segunda-feira, 27 de julho de 2015

Trocando Tarraxas Kluson (Vintage Style) vs Grover (Modern Style)

Oscar Isaka Jr

          Trocar tarraxas já virou prática comum do cotidiano dos guitarristas. Sempre que compramos uma nova guitarra já olhamos o que podemos "melhorar" alguma coisa, seja na parte funcional ou meramente estética e as tarraxas são sempre um dos primeiros alvos de upgrade, pois existem vários modelos de excelente qualidade e custo relativamente acessível. 



         Pois bem, nesse final de semana estava testando alguns timbres com uma Les Paul aqui em casa e estava notando que a afinação não estabilizava. Afinava, tocava um pouco e bastava um único bend ou uma palhetada mais forte e pronto, a coisa já desandava. Eu estava até meio intrigado pois as tarraxas eram Gotoh com trava e isso não deveria estar acontecendo já que as cordas eram novas, nut lubrificado e tudo mais que manda a cartilha, mas algo ainda estava errado.
Olhando um pouco mais perto notei que em uma das tarraxas havia uma "folga" no buraco, como na foto abaixo:

Bucha da tarracha com folga
         Resolvi então retirar as tarraxas pra verificar se havia algo errado na instalação. Quando o fiz encontrei o que eu estava suspeitando, enquanto a furação das tarraxas dessa guitarra era para acomodar tarraxas tipo Grover modernas (10 mm de diâmetro), foram instaladas tarraxas do modelo Kluson da Gotoh, que apesar de serem com travas, têm especificações para o buraco da Kluson vintage tradicional com aproximadamente 9 mm de diâmetro.
Estava bem claro o motivo da instabilidade da afinação, pois o post da tarraxa não fica 100% firme e apoiado com a pressão das cordas. 

Comparação das medidas

      É uma diferença relativamente óbvia, e fica até difícil de acreditar que isso passaria desapercebido por quem instalou uma vez que as buchas da Kluson ficaria frouxa e cairia fora do furo, e realmente a pessoa que instalou percebeu isso e para remediar a situação enrolou pedacinhos de LIXA em torno das buchas a fim de preencher a folga.
A famosa "gambiarra" rsrs. Em alguns casos ela funciona e muito bem, como mostrado várias vezes aqui mesmo no blog, mas as vezes ela compromete o funcionamento correto da coisa toda. 


         Mas então eu não poderia ter uma tarraxa tipo Kluson em uma Guitarra previamente furada para Grover sem ter que gastar os tubos mandando para um luthier tapar os furos e refaze-los com o tamanho adequado? Claro que pode pequeno gafanhoto. :-) Existem buchas próprias para essa adaptação, que possuem todas as medidas para uma tarraxa Kluson/9mm, mas têm maior diâmetro para evitar folgas em um buraco feito para Grovers/10mm. A StewMac tem essas buchas (Clique aqui) e a GuitarFetish também (Clique Aqui). Ambas vem em jogos com as 6 unidades que podem ser usadas tanto para modelos com 6 em linha como 3 x 3.
Como eu tinha um jogo dessas buchinhas aqui, fiz a comparação com a "adaptação". Notem as diferenças de medidas. Isso, claro, sem contar que um pedaço de lixa não tem a mesma resistência mecânica que o metal usado nas buchinhas e a chance dele ceder com o tempo aumentando o problema é ainda maior.

Original, original + lixa e abaixo, a adaptadora
         A lixa até aumentou o diâmetro de maneira que as buchinhas originais não caíssem do buraco, mas não conferem a resistência necessária para estabilizar o eixo da tarraxa. Instalei as buchinhas adaptadoras na guitarra no lugar das "antigas + lixa, dei uma ajustada no tensor e nas oitavas e pronto, a Les Paul estabilizou e estava pronta pra guerra. Não teve mais nenhum problema de afinação. 


20 comentários:

  1. É muito bom ver o LPG ativo deppis de tanto tempo! Que continue cada vez mais!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ontem eu vi no guitarfetish.com essas buchas à venda... mas na hora não entendi a aplicação delas. Até que vi esse post! :D
    Como sempre, muito esclarecedor! É a 1º vez que comento aqui e conheci o blog faz 2 meses apenas, mas tenho prazer em ler diariamente o blog de vocês! Agradeço a você e ao Paulo pela disponibilidade em compartilhar suas experiências aqui no LPG! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edson. Eu não lembrei que a GFS também tinha as buchas. Atualizei o post com o Link de lá também! Obrigado e volte sempre! :-D

      Excluir
  3. Fala Oscar. Esse post é muito útil, a confusão dos headstock com furação para tarrachas vintage e moderna é recorrente para muitos.
    Tomara que consigam tempo para voltarem a colocar novos posts, não tenho dúvidas que ambos tem bom material para compartilhar.
    Devagar e sempre!!
    Abs,

    Marçal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos vamos voltando Marçal! :-) Obrigado pelo apoio e volte sempre!!
      Abraço!!!

