sábado, 3 de setembro de 2011

Shelter SX Headstock: remake!


(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)





Coisinha feia, não? :) Se o headstock (cabeça do braço) da Fender Stratocaster não fosse o ícone que é, talvez até não achasse esse tão feio, mas aquela ponta curvada...
Depois que a Fender ganhou na justiça a exclusividade do desenho do headstock (mas não do corpo da guitarra), os outros fabricantes foram obrigados a fazer pequenas variações para não serem processados.
Pois bem, tenho duas SX e coloquei outros braços nelas. Ano passado resolvi aproximar um deles do desenho da strato Fender. Recortei o bico. Ao fazer isso, retirei boa parte do verniz "amarelo mijo" (exagerado, mas é bem parecido com alguns modelos Fender da década de 50) e não sabia como fazer o acabamento no mesmo tom. Só uso verniz spray em lata, pra coisas pequenas.
Decidi então retirar TODO o verniz do braço. Foi um sufôco danado - ainda hoje tem resquícios na escala. Esse do ano passado ficou assim:

Bem melhor! :)

Há umas duas semanas, encomendei dois corpos de Telecaster (um Ash, outro Alder) e apenas um braço de maple com o luthier Cavalheiro. Como tinha esse outro braço SX de maple sobrando por aqui, resolvi transformá-lo num braço de Telecaster.
O trabalho aí é mais complicado. Tem que recortar mais e adaptar algumas curvas pra ficar no padrão Tele. Mas uma coisa já havia decidido: não retiraria todo o verniz. Tentaria refazê-lo.
Quando acabei, o headstock ficou assim:


Ficou uns 80-90% no padrão oficial vintage da Tele, mas quando tentei usar verniz em lata, ficou complicado. Resumindo, duas tentativas e dois fracassos. Nas duas tive que remover o verniz grudento com acetona. Terrível.
No desespero, peguei um pote de Acrilex laranja da minha filha, e misturei esse laranja (uns 20-30 ml) com 20 gotas de corante amarelo e 10 gotas de corante ôcre, ambos para tintas comuns:

Esfreguei direto no maple, com um pano, até grudar bem e ficar com a cor igual, no olhômetro mesmo... Em seguida, usei o velho verniz de spray em lata. 3 passadas e o headstock começou a ficar com cara de que nunca foi mexido... :)
Aproveitei e coloquei um decalque Fender (se não colocasse, seria como uma garrafa de Coca-Cola sem nada escrito - não faz sentido :) ). Veja a sequência de fotos:


Atrás, um decalque pra identificar como minha e não passar por falsificação de Fender - "Jack Custom" - hahahá! :)
Claro, tive que aumentar as cavidades das tarraxas pra colocar essas Grover Mini. Já postei aqui como fazer isso com tesoura, mas dessa vez tava sem paciência e arrisquei com uma furadeira. Tava com sorte mesmo! Apenas pequenas lascas quase invisíveis :)

Um luthier faz tudo isso profissionalmente, mas a idéia aqui é "sem luthier" - coisa caseira mesmo:


Serrinha, grosa, lima redonda, lixas, furadeira e verniz em spray. Essa é provavelmente a última vez que faço isso, pois não pretendo mais comprar guitarras baratas e tuná-las.
Mas o interessante é que esse tipo de trabalho é uma coisa meio "Zen". Pra mim, funciona como um Lexotan, ou melhor, uma terapia de relaxamento... :)

______________________@@@@________________________

Posts similares:
http://guitarra99.blogspot.com.br/2012/07/logotipo-fender-decalque.html

71 comentários:

  1. É sim, é bacana fazer esses trabalhos pra "sair da rotina". Certa vez, pintei uma Lyon de amarelo certa vez e ela ficou engraçada. Mas idéia era algo diferente mesmo. Tenho isso postado no fórum aqui:

    http://guitar.forumeiro.info/t22-construcao-ou-reforma-por-suas-propias-maos

    ResponderExcluir
  2. Ta ai uma coisa que eu não sei fazer.... mexer com madeiras desse jeito...

    Ficou excelente!

