sexta-feira, 31 de maio de 2013

Guthrie Govan - Técnica a serviço da música.

Oscar Isaka Jr.

POOOTZZ , lá vem os puristas malhar um fritador... Calma gente não é bem isso.... kkk !

         Quando estava na minha viagem de férias meu "cumpadi" Frederico enviou um e-mail avisando que ia ter Workshop do Guthrie Govan aqui em Curitiba e perguntando se eu não tava a fim de ir que ele compraria nossos ingressos. Se tem uma coisa que eu gosto tanto quanto ir em lojas de instrumentos comprar minhas guitarras é ir em shows e workshops, especialmente do escalão nosso nosso amigo londrino, então prontamente aceitei.

     
         Contando um pouco da sua história, Guthrie Govan disse que começou a tocar aos 3 anos de idade e  sempre tentava reproduzir as melodias e acordes que escutava na guitarra  mesmo sem saber direito o que estava fazendo e que ao contrário do que parece, ele nunca foi uma criança que ficava horas tocando com um metrônomo. A técnica que possui hoje é um resultado de tocar muito sim, mas aquilo que gostava. Lembro de ele ter enfatizado umas 4-5 vezes durante o workshop que todos nós deveríamos usar a guitarra (ou qualquer outro instrumento) como um meio pra fazer a música dentro da gente sair pelo amplificador. Até aí nada de anormal, quase todos eles falam isso, mas eu veria mais pra  frente que esse cara tinha algo diferente, além da capacidade de tocar fusas...


Entre tocar músicas de maneira perfeita seja de seu álbum solo ou com sua banda "The Aristocrats", algumas perguntas da platéia eram feitas e duas se destacaram pra mim...
A primeira:

Pessoa: Gostaria de saber se vc tem uma rotina de estudos com palhetada alternada, escalas e etc....
Guthrie Govan: Não, isso é como tirar a diversão daquilo que eu gosto de fazer, que é música. Sempre toquei as músicas que eu gostava e tentava tocar da maneira mais limpa e perfeita que eu podia. Acho que assim desenvolvi minha técnica naturalmente. Tirava os acordes de Jazz de ouvido e em algum momento eu quis saber os nomes daqueles trecos que eu fazia (referindo-se aos acordes) e por isso estudei um pouco de teoria, mas estudar técnica pra mim é como o Bart Simpson (de castigo) escrevendo no quadro negro "Não vou mais fazer isso, não vou fazer mais isso..." .

Depois de responder ele emendou ainda: "Nós homens temos esse treco chamado testosterona que diz que sempre temos que ser melhores que o outro cara. Tive alunos que estudavam horas de técnica só pra dizer que tocavam tão rápido quando o Malmsteen, mas cadê a música?"

Seguindo a pergunta 2:

Pessoa 2: Vc conheçe Allan Holdworth?
Guthrie Govan : Sim, já toquei com ele uma vez.
Pessoa 2:  Vc poderia falar sobre o estilo dele e tocar um pouco?
Guthrie Govan : Até poderia, mas acho que você está no Workshop errado. Estou aqui pra ajudá-los, não pra ficar fazendo pirotecnias na guitarra....

Esses dois pequenos diálogos fizeram com que esse cidadão esguio e de barba estranha ganhasse 100% do meu respeito e atenção.

          Hoje gosto muito de um Blues e da espontaneidade do Rock mas aprendi a tocar guitarra escutando metal, já tive meus períodos em que guitarrista bom era guitarrista técnico. Guthrie Govan claramente não está nem aí pra tocar rápido ou mostrar sua exuberante técnica, mas sim para fazer SUA MÚSICA. E daí que ela tem muitas notas? É a música que o cara faz! Concordo que essa pode eventualmente ser "meio chata", que é "música pra músico" e etc, mas Steve Vai e Satriani também não sofrem do mesmo mal muitas vezes? Como todo exímio guitarrista de Fusion, ele incorpora todos os ornamentos possíveis no seu tocar, aplicando com muita propriedade os múltiplos elementos a fim de gerar um vocabulário guitarrístico abrangente, que tanto pode ser chato como um poema de Camões ou uma obra prima como uma pintura de Picasso. Ao invés de explorar as cores de uma Les Paul com timbres complexos e dinâmicas bluseiras, prefere saborear os modos gregos e sonoridades dos intervalos das escalas e campos harmônicos mais rebuscados com técnica exuberante, mas sempre com coerência e propósito.

Aqui uma aula do mestre Govan. Muito interessante como ele faz a metamorfose de uma pentatônica:


15 comentários:

  1. Cara cada vez mais me impressiono com esse blog sinistro! Sempre acompanho os posts maravilhosos! Eu tive o prazer de vê-lo aqui em Brasília e simplesmente o cara não é apenas guitarrista é também um filósofo, um pensador acerca da música e não da guitarra! Parabéns pelos posts "guitarrocientíficos"!