      Excluir
  4. Há algum tempo resolvi colocar tarraxas no estilo Fender vintage numa Squier 51 e passei pela mesma questão. Apesar da ideia de fazer um modelo de guitarra com características retrô, muitos cortes de orçamento certamente foram feitos para manter esse modelo na faixa de preço que a empresa pretendia. Imagino essa ser a ideia por trás de usar tarraxas estilo modernas e bem genéricas. Eu já tinha as tarraxas da Wilkinson com estilo vintage e a tal "easy lock". Comprei esses adaptadores (três sets na verdade) pelo Ebay. Trabalho feito! Ótimo resultado! Mais tarde fiz o mesmo numa Giannini SuoerSonic que vendi recentemente. Obrigado por mais um post útil e interessante! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado você por compartilhar Alex! Apareça sempre por aqui! Abraço

      Excluir
    2. Ola Alex, Oscar Jr. Eu queria instalar o jogo tarrachas Vintage 6x1 em linha na minha strato (fender mexico standard). Porém o padrão de furação é moderna (tarrachas standard). Essas com essas buchas adaptadoras consigo instalar o jogo de tarrachas estilo Kluston Vintagem na minha strato standard?

      Grato

      Excluir
    3. Sim. O post é exatamente sobre isso.

      Excluir
  5. Olá Oscar e Paulo, bom ver que o blog continua na ativa, já estava com saudades de ler novas matérias aqui.

    Enfim, tenho uma dúvida. Supondo que eu esteja com o mesmo problema nas buchas das tarraxas como descrito aqui, e não tenha em mãos as buchas corretoras e tampouco tempo hábil para compra-las, o que poderia ser feito?

    ABÇs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, a outra solução correta seria você mandar num luthier para tapar os buracos e refazer os furos na bitola adequada pra bucha vintage ou mesmo comprar um set de tarrachas dessas blindadas com medidas modernas. Da pra fazer 1-2 shows se precisar com a "lixa" ou algum outro tipo de calço como quebra galho? Até dá, mas espere por instabilidade na afinação e correr o risco de danificar o poste da tarracha que vai ser forçado além do que deveria. Ok? :-)

      Excluir
  6. Oscar, por favor me tira uma dúvida...
    Ontem eu comprei uma SX SST 57 e, como vocês sabem, ela veio com tarraxas do tipo Kluson.

    No post aqui do blog sobre upgrade de SX, é recomendado a troca das tarraxas pelas Wilkinson EZ-Lock. Acontece que as EZ-Lock que eu vi na guitar fetish são do tipo grover e eu gosto muito do visual Vintage das tarraxas tipo kluson.

    Você sabe me dizer se esse modelo do link abaixo é uma boa 2º opção para eu fazer essa troca? Também são da Wilkinson.
    Obrigado e abração!

    http://www.guitarfetish.com/Wilkinson-Fender-Style-Nickel-Tuners-Six-for-Strats-and-Teles_p_891.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse modelo específico da GFS Edson, mas as medidas são as mesmas da sua sx.

      Excluir
  7. A uns anos troquei as tarraxas horiginais da minha epiphone por gotho,as duas modelo kluson.Pensei em por Grover,mas a diferença de preço das duas era enorme

    ResponderExcluir
  8. Caríssimo, Oscar! Ontem me surgiu uma dúvida em relação a minha guitarra (Gibson Les Paul Standart DC) que originalmente vem com tarrachas Grover, as quais foram substituídas pelo antigo dono por tarrachas Kluson que estavam numa epiphone les paul made in Korea. Então pensei "vou lá no LPG ver se encontro algo a respeito...e voilá! Aqui estava! huauhauhauhuahuahuah! Ainda não fiz a medição das buchas, e tampouco notei até então essa instabilidade (talvez pelo fato das Gibsons serem tinhosas qnt a afinação), mas agora que li seu caso vou dar uma olhada nisso. De toda sorte, e considerando as parcas informações dadas por mim aqui, acreditas q seja o mesmo caso? Não tenho um paquimetro digital para averiguar, mas vou atrás disso! Desde já, e mais uma vez, agradeço pelo conhecimento dividido! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, só se você notar alguma folga no encaixe das buhcas. Mas como vc disse, não nota nada e nem afinação instavel, então acho que esta OK! :-)

      Excluir
  9. Amigo, você sabe onde eu encontro essas buchas adaptadoras? (vou trocar as grovers por kluson) . Salvo engano, as medidas são de 10.0mm ou 10.5mm. Grato

    ResponderExcluir
  10. Otima matéria meu caro!
    Estou com duvidas em relação a um epiphone casino,não encontro tarrachad vintage compativeis,a gotoh sd 90 tem o posye muito curto,a schaller o poste muito fino 6mm,então eu teria que por um bucha da medida da furaçao com furo de 6....

    ResponderExcluir
  11. Comprei uma Kluson com trava MBSL6LC..ja conhecia esse modelo?

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".