Oscar Isaka Jr
Apesar de todos os problemas políticos e econômicos que nosso país enfrentou, o ano de 2014 foi um bom ano para nós, Loucos por Guitarra. Ultrapassamos a marca de 1.000.000,00 de visualizações, apresentar e conhecer muitos produtos legais e claro agregar muito conhecimento. Nesse meio tempo acabei conhecendo meio que por acidente a Smithers Audio. Sabe aquele lance de um amigo compartilhou um link de Facebook que me chamou atenção e cliquei. rs pronto.
Quando estava pesquisando sobre amps, para entender melhor, modificar, enfim aquilo que eu mais gosto de fazer que é fuçar as origens do nosso timbre de cada dia. Um post no Facebook me levou a um papo com o Leandro, sobre transformadores conforme já referenciei em outros posts e assim vinhamos mantendo contato a medida que a Smithers vinha crescendo e lancando novos produtos, que além dos trafos conta também com Knobs torneados em INOX e um inductor de Wah com 3 opções de indutância.
O Leandro topou a idéia do bate papo que temos feito pro Blog e o resultado vocês podem conferir abaixo:
O Leandro topou a idéia do bate papo que temos feito pro Blog e o resultado vocês podem conferir abaixo:
1- Bem vindo ao nosso Blog Leandro. É um prazer contar a Smithers por aqui. Como começou essa sua aventura no mundo dos trafos até o nascimento da Smithers?
Obrigado Oscar pela oportunidade de expor o trabalho da Smithers áudio. É muito importante um blog como a LPG, explorar este grande mercado, dar oportunidade a fabricantes nacionais, com uma maneira de fácil compreensão cada item fundamental, que vai influenciar no timbre de seu equipamento, sejam eles: guitarra, pedal ou amplificador.
![]() |
Placa do Princeton |
![]() |
Clone Hiwatt DR-103 |
![]() |
Transformadores Hi-Fi |
2- É notável que o brasileiro está mais exigente . Como você enxerga o Mercado nacional de amplificadores valvulados,?
Na época que comecei só conhecia dois fabricantes; a Tubeamps e Serrano e logo apareceram outros e nem sempre ganhava o que tinha mais qualidade, mas sim, o menor preço. Prova disso foram alguns hand-makers que pegaram encomendas, dinheiro e nunca entregaram, lamentável pois o mercado ficou marginalizado e só depois de um tempo que foram se formando boas marcas. Parece redundante, mas hoje são poucos os brasileiros que valorizam o mercado nacional. Um péssimo hábito que vejo, é que pra eles sempre o produto nacional tem que ser barato, mesmo que seja melhor que um importado. É difícil convencer que, manter um produto tão específico, montado a mão, com componentes de qualidade (muitos deles importados que só aí são cobrados mais de 60% em impostos e não dá pra fugir deles pois aqui no Brasil, por exemplo, não se fabrica válvula) Custa muito caro, sem contar a mão de obra…. É necessário investir bastante na marca, pra ela realmente conquistar esta fatia mais exigente do mercado.
3 - Falando da parte técnica, um pergunta que tenho certeza todos estão se fazendo , é qual a influência de um BOM trafo no timbre do amp?

Lembrando que o trafo de saída sozinho não pode responder pelo todo, o conjunto tem que ter boa qualidade; o circuito, válvulas e falante(s).
4 - Sempre leio os especialistas gringos dizerem que um bom trafo tem "50% de especs técnicas e 50% de magia negra" numa alusão ao bom timbre atribuido a alguns modelos. A Mercury Magnetics é famosa nos EUA por produzir excelentes transformadores de amps valvulados. Pode nos dizer em linhas gerais alguns dos diferenciais de um bom trafo?


