo bem os buracos, não deixando espaço para vibrações indesejadas.


Pronto, com um papel toalha é possível retirar o excesso de parafina que sobrar e fim de papo!! :-)

Edit: aqui duas fotos de uma adaptação feita num humbucker Sergio Rosar. Veja que é nescessario gastar a lateral uns 2-3mm antes de encaixar a capinha. 

             
                         A solda embaixo é só raspar a cobertura preta para expor o cobre da base! :)

                                           

Pra finalizar é só substituir os parafusos alen padrão do Sérgio, pelos Fender e pronto! A conversão está feita!


_________________________________________________________________________________
Vale lembrar que se vc toca estilos extremos com uso de MUITO DRIVE E DISTORÇÃO, eu não recomendo que vc use esse método para instalar suas próprias capinhas. Aliás o melhor nesse caso é não usar capinha nenhuma, haja vista que mesmo as que já vem instaladas de fábrica podem ocasionar microfonias em ganhos mais extremos. No entanto se vc quer "incrementar" o visual da sua Les Paul para rock clássico e Blues por exemplo, funciona perfeitamente. Eu nunca tive problemas com as minhas !:-)

66 comentários:

  1. Muito bom! Mas lá vai a pergunta que (acredito que) vocês já esperam: é possível aplicar esse método nos Rosar? Lembro de comentários de que precisa de algum ajuste ou material diferente... Se for possível, tem como postar? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vauto, acrescentei ao post 3 fotos de uma adaptação que eu fiz num humbucker do Sérgio. :-)

      Excluir
    2. Legal, Jr.! Como fez para gastar a lateral da capinha?

      Excluir
  2. Valeu pela postagem, muito útil mesmo. Bem estilo "faça você mesmo". Nunca pensei em derreter parafina com secador de cabelo hahaha.
    Acho que pra LP nem é tão necessária a capinha. Mas já pra SG e principalmente Semi-Acústicas é peça obrigatória pra ter uma boa estética. Só acho escroto quando nego inventa de botar ela em stratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Eduardo. Eu acho que é questão de gosto!! Há quem goste tudo sem capinha ou tudo com capinha, mas concordo que Nickel Cover em Strato fica no mínimo exótico! :-)

      Excluir
    2. Oscar, no final do post você falou para substituir os parafusos. isso é obrigatório para preservar o som do captador ou apenas questão estética?

      Excluir
    3. Pra se ver como gosto é uma coisa danada de compartilhar, eu já prefiro Strats (já que vai ter humbucker...) com a capa de níquel:
      [URL=http://s195.photobucket.com/user/alex_frias/media/DSCF3287.jpg.html][IMG]http://i195.photobucket.com/albums/z210/alex_frias/DSCF3287.jpg[/IMG][/URL]

      Excluir
    4. Perdão:

      http://i195.photobucket.com/albums/z210/alex_frias/DSCF3287.jpg

      Excluir
    5. Questão de gosto Alex!! Eu não gostava, mas acho que hoje gosto de ambas!

      Excluir
  3. Eu acho que umas teles com capinha no HB ficam top... até vi um dia uma strato dourada com captador da ponte com capinha, e não achei que ficou estranho não, ficou mto bonita. Mas depende muito do conjunto, concordo que fica difícil harmonizar.

    ResponderExcluir
  4. Eu queria fazer isso na minha lp da Vintage deixar a aparência igual os caps do Gary Moore,bem falta coragem.

    Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, dá um pouco de trabalho, mas não é lá muito difícil! Eu mesmo fiquei com medo das primeiras vezes, mas o lance é ter cuidado e calma!! Boa sorte!

      Excluir
  5. Nunca pareceu tão fácil!! Valeu, Paulo mais uma vez por compartilhar a sabedoria!
    Logo mais devo fazer isso em algum pickup meu. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Junior, vc saberia me dizer se o padrão de rosca dos parafusos dis pupa do SR são métricos ou polegadas? E saberia me dizer a bitola e comprimento deles? Trabalho em uma fabricante de parafusos de Joinville e tenho fácil acesso aos itens, comprando diretamente na fábrica. Essas infos me ajudariam a antecipar a aquisição dos mesmos. Estou comprando mais um set de Mojos e instalarem os covers dourados.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, eu comprei parafusos para humbucker no ebay e funcionou numa boa! Se vc qusier os dados mais exatos, acho melhor vc mandar um email direto pro Sérgio! Eu não sei exatamente! :-)

      Excluir
  7. Mais um ótimo tutorial !