    Esse Lexotan funciona que é uma beleza.. Fico finais de semana inteiros em projetos aqui as vezes e é a minha terapia....!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, a mistura de tintas ficou boa mesmo. Aliás, os braços aparentemente ficaram bons. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Cara, sou fãnzasso de carteirinha do seu blog e das suas peripécias! Foi atraz desse Lexotan, inspirado nesses posts que hoje atendo alguns clientes aqui em Sorocaba!
    Parabéns Jack!!

    ResponderExcluir
  5. Sou fã do blog do Jack por que o Home é o Mc Gyver das guitarras, não se aperta nunca. Parabens Jack. Killerabraço.

    ResponderExcluir
  6. Luiz e Lucas: Obrigado!

    Jr: Algo me diz que não vai demorar muito pra isso... :) hahahá!

    Tanaka, como já te disse antes, fico muito honrado com a referência. Tenho acompanhado o teu blog e agora mais ainda o blog da Tanaka Guitar Tech. Aquela Squier com a folha por cima me lembrou as Tagima da vida. Vamos ver no que vai dar. :)

    Killer: McGyver é f...! :) Só quem tem mais de 30 anos sabe quem é o pinta :)

    ResponderExcluir
  7. Muito legal, Paulo! Essa visão de "sair do quadrado" é o q eu acho mais legal nas suas empreitadas. Eu nunca havia imaginado um headstock de Tele "dentro" de um de Strato, e seu trabalho ficou realmente muito bom! Parabéns!!!

    Só fiquei preocupado com uma coisa:

    "Essa é provavelmente a última vez que faço isso, pois não pretendo mais comprar guitarras baratas e tuná-las." Ô.Ô

    Como diriam aqueles seriados enlatados dos anos 60/70: "E agora, quem poderá nos salvar?!?!?!" Hehehehe...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Fala Jack !! Execelente trabalho

    Quanto aos corpos de guitarra que vc encomendou, poderia me passar o contato do Luthier( to querendo encomendar um corpo em Alder ou Ash pra canhoto)

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Já deu pra bolinha, né Sid? :) Tô há uns 4 ou 5 anos mexendo em guitarra barata, querendo tirar leite de pedra. Tenho 10 corpos de guitarra aqui que preciso dar um fim... :)
    Agora, só filezinho... :)

    ResponderExcluir
  10. Ulisses, as madeiras eu comprei na Music Tools, com o Miguel Cardone:
    vendas@musictools.com.br

    O e-mail do luthier Cavalheiro é:
    oficinadomusico@ig.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Jack! ótimo trabalho hein cara!!! adorei o "Jack Custom" !!!

    Deixe tirar uma dúvida com vc cara...
    Toquei recentemente numa guitarra (uma Jackson Adrian Smith) e achei o máximo o braço sem verniz, bem liso mesmo. Senti que a ação ficou muito mais rápida. Dai fiquei na´pilha de fazer o mesmo em uma das minhas guitarras...

    Perguntei para alguns luthiers que foram contra, pois retiraria a originalidade da guitarra e coisa e tals... mas sinceramente não me convenceram...

    Queria saber de vc se já fez algo pareceido e teria alguma indicação ou referência. Quero fazer isso na minha les paul (epiphone) e fico com medo de talvez perder alguma coisa lixando demais o braço...

    Abs.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  12. "Essa é provavelmente a última vez que faço isso, pois não pretendo mais comprar guitarras baratas e tuná-las."

    Pronto... O Paulo só vai comprar guitarras caras pra tunar. Vai deixar de atiçar nossa G.A.S. pra incentivar a falência dos guitarreiros chefes de família. KKKK

    Genofre:
    Tem muita gente que curte o braço de guitarra pelado! Além de ter o movimento mais livre, dá pra sentir melhor a vibração do braço. O maple dá pra deixar ele beeem polido e pelado, que o máximo que pode acontecer são "pegadas" escuras nos lugares que a mão fica mais (e que acho um charme no braço da guitarra). O mógno deve ser mais poroso, por isso é legal lixar o verniz e passar um selante mais fino, que proteja, mas não atrapalhe (meu luthier fez isso na minha lespa genérica da sx. ficou um luxo!). Pode tbm, passar um bombril no verniz original da guita, pra ficar mais liso e menos grudento. Tem um post antigo do Jack que ensina isso aí.

