segunda-feira, 20 de julho de 2015

Indutor de Wah Smithers Audio - Equipo de Ouro LPG

Oscar Isaka Jr



        Há algum tempo conversei com o Leandro da Smithers Audio (confira aqui o post) e dentre os magníficos transformadores que ele projeta e fabrica estava o pequenino indutor para pedais de WahWah. 



         No meio da conversa o Leandro me explicou o conceito do indutor da Smithers, que era de ter 3 "taps" com diferentes indutâncias para que você possa instalar no seu pedal de Wah e assim obter, através de uma chave, 3 diferentes tipos de "timbres". Segue a lista dos valores do Wah Smithers na foto abaixo. 


Para referência, o Red Fasel tem perto de 620mh e o Yellow 450mh.


     Eu achei a ideia simplesmente fantástica e já me agilizei para pode montar um Wah e experimentar o indutor. Aproveitei uma carcaça de um Wah VOX Chinês, comprei um potenciômetro da Dunlop HotPotzII específico para o propósito e com a placa da MadBean Pedals montei o circuito do Wheener Wah II que nada mais é que o famoso Clyde McCoy dos anos 60. O resultado ficou tão legal que resolvi gravar uma demo rápida pra mostrar os 3 valores e como estava com um famoso Fulltone Clyde Deluxe aqui fiz uma comparação.

Esse indutor pode ser instalado em qualquer WahWah seja Cry Baby ou Vox, somente sendo necessária uma chave rotativa para seleção. O valor do capacitor de filtro que eu usei nessa demo foi 10nf, que é o valor clássico do Clyde também. 

Segue o vídeo:



       O indutor Smithers, assim como os transformadores da marca, é sem dúvida mais um dos produtos de qualidade internacional fabricados aqui no Brasil e merece o nosso selo de Qualidade Ouro LPG, com louvor. Sortudos dos que ganharam o seu no sorteio que fizemos quando postamos sobre a Smihters :-)! 

         Quer dar uma tunada no seu Wah? Entre em contato com o Leandro para obter seu Indutor e faça ou mande para que alguém o instale para você. Satisfação garantida!!!!!

Site da Smithers (clique)
Contato:
Smithers Audio
www.smithersaudio.com.br
www.facebook.com/smithersaudio

30 comentários:

  1. Oscar, acho que vou voltar a me arriscar num Wah.
    Eu não uso Wah, mas, se é um jogo que temos que jogar, que se jogue direito, né?

    E com um timbre desses, quem é que não quer dar uma pisadinha...


    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, eu uso mto pouco também... tanto que resolvi montar esse por FUN e o resultado está ai... Acabei vendendo meu Cry Baby Bonamassa também... :-)

      Excluir
  2. Oscar, qual o valor do indutor que melhor se encaixa no timbre do VOX, o de 680mh? Valeuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro. Cara é uma boa pergunta. Historicamente os VOX tem o som mais cremoso, parecido com o que associamos ao Red Fasel , portanto o de 680 mh como vc disse. No entanto, o indutor é apenas um dos componentes do circuito e embora seja determinante no resultado final, não é único. O melhor é aquele que funciona melhor pro seu equipamento e pra você e o legal do Smithers é justamente isso, da pra testar os 3 valores e escolher! :-)

      Abraço

      Excluir
  3. Brother, qual a influência do restante do sistema? Cogitei comprar um Behringer Hell Babe e otimizá-lo com o Smithers, acha que compensa?
    Cordial abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, eu diria que é 50/50. Eu cogitaria achar um cry baby usado ou mesmo um VOX por um bom preço e aí sim instalar o indutor. O Hell Babe é um outro esquema, usa sensor ótico se não me engano ao invés de potenciômetro e não sei se é baseado no mesmo circuito do McCoy antigo como Cry baby e VOX são.

