domingo, 25 de julho de 2010

Fender Telecaster Custom 1974



         Adquirida em 1980. Comprei na importadora Leimar em SP, nova. Só há uns 7 anos descobri que ela é de 1974 (é uma guitarra com 36 anos, portanto). Estranho...6 anos nas lojas... Será que ninguém queria uma tele custom branca com Bigsby? Lembro que na época as Fender e Gibsons estavam "em baixa", todos queriam guitarras modernas (Ibanez, etc.). Eu fui até lá decidido a comprar uma Telecaster mas a única que havia era essa com Bigsby. Levei.

Toquei-a durante uns 2 anos original mas não usava o tremolo e até me incomodava bastante com os palm mute. Troquei-o por uma ponte Gotoh de 6 saddles. Pintei-a de vermelho e por último de preto... Assim como aconteceu com a tele 1968, na  época não tava nem aí pra essa coisa "vintage". Fiz o necessário pra deixá-la do meu gosto. A Bigsby ficou rolando pelas minhas gavetas durante usn 15 anos... Depois sumiu... Em 1985, o captador da ponte morreu... Coloquei um Seymour "Quarter Pound" (exagero!!). Tocava coisas mais pesadas e até que caiu bem pra época...

A pior coisa para uma guitarra é um guitarrista que não sabe nem o básico de manutenção. Eu mal sabia regular as oitavas. Tensor? O que é isso?
Em 2003 levei-a a um luthier (o primeiro que tive contato após 25 anos) e o braço tava tão empenado que ele teve que trocar a escala (até aí tudo bem - ele colocou uma nova de jacarandá baiano). Não quero comentar sobre esse luthier, mas diante de um cliente sem conhecimento, um pouco de ética e bondade são uma dádiva. Não os tive. Por alguma razão muito bizarra ele colocou marcadores pequenos, fora do padrão Fender. Os trastes novos, sem acabamento, quase cortavam a minha mão. E demorou uns 4 meses pra me entregar a guitarra. Mas pelo menos a escala é de jacarandá antigo.
Agora eu sei...
Bem, as fotos ainda são com os marcadores pequenos, mas ela já foi devidamente arrumada  há 4 meses (depois eu posto as fotos novas)
Sempre achei que o corpo fosse de Alder, mas hoje tenho quase certeza que é Ash - pelo peso e pela cor original, um branco quase transparente. Tô tentando localizar fotos da época, mas por enquanto tem uma de 1980 (fora de foco):


Ano passado resolvi colocar o Seymour HotRails retirado da tele 68 nessa. Prá minha surpresa, os pots são de 1 mega (todos) e os capacitores, cerâmicos de 0.022uf. Absolutamente fora do padrão telecaster. E essa parte nunca foi mexida...
Mas pesquisando, li que a Fender realmente usou pots de 1 mega nas Teles durante um período nos anos 70.

Update 01/2012:
Rebobinei um Seymour Quarter Pound antigo. Está com 8,2k. O HotRails foi pra outra guitarra, com madeiras menos ressonantes... :)
Update 08/2012: Não tem jeito - nenhum captador é melhor que o Rosar Vintage Hot T na ponte de telecaster,


Especificações
Corpo: Northern Ash
Braço: Maple, "C"
Escala: 251/2", Jacarandá, Raio: 9.5". Nut: latão
Tarraxas: Originais, com o logo "F"
Captador Ponte: Rosar Vintage Hot T - 7,4k
Captador Braço: Humbucker Wide Range original (Seth Lover/Fender) - 11k
Pots e capacitor: Originais, 1 MEG, capacitores cerâmicos 0.022uf
Ponte: Gotoh Modern Tele, com 6 saddles


O braço é quase igual ao da 68. Perfeito...

10 comentários:

  1. Thіs infο iѕ worth eѵeryоne's attention. When can I find out more?
    my web site - http://www.sfgate.com/business/prweb/art...075176.php

    ResponderExcluir
  2. It is аppropriate tіme to maκe some plans for the future and it is time to be hаppy.
    I have read this post аnd if I could I wаnt to ѕuggest yοu some intеresting things or аdvice.
    Perhaps you could write next articles rеferring to thіs article.

    I want to гead mοre things about it!

    my site home laser hair removal

    ResponderExcluir
  3. Hі fantastic blog! Doеs runnіng a blog such aѕ
    this requiгe a lot of worκ? I have absolutely no eхpeгtiѕе іn coding but I was hopіng to start my own
    blоg sоon. Anyway, if you have any іdeаѕ
    or techniqueѕ for new blog owners pleasе ѕhaгe.
    I understаnd this is оff subjeсt hоωеvеr I just
    nеeԁed tο ask. Кudos!

    Alѕo νisit mу wеbѕite: www.prweb.com/releases/Silkn/sensepilreview/prweb10193901.Htm

    ResponderExcluir
  4. Ηeyа i am for thе first time here. I found
    thіs boarԁ and I find ӏt гeаlly
    useful & it helреd me out much.
    I hopе to giνe somеthing bacκ and аid оtheгs
    like you helрeԁ me.

    Look at my wеb ρagе :: http://www.sfgate.com
    My website - http://www.aionarts.com/

    ResponderExcluir
  5. charmosa essa Tele. Sou "Teleiro" (testei todos os modelos, por uns anos achei ser Strateiro, mas no primeiro teste, no primeiro riff percebi que minha pegada e fraseado são de braço/escala Tele e minha palhetada "noiseada", realmente "dois Singlecoils".. Ainda não pude comprar uma Fender (meu sonho é uma Sonic Blue com pickguard Red Candy e - se possivel hehe - Bigsby).. Estou sofrendo com essas mais baratas, a atual é uma Condor CT-10SM, mas ta triste, palhetando um pouco mais forte (solo, por exemplo, tipo palhetada pra Bend, Lick..) soa um trastejo incomodo.. Acabo de adquiri-la, tem algum conselho? Não aparenta ser ponte/carrinhos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 90% de chance de ser problema com trastes e/ou curvatura do braço.
      Se não tens experiência com isso, um luthier resolve rapidamente.

      Excluir
    2. atualizando, pesquizei bastante, conversei com guitarristas e luthiers (sem levar a Tele, estava sem grana) e realmente aparenta ser braço/trastes. Segunda feira levarei ela para um luthier dar uma geral no braço. Obrigado, pela disposição, pelo blog e por ser amante de guitarra(s), não encontro palavras para descrever o quanto este instrumento é prático, versátil e interessante.

      Um pedido: pode fazer um post sobre as linhas mais baratas de Tele da Fender? Das que testei, gostei mais da Affinity (eu disse mais baratas mesmo! Hehe) mas é sempre bom saber a opinião de especialistas..

      Excluir
    3. Já tá anotado :)
      A linha Squier Affinity teoricamente é de alder, mas nada garante que seja o americano. Além disso, é 3-5 mm mais fina que o padrão.

      É melhor que as Squier de basswood, entretanto.

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".