    ResponderExcluir
  13. O Rodox disse tudo Leo.
    Na maioria das vezes, basta uma leve lixada para retirar o brilho excessivo, que também é a causa do braço "grudento". Podes retirar todo o verniz, mas não há necessidade. Veja as dicas aqui:
    http://guitarra99.blogspot.com/2010/11/sem-luthier-parte-2-bracos-envernizados.html )

    ResponderExcluir
  14. "Já deu pra bolinha, né Sid? :) Tô há uns 4 ou 5 anos mexendo em guitarra barata, querendo tirar leite de pedra. Tenho 10 corpos de guitarra aqui que preciso dar um fim... :)
    Agora, só filezinho... :)"

    Hehehehe... tá bom, tá bom! Agora eu confesso q fiquei até com medo! Se vc conseguiu atiçar minha GAS com Stratos, o q será q está por vir?!?!?! Oh, My! Vou ter q concordar com o Rodox: "Vai deixar de atiçar nossa G.A.S. pra incentivar a falência dos guitarreiros chefes de família"!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. kkkkk! :)
    Tirando uma Gretsh com captadores single Dynasonic, só me falta uma LP Gibson Custom Shop 59 boa, Sid.
    Estou 100% satisfeito com as Telecaster e Strato que tenho. A minha LP 81 caiu do céu porque ela tem uma sonoridade única (e fantástica), mas ainda falta uma excelente LP com braço de mogno.
    Tenho que tocar mais e colecionar menos!!! :)

    ResponderExcluir
  16. Opa!!! Se um desses 10 corpos de guitarra baratinha foem parar na fogueira me vende um antes!

    Mas tem que ser baratinho tb...rs

    Estou com umas ferragens encostadas aqui e penso numa strato ou tele no melhor estilo faça você mesmo "Eric Clapton".

    abraços

    ResponderExcluir
  17. Pedro, seria um presente de grego! :) São corpos ruins de timbre
    A não ser que queiras sofrer tentando arrumar o timbre de um desses... :)

    ResponderExcluir
  18. Paulo,

    Que os timbres devem ser ruins eu imagino, afinal vc despensou esse corpos...

    Mas na verdade, estou com a ideia de ir montando uma guitarra por partes, para ir aprendendo e se divertindo tb ! rs

    O problema depois seria encontrar algum braço que se encaixasse. Mas isso pode ser pensado com o tempo.

    Já procurei alguns corpos de strato no ML e eles não parecem confiáveis, além do preço não ser em conta.

    Por fim, a vontade mesmo é de fazer uma Frankenstein. Assim, vai que ela soa legal quando pronta!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Pedro, geralmente os braços ou a cavidade (tróculo) deles precisam de algum ajuste, mas não é muito complicado não.
    O difícil mesmo é conseguir um corpo com boa madeira.

    ResponderExcluir
  20. Olá Jack, parabéns pelo trabalho ai!! Cara vc pode explicar como vc fez pra tirar todo o verniz de cor de mijo do braço da sua SX, eu vi um link q vc passou mas esta dando erro. Ficou muito melhor só na madeira. Vc envernizou dpois de lixar, pq parece q esta brilhando na foto...forte abrassssss

    ResponderExcluir
  21. Desse headstock tirei com lixa.
    Em outro braço SX desse tipo, usei removedor em gel. Foi bem sujo e complicado e ainda ficaram alguns resquícios perto dos últimos trastes - não faria de novo... :)

    ResponderExcluir
  22. Hahaha....entendo, deve ter sido um baita trampo ter retirado todo esse verniz ai, eu tb sou curioso em modificar guitarras, tenho uma sumburst que tentei relicar ela deixar parecida com a do SRV, até que não ficou mal...haha...
    Mas mestre mesmo ficou aquele Head que vc modificou pra ficar igual os Fenders, perfeito cara, nem parece que foi colado outra parte, como vc fez isso?? usou maple mesmo? até os veios estão no mesmo padrão. Abrassss!

    ResponderExcluir
  23. "Pois bem, tenho duas SX e coloquei outros braços nelas. Ano passado resolvi aproximar um deles do desenho da strato Fender. Recortei o bico."