    Aproveitando, deixo para vcs links de produtos extremamente baratos porém ótimos para uprgades que eu recebi mês passado, testei e aprovei !

    http://www.aliexpress.com/snapshot/303075038.html~
    http://www.eyguitarmusic.com/Strat-Guitar-Pickup-WhiteSingle-Coil-pickupAlnico-VNeckMiddleBridge_p_1146.html
    http://www.eyguitarmusic.com/Alnico-V-Hot-Rail-Blade-Strat-Guitar-PickupWhite_p_1141.html
    http://www.eyguitarmusic.com/1set-Castle-brand-Electric-Guitar-Sting-1046_p_373.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza de dica, Mad!
      Já coloquei o site nos meus links :)

      Excluir
  8. Oscar Jr, ótima dica, fiz na minha SG e notei que depois de encaixar o captador na capa, as 6 hastes do captador, única parte que fica de fora, não estão no mesmo nível da capa.. meio para dentro (apesar do diâmetro correto da capa).
    É comum isto acontecer? Ajustar estas hastes requer regulagem especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, por "hastes" vc quer dizer os parafusos? Se sim, vc pode ajusta-los sem problemas com uma chave de fenda, é normal eles ficarem abaixo da capa se vc não levanta-los um pouco, ja que eles quase sempre vem no nível da bobina.

      Excluir
  9. Olá Paulo, liguei o computador justamente pra fazer uma pergunta sobre capinhas, e vejo o post inteiro. Fantástico. Entretanto, persiste uma pequena dúvida. É o seguinte: Estou negociando um Seymour Duncan SH-16, e o mesmo está com uma capa dessas. Como acho esquisito um captador encapado numa strato, quero saber se posso remover essa capa sem perigo de perder o captador. Pelo que vi, se é simples pra instalar, não deve ser muito complicado o contrário, não?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, é só cortar/remover a solda e desencaixar a capinha. Vai te rum trabalho para limpar a parafina, mas isso é o de menos!! Eu uso um estilete bem afiado e com cuidado vou cortando a solda. É normalmente fina e como o estanho não é muito duro, corta tranquilamente. Só tenha paciência e cuidado.

      Excluir
    2. Maravilha, Oscar! Vou fechar o negócio do captador. Até porque estou muito curioso pra ouvir o som dele (o SH-16 é aquele híbrido da SD, com 11.5k). Obrigado.

      Excluir
    3. Rapaz eu montei um 59/Custom antes mesmo da Seymour lançar só de ver os caras do forum fazerem e falarem tao bem. Realmente é um captador muito legal, especialmente pra quem gosta daquela vige meio Van Halen! :-D

      Excluir
  10. Aproveito o ensejo para perguntar outra coisa: Dá pra consertar um humbucker que tenha quebrado o suporte do parafuso? É possível um bom resultado com a solda comum? Tenho visto uns Dimarzio que quebram com a maior facilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não Pedro. Só com aquela solda mais forte, haja vista que é um aço ou mesmo um latão como alguns DiMarzio.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Uma leve atenuação nos agudos Carlos! Isso pra captadores tipo PAF mais fracos que tenham grande extensão de frequencias! Nos caps de medio/alto ganho quase nao muda nada!

      Excluir
  12. Oscar, dá pra instalar um trembucker numa strato, com espaçamento standard (mexicana)? Qual seria o real prejuízo caso algum polo fique ligeiramente deslocado em relação à respectiva corda? Pergunto isso porque, mesmo tendo pesquisado bastante nos fóruns, não encontrei respostas conclusivas; há quem diga que não funciona, e há outros que afirmam a viabilidade dessa instalação e, inclusive, garantem que fica ótimo. Em minha guitarra, a distância entre a 1ª e a 6ª cordas, no ponto sobre o meio exato do captador de ponte, é de 52 mm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras strat com humbucker na ponte não tinham ainda captadores f-spaced, ou seja com polos espaçados para tremolo Fender! Eram humbuckers PAF spaced normais e a mizinha e mizona ficavam levente fora(nao totalmente) dos polos! Dave Murray e sua 54 com super distortions é um exemplo classico disso! Isso dito, ja que temos o f-spaced hj(52 mm como a sua guitarra) melhor ter certeza , mas não acho que haja extremos prejuízos caso se use um humbucker com espaçamento PAF(50mm) . O campo magnetico do humbucker é mais amplo que simplesmente os parafusos ena corda vai acabar sensibilizando o campo. Talvez se oerca um pouco da regulagem com a altura mas fora isso da pra usar!

      Excluir
    2. Oscar, você, que já mexeu com captadores em quantidades exponenciais, saberia me dizer se a Seymour Duncan segue algum padrão em relação às cores das bobinas sob os covers? Vou retirar o cover do captador pra instalá-lo na strato, e o vendedor não soube me dizer qual a cor por baixo da capa :-) Como já disse, é um SH-16 Trembucker. Abraço.