Quando você divide o primário/ secundário em várias camadas e intercala cada, você terá um melhor acoplamento indutivo entre camadas, reduzirá bastante a capacitância, enfim a resposta melhora e muito! Para guitarras geralmente os fabricantes dizem que por a guitarra operar em uma faixa pequena de frequência, não há necessidade de várias camadas, o comum de se usar são 3 ou no máximo 5 camadas; (prim./sec/prim., este é exemplo de vários fabricantes inclusive da Heyboer, fornecedor da Fender hoje). O de 5 camadas (prim./ sec./ prim/ sec/ prim.) este é exemplo de modelos top da Mercury. Os meus, eu faço no mínimo 7 camadas e o SM45 por exemplo, tem 9 camadas ( prim./ sec./ prim./ sec/ prim./ sec./ prim./ sec./ prim.) Isso aumenta esta faixa de resposta de frequência, isso faz que ele reproduz aquele estalo da palhetada, a nota soa definida e deixa o circuito de tonalidade bem mais funcional. Outra característica marcante na fabricação meus trafos, cada camada de enrolamento, por exemplo, o primário terá 3 camadas seguidas, então cada camada tem o mesmo tamanho, com os fios juntos e com isolamento entre cada. São impregnados com um verniz próprio numa câmara a vácuo, isso proporciona um maior isolamento, o bobinado fica livre de espaço vazio que poderia penetrar umidade, e também por ficar bem fixo, o trafo fica livre de entrar em ressonância com algum ruído, isto acontece quando a impregnação é ruim e o enrolamento começa a vibrar. Há uma discussão enorme a respeito de núcleo, GO x GNO, eu prefiro núcleo C!
Por outro lado, o diferencial para um bom trafo de saída pode não ser seu bom dimensionamento…. as vezes usar um trafo com núcleo menor faz você achar o timbre que procura, você tem uma saturação mais cedo, com menos volume, dependendo do seu gosto isto pode lhe agradar. Vi muitos casos também do dono usando o falante em diferente impedância, (ligar um falante de 4 ohms em saída de 8 ohms), isso não é recomendável, mas se o timbre agradou e ele tem possibilidade de comprar novas válvulas ou até um novo trafo, no caso de vir a queimar, ué, seja feliz!
5- Alem dos trafos, a Smithers também tem knobs usinados e um inductor triplo de Wah. Pode nos falar um pouco dessa diversificação de produtos da Smithers?

6- E o futuro? Pra onde vai a Smithers a partir de 2015? Novos produtos/planos?
Continuar com o alto padrão de qualidade é certo. Pretendo expandir a área de usinagem, oferecer serviços de precisão para áudio. Tenho muitas idéias e pouco tempo para executa-las, não vou revelar aqui pois alguém pode rouba-las! Rs…. Vou contar só uma, tempos atrás fiz um teste enrolando um capacitor à óleo, fiz um com .1uF de capacitância, impregnei com óleo, testei apenas no osciloscópio e capacímetro e estava ok, em testes recentes percebi que ele se manteve estável depois de um ano. Estou pensando seriamente em colocar esta idéia em prática e quem sabe teremos capacitores à óleo específicos para áudio em 2015.
Gostaria de agradecer novamente pela oportunidade, e agradecer quem teve paciência de ler tudo… Obrigado!

Depois do bate papo mãos a obra :-)
Eu já conhecia a alta qualidade dos trafos do Leandro pelos amps do Pedrone, então sabia que o indutor de Wah não teria como ser ruim. Como eu já estava com uma carcaça aqui meio parade de um VOX xing-ling, era o incentivo que eu precisava para terminar o bicho. O Leandro me enviou um com as palavras "Oscar, teste e veja o que acha, e não hesite em dizer que está tudo errado se assim você achar". Desde o começo o compromisso do Leandro com a qualidade ficou muito claro.

A galera que me conheçe sabe que eu gosto de me aventurar no mundo de montar pedais. Existe muita fonte confiável na internet hoje entre forums e sites que explicam o básico pra vc ser mordido pelo lance do HandMade e sinceramente não precisa ser formado em electronica pra montar seu Tube Screamer e começar. Eu mesmo não tenho nenhuma formação em eletrônica, e o pouco que sei foi pesquisando e lendo da internet bem como ajuda de amigos que manjam mais do assunto, e claro metendo a mão na massa. Experimentar e ouvir, como tudo é crucial nesse mundo dos pedais mas ja adianto que não adianta me perguntar sobre montagem e circuito de pedais, pois não tenho o conhecimento teórico da coisa pra saber explicar e etc. OK? :-)
Pra esse Wah eu usei uma placa pronta do projeto Wheener Wah II, comprada da MadBeanPedals , que alias recomendo fortemente. As placas são espetaculares e tem documentação perfeita de todas as nuances do circuito e etc. O Wheener Wah é baseado no Clássico Clyde McCoy com algumas mods então seria perfeito pro teste com o Indutor da Smithers. Depois de pronto é assim que ele ficou:
O teste comprovou o resultado. Um timbre de WAH muito liso e bonito como eu já havia ouvido no Fulltone Clyde Deluxe por exemplo e outros Wahs clássicos. A variação dos indutores é bacana e muda a vocalização de Wah, pra Weh ou Who e associado aos diferentes valores de capacitors o leque abre ainda mais, indo de um Wah mais gordo e cheio ao mais Funky e magrinho. Isso pq eu usei um pot Alpha xing-ling que estava no VOX antes, se colocar um POT BOM de wah, com o sweep certo acredito que o resultado seria ainda melhor.
Gostaram? Pois como especial de natal o Leandro disponibilizou 3 indutores para sorteio entre os leitores do Blog.
O regulamento vai ser o seguinte:
- Para participar basta deixar um comentário com a frase "Quero um Indutor Smithers"com o e-mail para contato.
- Só serão considerados para o sorteio comentários que tenham ambas as frases e o e-mail para contato. Se um desses dois não estiver presente, o mesmo será desconsiderado para o sorteio.
- O sorteio será através do site SorteiosPT.com.
- Vou pegar todos os e-mails que forem postados para o sorteio e inserí-los na lista do SorteiosPT.
- 3 e-mails serão sorteados e serão os ganhadores.
Ganhadores serão divulgados aqui mesmo nesse post no dia 29 de Dezembro com as instruções para que possamos entrar em contato e também enviar o prêmio.
___________________________________________________________________________