    Olá paulo, muito legal o trabalho que voce faz com as guitarras.

    a minha duvida é com que ferramentas voce "recortou" o bico, para que ficasse semelhante ao padrao fender. e tbm gostaria de saber os tipos de lixa, numeraçao, etc


    obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Tá descrito no final do post, inclusive com a foto das ferramentas usadas.

    Primeiro, desenhei com lápis os contornos. Cortei o bico grosseiramente com a serrinha (amarela, da foto), em seguida a grosa e depois lima para dar o contorno (lima reta, que não está na foto - a lima redonda da foto foi para as curvas). Lixa 100, depois 200 e por fim uma 400 pra deixar tudo bem lisinho.
    Por fim, tingimento, duas camadas de spray verniz, esperei secar 24 horas, coloquei o decalque e por último mais duas ou três camadas de spray.

    ResponderExcluir
  25. Queria saber sobre o Head da strato SX onde vc recortou aquele bico feio e transformou em headstock de strato Fender perfeito, vc colou madeira? como conseguiu essa perfeição? A tele eu entendi, e ficou show! Só não entendi a da strato...rsrs

    ResponderExcluir
  26. Não é perfeito não... :) Se colocares um original do lado dá pra perceber :)
    Mas essa é bem mais fácil que a versão pra tele: é só cortar a ponta do bico e arredondar o resto.

    ResponderExcluir
  27. Nossa cara, na foto parece até original, nem da pra perceber direito, pessoalmente deve ser diferente mesmo. Mas show de bola cara! Obrigadão ai pelas dicas! Abrass!

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma SX SST62 há dois anos, guitarrinha que eu adoro e me serve perfeitamente. Além dela ter me acompanhado na minha empreitada de tocar blues, também me serve de cobaia para experimentos "lutierísticos": nada como uma guitarra boa e barata que nos abre esta possibilidade. Mas sempre achei que este bico no headstock distoa do design 'stratocaster'. Meio que por acaso cheguei no sei blog, e estou decidido a submeter minha SX a mais este teste. Acho que já tem detalhes suficientes no seu post, só queria saber onde vc conseguiu o decalque. NÃO penso em colocar o logo da Fender, mas o 'STROCASTER' é essencial. Obrigado pela sua postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio, é a quarta ou a quinta vez que essa questão do decalque é levantada... Acho que vou ter que fazer um post :)

      Mas copiei a última resposta. Transcrevo:

      Eu mesmo imprimo. Levei um tempão pra fazer, configurar e padronizar os logos no Photoshop. Imprimo em um papel/plástico decalque especial, no formato A4, transparente, para jato de tinta. Depois de imprimir tem que aplicar spray de verniz protetor.
      Comprei o papel decalque aqui:
      http://sirapvisual.webnode.com.br/

      Se precisas só de um, tem à venda no ML - já vi umas 3 ou 4 vezes, mas não guardei o link.

      Excluir
    2. Paulo, obrigado pela dica. Encontrei tb uma postagem no guitarcorner (link abaixo), usando impressora laser e a parte lisa descartável de papel auto adesivo. Me parece que o resultado tb fica muito bom. De qualquer forma, acho que um post sobre seu trabalho com headstocks seria interessantíssimo. Obrigado e parabéns pela qualidade do seu blog.

      http://guitarcorner.com.br/viewtopic.php?f=6&t=7905&sid=e55ab9099b84a85614a9099a87475676

      Excluir
    3. Legal o link Rogério :)
      Um dia ainda vou testar isso - mas tem que ser numa Laser colorida...

      Excluir
  29. mano poderia me indicar alguns fornecedores de peças tipo pots , knobs , tarrachas, ponte, capacitores pois os que tenho estão atrazando muito a entrega sou luthier aki no rio de janeiro, desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como luthier, se tiveres pessoa jurídica/cnpj, podes comprar direto dos fornecedores, e é BEM barato:

      Musical-Express:
      Izabel | Vendas
      izabel@musical-express.com.br

      Izzo:
      Diego Sanches
      Vendedor | Vendas
      dsanches@izzomusical.com.br

      A Condor Parts era excelente, mas está fechada no momento.