      Excluir
  4. Tenho um Wah vox e abri ele pra trocar o indutor e o indutor original tem 4 fios, como saberei onde ligar os fios sendo que este indutor utiliza apenas 2?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oscar Jr.20 de novembro de 2015 02:21
      Maicon, os 4 pinos são sõ pra fixação Na placa, pois o indutor mesmo so tem 2, um onde começa a bobina e depois no final. tirando o indutor original vc vai poder ver o fiozinho do começo e do final da bobina. Eh difícil explicar aqui, então eu sugiro que se vc esta com dificuldades ou não se sente seguro, peça para um profissional fazer a troca pra vc. Assim você não corre o risco de danificar o pedal ok? Abraço

      Excluir
    2. Entendi Oscar! que bom agora fico mais seguro em fazer, não sou nenhum profissional em eletronica, mas gosto muito de fuçar nos meus pedais e guitarras!. Só mais uma duvida, meu wah vox tem um timbre bem "ardido" se eu trocar apenas o indutor posso ter uma melhora significativa? minha intenção é colocar uma chave pra ter os 3 timbres. Obrigado!

      Excluir
    3. O indutor ja vai ajudar. Outra coisa que vc oode fazer é voltar 1 dente na cremalheira do wah de modo a que ela abra menos o potenciometro. Essa eh uma mod bem comum pra conter CryBaby muito agudos! :)

      Excluir
    4. Muito obrigado pela dica Oscar! este é o melhor fórum de guita, aprendo muito aqui...

      Excluir
  5. Alguem ja instalou? Tem foto para mandar e onde acho a chave 1ptt..abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tenho um vox 847, precisa de algo alem da chave e indutor?

      Excluir
    3. Não precisa de nada mais Cristiano. É so remover o indutor original e inatalar o novo. Vc vai um dos lados na placa, os taps(diferentes indutancias) na chave e a saida da chave no outro buraco da placa.

      Excluir
    4. Obrigado Oscar, estou com dificuldade de achar esta chave 1 ptt...existe outro nome ..

      Excluir
  6. Oscar tudo bem? Fui em varias lojas de porto alegre e n achei a chave 1ptt, sabes onde encontro na internet? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cristiano. Eu comprei uma chave rotatória de 3 posições numa loja de eletrônicos aqui de Curitiba chamada Matsunaga. Eles não tem site pelo que eu saiba, mas procura no Google (Eletronica Matsunaga, fica na rua 24 de Maio) que tem o Telefone deles. Numa dessa vc consegue direto lá com eles.

      Excluir
  7. Oscar estou apanhando o modelo de wha V847 nao tem inductor removivel e na internet nao achei nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiano, nenhum Wah tem indutor removível. Você precisa remove-lo da plava e soldar o novo. É um trabalho não muito complicado, mas se você não tiver familiaridade com solda pode danificar a placa. Recomendo você levar/mandar a um especialista para efetuar a modificação caso não se sinta confortável. É melhor que arriscar perder o pedal.

      Excluir
  8. Oscar removi o L1a,abaixo tem o desenho de um fio e duas pontas, uma ligo no smithers e outra na chave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Cristiano.Vc precisa ligar uma delas na entrada do indutor e a outra na saida da chave, que será a responsável por selecionar o valor de indutancia. Assim quando vc selecionar os diferentes valores na chave, o circuito recebe o sinal do indutor.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. A saida da placa qdo coloco na chave (em umas das posicoes) funciona somente duas selecoes, onde e a solda correta na chave para este (soldar em todos as posicoes? Vou fazer um video depois lkkk

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Oscar Jr., gosto demais de seus artigos, me chamo Celso. Adquiri algumas coisas por causa da sua avaliação e explicação.
    Gostaria de receber esquema de modificação de wah que você fez no vox 847. Fique com Deus e muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Celso! Na verdade eu so usei a carcaça desse Vox e construi todo o circuito novamente do zero usando uma placa da Madbean Pedals. O projeto deles chame-se Wheener Wah e é baseado no Classico Clyde McCoy! O projeto está disponível no site (www.madbeanpedals.com)

      Excluir
  12. Olá sabe me dizer se esse indutor serve em um wah da shelter?

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um Cry Baby GCB 95 antiiiigoooo, e esse ano, 2021, coloquei um desses indutores, e mano... o resultado foi maravilhoso. Lembrando que você não vai comprar um pedal, creio eu, vai dar um up no seu.

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".