segunda-feira, 22 de julho de 2013

QUIZ - Diferenças entre tipos de Saddles

Oscar Isaka Jr.

      Voltando a falar um pouco das pontes e seu impacto no timbre, na última semana estava mexendo na minha Strato e resolvi fazer um experimento com os saddles. Durante as pesquisas sobre a ponte de Strato do outro post (clique aqui), sempre li que os Saddles Vintage chamados de "Bent Steel" (Aço Dobrado) tinham uma diferença sônica sobre os "Block Steel" mas nunca cheguei a uma conclusão empírica sobre o assunto. Acho que na verdade nunca realmente acreditei nisso até ouvir o Guthrie Govan dizendo que preferia o som do Bent Steel e resolvi pagar pra ouvir. Como minha Strato tinha ponte Gotoh 510 com os Block Steel Saddles, comprei um set de Callaham Vintage Bent Steel Saddles e fiz o teste A/B.

      Abaixo gravei o mesmo riff com todos os settings iguais. Nada mais da guitarra mudou além deles, mas eu pergunto a vocês, qual é qual?



Peço que deixem suas impressões nos comentários, mais para o final da semana eu e o Paulo completamos o post para discutirmos o assunto.

A guitarra é uma Castelli com corpo de Alder, braço maple + rosewood e captadores Klein.

26 comentários:

  1. Jr, eu ouvi os testes no IPAD (não foi no fone), e percebi que o segundo sample é mais seco/curto e direto que o primeiro, em que o timbre tem um pouco mais de "ar", parece q ressoa mais... vou ouvir de novo no fone pra emitir uma opinião mais certa, mas acho que o segundo é Bent Steel. Mesmo assim, eu achei que a diferença foi tão mínima, que eu desisti da idéia de comprar esses saddles calaham pra minha american deluxe. Mas ainda tenho uma dúvida: a fender american deluxe vem com saddles block steel, ou são saddles de alumínio? Se forem de aluminio, aí eu começo a repensar em fazer a troca, hahah... mto bom o quiz! Continue com posts assim! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei a American Deluxe é Stainless Steel, ou seja aço INOX. Diferente dos dois aqui! :-)

      Excluir
  2. Não consigo opinar de qual é qual. Mas gostei mais do som do primeiro. Me parece que o som ficou menos "engasgado". Parabéns pelo ótimo trabalho. Abraço, tchê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Fica ligado que ate o final da semana vem o resto :-)

      Excluir
  3. Olá Jr, mais um teste simples e bem legal.

    Ouvi duas vezes cada demo, aos meus ouvidos o primeiro tem um timbre mais "na cara", aberto e um pouco mais estridente. O segundo mais equilibrado, suave e melhor definido.
    Eu chuto que no primeiro som tem saddles Block Steel e no segundo saddles Bent Steel.
    Gostei muito dos dois, um pouco mais do primeiro, não sei por qual motivo.

    Abs,

    Marçal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marçal, excelentes colocações! Eu também gostei dos dois! São ótimos sons cada um na sua!

      Excluir
  4. O primeiro tem um som mais legal, mais robusto e encorpado, já o segundo é mais definido. Acho que o primeiro é o vintage bent steel e o segundo é o block steel que na minha lógica deve gerar maior definição por ser em tese de maior dureza.

    ResponderExcluir
  5. O primeiro som me pareceu mais "vintage", acredito que seja o saddle da bent, ja o segundo mais fechado ta mais a cara de um block stell... Agora esperar a resposta certa =D

    ResponderExcluir
  6. Eu mesmo não saberia dizer qual é qual porque sempre evitei os bent saddles vintage - seus parafusos machucam minha mão - mas o importante aqui é descrever quais e como são as diferenças que ouvimos. Estamos quase todos concordando que o segundo é mais seco e definido, mas o primeiro tem mais presença e corpo, com as frequências graves a agudas mais
    "separadas"... Também gostei dos dois e é muito difícil dizer se há ou não algum melhor.

    ResponderExcluir
  7. O primeiro tem um twang muito mais estalado e parece ter mais dinâmica do que o segundo, que por sua vez parece ser mais flat e mais bem comportado. Como sempre achei a strato uma guitarra rítmica antes de tudo, fico com os primeiros saddles.

    ResponderExcluir
  8. Em strato não consigo perceber diferença. Em teles, a ponte vintage faz uma certa diferença. Vou ouvir a gravação com fones para tentar pegar algo, ouvindo pelas caixas não percebi muita diferença.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei mais do segundo, parece-me que há uma leve separação mais evidente entre as cordas, muito embora o primeiro ter mais corpo.
    É uma diferença sutil, mas existe...