      Eu não compro deles porque obviamente não sou luthier e preciso de poucas peças e só ocasionalmente. Geralmente uso fornecedores que vendem no ML ou compro nos EUA pelos correios.

      Excluir
  30. então sou luthier porém ainda não sou pessoa juridica tenho uma oficina em minha casa mesmo

    ResponderExcluir
  31. Paulo, vi no seu outro post sobre a tunagem da SX que vc colocou um decalque Fender estilo 50's no headstoque. Onde vc encontrou o declaque?

    ResponderExcluir
  32. complementando meu post acima, me refiro ao arquivo (figura) do logo Fender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi anteriormente essa pergunta é só olhar um pouco mais em cima.
      De qualquer jeito, fiz um post só sobre isso:
      http://guitarra99.blogspot.com.br/2012/07/logotipo-fender-decalque.html

      Excluir
  33. Olá Paulo, estou sempre lendo seu blog e queria saber se vc já usou estes produtos pra remover tintas/vernizes (pintoff, striptizi, etc). Talvez facilite o trabalho de remover tudo na lixa. Estas SX possuem uma grossa camada de poliuretano e este tom amarelão do verniz não é muito bonito. Vc já testou passar apenas seladora ao invés de verniz spray em algumas de suas guitarras tunadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rogério. E o meu preferido é o Striptizi. Remover PU na lixa é trabalho pra masoquista! :)
      Já falei sobre isso algumas vezes. Os links:
      http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/12/sx-de-alder-alder-qual-dos-23-tipos.html

      http://guitarra99.blogspot.com.br/2011/06/cort-kx-custom-ser-ou-nao-ser-eis.html

      http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/09/tagima-735-special-ou-como-levar-gato.html

      Excluir
  34. Amigo ficou fantástico mesmo o serviço, eu também cansei de ficar apressando guitarras caras e ficar chupando o dedo, eu peguei duas guitarras uma Yamaha Japonesa e uma Gianinni Sonic, refiz o corpo uma medira muito dura e tratada, e criei dois modelos, coloquei trastes e ponte gotoh, a gianinni tem um timbre maravilhoso sem igual, mas a yamaha eu troquei os captadores por fender, ficou excelente, pode conferir nas fotos que estarei postando aqui: http://www.facebook.com/LouvarAdorarGuitars

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Amigo, tenho uma dúvida quanto ao recorte que você fez na Mão da Guitarra...
    Depois que você cortou e deu acabamento, ele ficou proporcional ao tamanho do fender ou ficou menor?

    estou querendo fazer isso na minha heuhauie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra Telecaster fica uns 95% no padrão, mas pra strato, a bolinha da ponta fica um pouco menor. Parecido, mas fora do padrão.

      Excluir
  37. Só uma dúvida: como você tirou o logo antigo? Com lixa?

    ResponderExcluir
  38. Fala Paulo..
    Preciso de conselhos sobre uma compra ja q vc eh o cara das Sx rsrs
    To querendo comprar essa Sx Vintage Custom
    Um brother ta querendo me passar por mil dilmas. Pergunto. Vale a pena?

    Valeu pela atenção ;)

    Segue o link das fotos.

    https://m.ak.fbcdn.net/photos-f.ak/hphotos-ak-ash3/s720x720/734034_615302325164092_741162554_n.jpg

    https://m.ak.fbcdn.net/photos-d.ak/hphotos-ak-ash4/s720x720/482595_615302338497424_1778928423_n.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma linha um pouco melhor mas só cosmeticamente, Calebe. O hardware original é ruim como as outras e terias que gastar mais uns 600-800 reais pra deixá-la legal.
      Tem uma strato da marca Vintage (V6 Reissue) muito boa em promoção aqui:
      http://www.multisom.com.br/guitarra-vintage-strato-v6-reissued-series-azul-2299.html
      É azul, estilo Fender anos 60, mas todos os componentes são de qualidade e não precisarás fazer praticamente nenhum upgrade - já vem pronta.