      Excluir
    3. Pedro, na linha normal eu diria que 99% sera preto embaixo da capa. Nos Seth Lovers e linha antiquity a coisa pode variar, ja que o Seymour gosta de brincar com esse lance de vintage, mas for a isso eu chutaria preto!

      Excluir
  13. Perdão pela ignorância, mas o que aconteceria se eu instalasse a capinha sem fazer a solda? Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc teria serios problemas com microfonias Genesis, pois a capinha iria vibrar junto as bobinas! :-)

      Excluir
  14. Incrível post, parabéns!!! E casou com uma infeliz coincidência: comprei um Seymour Duncan SH-5 (gold cover) nos EUA, e após instalado ele apita MUITO com um drive mais forte. Depois desse post, percebi que os parafusos estão com algum espaço vazio em relação aos buracos da capinha, dá até pra ver uma leve camada de parafina sob a mesma, mas mesmo assim ainda há um pequeno vácuo entre o parafuso e a borda do furo. Engraçado que o mesmo é o modelo já encapado de fábrica; pelo visto dei um baita azar, esse veio "premiado". Diante da total impossibilidade de mandá-lo de volta para os EUA, em sua opinião, você recomenda refazer a instalação da capinha? Ou será que apenas subindo os parafusos já preencheria essa folga? Nesse último caso, muda o som/timbre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Michel! No seu caso, acho que vc pode tentar passer um secador de cabelo na capinha para aquecela e quem sabe a parafina de "ajeita" de novo no interior do captador. Se não funcionar, acho que o melhor remedio é remover a capinha mesmo, assim elimina qualquer problema com o apito. Não recomendo a re-instalação da capinha pois não acho que seja possível que a façamos em casa com mais qualidade que a Seymour na sua fábrica. Eu definitivamente não faria se fosse meu.. rsrs !:-) Vc pode tentar o secador, se não funcionar remover seria a solução.

      Boa sorte man!

      Excluir
    2. Muito obrigado, Oscar! Acho que vou fazer a tentativa do secador. Mas e quanto a subir os parafusos, eles estão mais baixos em relação ao nível da capinha, seria esse o problema? Subi-los modifica algo na natureza do som/timbre?

      Excluir
    3. NÃo, os parafusos não são o problema do apito. Vc pode subir ou descer eles para dar mais enfase no ataque mas isso geralmente só funciona com caps de baixo ganho. Caps mais porradões como o Distortion sofrem menos influencia dessas sutilezas, mas experiemnta pra ver! Estragar vc não vai !:-)

      Excluir
    4. Olá, Oscar!
      Depois de algum tempo, finalmente consegui um secador de cabelos emprestado e coragem o suficiente para realizar a experiência com o meu SH-5. Mas antes, como precaução, lhe indago: quanto tempo seria o suficiente para derreter a parafina por baixo da capinha?

      Excluir
    5. Michel, nunca cronometrei, mas tempo o suficiente para que a capinha toda esquente bem. O objetivo é fazer com que a parafina que está entre a capinha e a bobina possa assente melhor e previna vibrações.

      Excluir
    6. Olá, Oscar!
      Realizei o experimento, mas infelizmente o captador continua apitando em volumes e drives mais altos (isso em casa, imagine em ensaio ou show). Durante o processo de aquecimento com o secador, resolvi retirar o captador da cavidade da guitarra, e ali mesmo constatei que a mesma (uma Vintage Les Paul) continha câmaras para alívio de peso. Inclusive a cavidade do captador faz ligação direta com uma dessas câmaras, deixando a guitarra quase que uma semi-acústica. Sabendo que guitarras semi-acústicas apitam mais facilmente que uma guitarra totalmente sólida. Seria essa a causa da maldita microfonia? Muito obrigado pelas grandes dicas e pela força. Um grande abraço! P.S: o captador wilkinson original dela não apitava quando usado no mesmo volume e drive, mas certamente ele tinha menos saída que o SH-5.

      Excluir
    7. Michel, sim as camaras podem sim gerar alguma microfonia, mas se vc disse que o captador original não apitava tanto, pode ser que vc tenha um Seymour com alguma inconsistencia no processo de parafinação. Eu tentaria um contato com a Seymour e explicaria o problema. Numa dessa eles trocam pra vc.