A galera que me conheçe sabe que eu gosto de me aventurar no mundo de montar pedais. Existe muita fonte confiável na internet hoje entre forums e sites que explicam o básico pra vc ser mordido pelo lance do HandMade e sinceramente não precisa ser formado em electronica pra montar seu Tube Screamer e começar. Eu mesmo não tenho nenhuma formação em eletrônica, e o pouco que sei foi pesquisando e lendo da internet bem como ajuda de amigos que manjam mais do assunto, e claro metendo a mão na massa. Experimentar e ouvir, como tudo é crucial nesse mundo dos pedais mas ja adianto que não adianta me perguntar sobre montagem e circuito de pedais, pois não tenho o conhecimento teórico da coisa pra saber explicar e etc. OK? :-)
Pra esse Wah eu usei uma placa pronta do projeto Wheener Wah II, comprada da MadBeanPedals , que alias recomendo fortemente. As placas são espetaculares e tem documentação perfeita de todas as nuances do circuito e etc. O Wheener Wah é baseado no Clássico Clyde McCoy com algumas mods então seria perfeito pro teste com o Indutor da Smithers. Depois de pronto é assim que ele ficou:
O teste comprovou o resultado. Um timbre de WAH muito liso e bonito como eu já havia ouvido no Fulltone Clyde Deluxe por exemplo e outros Wahs clássicos. A variação dos indutores é bacana e muda a vocalização de Wah, pra Weh ou Who e associado aos diferentes valores de capacitors o leque abre ainda mais, indo de um Wah mais gordo e cheio ao mais Funky e magrinho. Isso pq eu usei um pot Alpha xing-ling que estava no VOX antes, se colocar um POT BOM de wah, com o sweep certo acredito que o resultado seria ainda melhor.
Eu vou gravar uma pequena demo do WAH que eu montei com o indutor pra vc`s ouvirem. Devo atualizar o post logo com a demo.
Contato:
Smithers Audio
www.smithersaudio.com.br
www.facebook.com/smithersaudio
Gostaram? Pois como especial de natal o Leandro disponibilizou 3 indutores para sorteio entre os leitores do Blog.
O regulamento vai ser o seguinte:
- Para participar basta deixar um comentário com a frase "Quero um Indutor Smithers"com o e-mail para contato.
- Só serão considerados para o sorteio comentários que tenham ambas as frases e o e-mail para contato. Se um desses dois não estiver presente, o mesmo será desconsiderado para o sorteio.
- O sorteio será através do site SorteiosPT.com.
- Vou pegar todos os e-mails que forem postados para o sorteio e inserí-los na lista do SorteiosPT.
- 3 e-mails serão sorteados e serão os ganhadores.
Ganhadores serão divulgados aqui mesmo nesse post no dia 29 de Dezembro com as instruções para que possamos entrar em contato e também enviar o prêmio.
Eu e o Paulo gostaríamos de agradecer a todos os nossos leitores pelas muitas horas de papo e confraternização nesse nosso espaço. Que 2015 venha com muito mais novidades a todos nós e claro muitas guitarras, amps pedais e muito mais horas de bate-papo.
Desejamos a todos um feliz natal e um próspero 2015 a todos!
___________________________________________________________________________
Bom pessoal, acabei de efetuar o sorteio e o resultado pode ser conferido abaixo:
A lista continha 53 itens. A seguinte lista foi sorteada de forma aleatória.
1- evertoncadan@hotmail.com
2- sergiofillol@gmail.com
3- lucapimentel@gmail.com
Parabéns aos ganhadores do Indutor Smithers!
Em breve entrarei em contato para enviar o seu prêmio!