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, guitarra é igual culinária!! Cada tempero diferente pode (ou não) fazer um prato delicioso ou estraga-lo dependendo do cliente! :-)

    Quinta feira a noite publicaremos o resultado :-)

    ResponderExcluir
  11. Não sei te dizer qual é qual, mas o 2º é nitidamente mais encorpado.

    ResponderExcluir
  12. Opaa, interessante!
    Achei a diferença de certa forma bem sutil. Não sei até que ponto a região da palhetada influenciou (se é que houve mudança), ou se a diferença foi unicamente por conta da mudança do saddle.
    Bom, no primeiro senti o som mais na "cara", mais cortante e mais responsivo ao ataque da palheta.
    No segundo eu senti o som mais domando, levemente menos cortante, enfim, a sensação foi mais de equilíbrio.
    Se fosse opinar, o primeiro foi o bent e o segundo o block.
    Obs: sabe o que seria legal, Paulo e Oscar? Testar também os saddles da graph tech, os string saver - já que afirmam que suas propriedades acústicas são muito semelhantes as do osso.
    Abração, galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pessoal da Graph Tech diz que eles soam mais "warm" que os de aço e etc mas na prática isso quer dizer que diminuem os agudos (realmente isso acontece) e punch por ser um material mais leve e menos denso. Em troca nunca mais uma corda vai quebrar no saddle e quem tem problemas com ferrugem esta salvo tbem. Considero que são Saddles funcionais, pro musico professional que precisa do instrumento sempre 100% funcionando independente da situação, mas não pra quem busca os timbres clássicos !

      Excluir
  13. Eu já vi a resposta numa bobeira que o Paulo deu, liberando o vídeo antes da hora; =P
    Tenho uma american deluxe e encomedei o upgrade kit completo da Callaham. Assim que chegar posto minhas impressões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-) ! O resultado era o que vc achou que era Rafael? A Deluxe tem saddles de INOX, que soam diferentes dos dois que apresentamos aqui. Vc vai sentir diferença quando instalar bloco e saddles bent steel callaham :-)

      Excluir
    2. Oscar, eu adorei o resultado. No fim das contas, acabou sendo mais ou menos a mesma diferença do vídeo. O timbre ficou um pouco mais seco e definido. Ganhou um pouco mais de twang.. deixou minha strat com mais som de strat.
      Por enquanto, to satisfeito demais como a guitarra ficou. Da deluxe original, eu já troquei:
      (a) toda elétrica, substituindo-a por um set Rio Grande com pots CTS;
      (b) saddles, trem arm e bloco Callaham;
      (c) molas Raw Vintage
      (d) escudo em rosewood

      Seguem imagens:
      Guitarra: https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/q77/s720x720/1011329_560869560626511_922137392_n.jpg
      https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q72/s720x720/971699_560869367293197_1394498841_n.jpg
      Bloco e molas: https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/q77/s720x720/44787_560869700626497_838874723_n.jpg
      Comparativo de blocos: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=560870283959772&set=o.131224783714327&type=3
      https://www.facebook.com/photo.php?fbid=560870137293120&set=o.131224783714327&type=3
      Comparativo de saddles: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=560870037293130&set=o.131224783714327&type=3

      Se quiserem posto mais imagens. ;)

      Excluir
  14. O primeiro evidencia um timbre mais estalado, claro e rasgado, já o segundo achei mais contido, macio. Acredito que sejam Bent Steel e Block Steel respectivamente.

    ResponderExcluir
  15. Mano, isso ja é demais pra mim, pirar nos saddles.. Quanta coisa pode ser feita na guitarra pra mudar o timbre meo.. De fato acho q gostei mais do primeiro. Repito, ACHO, pq na real tanto faz, me faz pensar que o primeiro timbre eu utilizaria quando quisesse mais impacto e o segundo pra dar uma "alisada"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, partilho da mesma opinião que você, ambos são bons!! Tanto que deixei nessa guitarra os Block :-)

      Excluir
  16. Caros, não sei onde perguntar, mas vi essa Fender e achei muito Bonita
    http://www.fender.com/en-BR/series/artist/jim-root-jazzmaster-ebony-fingerboard-flat-black/?utm_campaign=Fender+Guitars&utm_content=sf21423264&utm_medium=spredfast&utm_source=facebook&utm_campaign=Artist+Guitars&sf21423264=1

    Me chamou a atenção a ponte e fiquei na duvida se as cordas nesse caso passam por um bloco ou se são via os ferrules, como na Telecaster. Aposto que vocês sabem... :)

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".