      Excluir
  15. Oscar, todos os captadores do Rosar são compatíveis com essa capa da seymour duncan ? Digo em questão da furação. Tenho um heartbraker e um rock king plus numa les paul, e quero colocar as capas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, as capas da Seymour com espaçamento Trembucker (com 52mm são compatíveis com os caps de Ponte do Sergio que também tem 52mm, mas o Humbucker da Seymour tem 49,5mm enquanto que os caps de braço do Sérgio tem 50mm , logo não são compatíveis. Sugiro vc procurar no ebay por capinhas com espaçamento de 50mm. Vc também vai precisar dos parafusos de humbucker, já que os allen do Sérgio tem diâmetro um pouco maior! :)

      Excluir
  16. Oscar, aproveitando a pergunta acima, pretendo comprar um par de Mojo13 do Rosar e tb quero instalar nickel covers. Seria esse mesmo tamanho que citaste pro Rodrigo? 50mm pro braço e 52mm pra ponte? Pergunto pois vi naquele video do Mojo neck que ele está com uma capinha em nickel naquela Les Paul Goldtop.
    Ainda, onde tu costumas comprar as nicel covers?
    Abrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Alexandre. Mas verifica com o Sergio antes, antigamente ele fazia ambos os MOJO com 50mm mas acho que depois passou a fazer o ponte com 52mm pra ficar compatível com ponte tremolo. Eu importava as capinhas junto com os parafusos de lojas como a MojoTone.
      Abraço

      Excluir
    2. Pois é, entrei em contato com ele e confirmou 50mm no braço. Na ponte, porém, ele falou em 52,5mm, o que fica justamente entre as capinhas de 53 e 52mm. Mas acho que nesse caso é 52mm, já que é o que usaste ai!
      Só esclarecendo o que disseste na resposta acima pro Rodrigo: da Seymour, apenas as Trembucker servem na ponte.. as Humbucker (braço) não.. é isso?
      Abrs

      Excluir
    3. Isso, a medida do braço da Seymour é 49,5mm e a do Sergio é 50mm. É quase, mas não encaixa.

      Excluir
  17. Oscar, em tempo: na MojoTone só tem nickel cover de 53mm. Não caberia nos 52,5mm do Mojo13 da ponte, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca comprei capinha nessa medida da Mojotone Alexandre. Quando precisei instalar nos de ponte (trembuckers) usei a da Seymour e encaixou perfeitamente.

      Excluir
  18. ola eu tenho uma tribute 60 e instalei 490t gold na ponte ela apita com um certo ganho q uso no 498t e normal isso:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo captador com cover está mais sujeito a isso em alto ganho. O ideal seria remover a capinha ou re-parafina-lo por completo. Mas tome cuidado, pois vc pode danificar o captador num banho de parafina sem o cuidado devido

      Excluir
  19. Geralmente o plástico não gera microfonia importante, Jair. Não há necessidade de usar parafina nesse caso - é só instalar mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Oscar, tenho uma Fender Strato HSS, e aparência do humbucker é igual à das imagens do original que você cobriu (1 fila de 6 polos e outra de 6 parafusos). O problema vem agora: eu queria trocar as 2 coberturas de plástico por outras de outra cor. Como eu faço isso? É possível? Obrigado! Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Luiz, Não existem coberturas de plástico, mas sim as próprias bobinas. Não há como troca-las.

      Excluir
  21. Mano vc poderia me diser qual a medida de capinha para um captador humbucker original fender da super strato? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente humbuckers de fender tem medida de 52mm entre polos. É o Trembucker da Seymour ou F-Spaced da Dimarzio

      Excluir
  22. Muito interessante e encorajador o tema. E eu tenho uma dúvida: silicone pode substituir a parafina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Eu mesmo tenho usado silicone por ser mais fácil. Eu passo uma fita crepe cortada certinho por cima da bobina de Slugs (que ficara coberta pela capa) pra proteger e coloco umas 3 gotas pequenas de silicone ao longe dela. Isso deve ser suficiente pra ela se espalhar e não deixar nenhum GAP de ar, que é o que causa microfonia.

      Excluir
  23. Onde comprar capinhas confiáveis? No ML só tem chinesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Piguitars vc encontra originais da DiMarzio e no ML tem originais Seymour! Ambas sao excelentes mas sao maia caras tbem. Fora isso, so fora, por exemplo na MojoTone que tem calinhas excelentes! Eu fugiria sas Chinesas poia eh difícil ter certeza da qualidade e procedência!

      Excluir
    2. Obrigado! Também preciso comprar esses parafusos de polo do captador, pois os que tenho estão enferrujados (não estou falando dos parafusos da moldura). Onde acha para comprar? Tem q ser específico de captador, senão pode prejudicar o som...

      Excluir
    3. Cardan, os parafusos é mais complicado.. Na Mojotone tem os específicos da liga certa etc. Tudo faz diferença pq vc mexe na formula do captador, mas depende do captador tbem.. Se for um captador mais simples por exemplo talvez não faça tanta diferença assim..

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".