    ResponderExcluir
  2. Guthrie Govan é o cara! Considero muito os trabalhos do cidadão, e algo que se pode notar é que ele não é do tipo que compõe a musica pra demonstrar a técnica, tipo malmsteen-veja-como-sou-rapido-com-meus-arpeggios-from-hell. Ele domina a técnica pra servir a musica! Resultado: a musica é tecnicamente impressionante sim, mas também é fluida, orgânica e nunca (ou quase nunca) parece forçada. Além disso, as algumas aulas que ele fez sao muito uteis! Procurando por dr shred no youtube temos uns bons exemplos de como ele leva algo chato (a fritadeira repetitiva) e transforma em algo musical.

    ResponderExcluir
  3. Opa, queria ter visto os works dele, ele é muito bom !! Cara, eu descobri o seu blog a pouco tempo, e já devorei ele inteiro, muito, mas muito bom mesmo. Se puder me tirar uma dúvida que não tem nada a ver com essa postagem ... Eu queria fazer aquele esquema que você fez na sua Cort G 260, com os resistores de 460k. Aonde eu consigo comprar esses resistores, ou com valores próximos a esse para fazer "experimentações" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, você pode achar resistores em qualquer loja de eletrônica ou mesmo on-line por exemplo na MultComercial (www.multcomercial.com.br). :-)

      Excluir
  4. Ele esteve no RJ mas não teve como eu ver, me parece um cara bem maneiro, bem simples e que tem realmente um estilo próprio. Tenho uma curiosidade a respeito dele. Me parece que ele usa uma ponte flutuante sem o locknut. É isso mesmo ? Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso sim, mais ou menos como Petrucci. Ponte flutuante, bem regulada, com tarrachas boas e numa guitarra bem construída. Fica com uma boa estabilidade, mesmo sem floyd.

      Excluir
    2. Exatamente Caio! É uma Gotoh da Série 510 que é absurdamente boa. Eu tenho uma dessas na minha Strato e já tive em outras guitarras. A estabilidade é ótima e associado a tarrachas com trava e uma boa regulagem da QUASSEEE pra ser uma Floyd. :-)

      Excluir
  5. Me desculpem Paulo, Oscar e leitores do blog pelo post off-topic, mas queria comentar com vocês e pedir pra que fizessem uma matéria para quem não tem papas na língua sobre um vendedor(Robsus79) no Mercado Livre que está vendendo guitarras(pelo menos todas da linha Squier) Refurbished como novas. Achei uma falta de respeito e espero que entendam e me ajudem a abrir os olhos dos músicos que ralam feito loucos para comprar seus instrumentos e são enganados por esses vendedores desonestos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, é por isso que comprar guitarras na internet é complicado, ESPECIALMENTE no MercadoLivre. É preciso ter muito cuidado. Vou ver com o Paulo pra fazermos um post sobre cuidados nesse tipo de compra... É uma boa idéia! :-)

      Excluir
    2. Ola Paulo, somente agora estou vendo o que este mau carater escreveu sobre mim aqui, ele fez a mesma coisa no Reclame aqui onde a reclamação dele foi editada por ser infundada, é muito facil acusar principalmente sem precisar de ter qualquer tipo de prova eu fico a disposição de passar meu perfil no Mercado Livre e vc mesmo pode tirar suas conclusões se sou um Vendedor desonesto como citado por este Bruno Macedo mau caráter, tive sim alguma guitarras refourbished mas nunca deixei de falar pra qualquer comprador sobre as condições da mesma e todas vendidas com preço de acordo com as condições de cada uma, acredito que suas postagens sejam totalmente serias e responsáveis e espero poder contar com sua compreensão e ser imparcial e tirar conclusões baseadas em meu histórico de venda no ML e comentários de meus compradores do que em uma postagem irresponsável deste individuo. Obrigado

      Excluir
    3. Fica aqui a tua réplica, Robsus. Que cada um julgue por si, guiado pelos fatos e evidências corretos.

      Excluir
  6. salve galera,
    este blog é bem bacana

    chequem o Rig Rundown - Steven Wilson & Guthrie Govan
    http://www.youtube.com/watch?v=Iv753X9q_x0

    abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O video é bem legal cara! O Govan tem uns 4-5 videos de RigRundown e pelo menos uns 3 Setups diferentes com muita critividade pra criar seus sons. Até nisso o cara é foda! rsrs

      Excluir
  7. Govan além de muito inteligente e técnico, sabe como se expressar musicalmente.
    Ele é muito top !

    ResponderExcluir
  8. Guthrie Govan é o melhor que já vi tocando,ele uni o bom timbre a musicalidade e a técnica,tudo ao mesmo tempo,o cara é muito bom!

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".