      Excluir
  39. Tem certeza que essa da multisom vale a pena Paulo?? queria com braço em Maple.. e com o tempo vou querer ela preta.

    e quanto aos captadores dessa que me indicou, são bons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza, só Deus tem, Calebe :)
      Mas as especificações da V6 são claramente superiores à SX, além do corpo ser de alder americano. Teoricamente - não testei especificamente essa, mas várias outras Vintage - ela é melhor do que uma Strato Fender Mexicana Standard. Os captadores são de alnico e a ponte já recebeu o selo prata do blog. Pra deixá-la no nível de uma Fender americana, acho que eu só trocaria o bloco pesado de zinco da ponte WVC por um bloco de aço Manara (já postado aqui - 129 reais). As tarraxas EZ lock são muito boas.
      Enfim, a guitarra tem excelentes especificações - não acharás nada nesse nível por menos de 1500 reais.
      Claro, comprar sem testar é um risco, mas o preço está excelente.

      Excluir
  40. Cara.. vou arriscar, apesar do frete ter ficado um pouco "salgado" mandei email pra eles pra ver se rola algum desconto a mais rsrs.. assim que concluir tudo te mando o feedback. vamos ver no que isso vai dar..

    ResponderExcluir
  41. Olá Paulo.
    Outro dia fui na casa do Adriano/RDC e ele me indicou seu blog.
    Estou com um projeto Variax/Tele e vou comprar um corpo da RDC de freijó.
    Gostaria de saber qual tipo de verniz você usou pra proteger o headstock e pro corpo.
    E se seria possível você disponibilizar o template do photoshop que você imprime os decalques pra gente ter a medida exata.
    obrigado e desculpe a quantidade de perguntas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá explicado nesse post e em vários outros, Luiz. Eu utilizo verniz em spray/lata.
      Eu postei uma imagem que pode servir de template, após redução. Acho que está no post sobre a tunagem de uma SX... Utilize a pesquisa do blog.

      Excluir
  42. Olá paulo, tenho visto seu trabalhos e achei interessante, aonde posso encontrar imagem do tamanho correto do original strato da fender para imprimir, gostaria de aplicar como um amigo la encima postou atraves de papel adesivo, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. http://guitarra99.blogspot.com.br/2012/07/logotipo-fender-decalque.html

      Excluir
  43. tem como alguem me passar um gabarito para cortar o headstock da minha SX pra ficar no padrão fender Strato??

    ResponderExcluir
  44. Novamente, faltou um pouco de esforça na pesquisa:
    http://guitarra99.blogspot.com.br/search?q=headstock

    ResponderExcluir
  45. Paulo pelas postagem que li, você utiliza o verniz em spray somente em pequenas parte ( Ex.: headstock ). Por acaso já utilizou o verniz spray no corpo da guitarra ? Foi possível um resultado satisfatório ? Neste caso, qual marca foi utilizada ??

    Abraço jack.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em várias guitarras fiz o acabamento com verniz spray, de várias marcas. Ultimamente tenho usado somente da marca Renner ou Colorgin. Se não queres aquele aspecto com MUITO brilho e reflexo. o spray dá bons resultados

      Excluir
    2. Muito obrigado pela ajuda, Paulo! Novamente!

      Vou por a mão na massa e ver o resultado.! =)

      Grande Abraço.!

      Fica na paz.!!

      Excluir
  46. Paulo, por favor, sou bem inexperiemte nisso, preciso de uns coselhos seus, poderia conversar comigo por email, ou algo do tipo, preciso muito de sua ajuda, gostei do post e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, é impossível atender pessoalmente cada dúvida. O objetivo do blog é fornecer substrato para que cada um tire suas próprias conclusões, ok?
      Por favor, leia aqui:
      http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/05/faq-003-orientacoes-para-perguntas.html

      Excluir
  47. sera que com outra marca de corante irei ter um resultado parecido com o seu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia aqui é: só tentando pra saber e aprender, meu caro...

      Excluir
    2. brigado mas umas vez pela resposta amigo! melhor blog que conheço!!!

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Olá Paulo, tudo bem?
    Por um acaso no meio das suas coisas você tem algum braço de sx para venda/doação? :p

    ResponderExcluir
  50. Fala Aee Paulo !
    gostaria de saber, se faz isso por encomenda irmão ?
    porque realmente ficou muito top !
    tmj

    ResponderExcluir
  51. quando vc misturou vc usou todo o vidro de tinta gauxe laranja e quantos ml era

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".