domingo, 22 de dezembro de 2013

Alto Falante: ele pode mudar tudo!

      Paulo May




      Como ainda não acabei o post com a demo da Tele de Freijó e o Oscar estava viajando, resgatei um interessante post que fiz no fórum da GP em 2011.


Eu havia acabado de comprar um cabeçote Orange Tiny Terror e quando cheguei em casa ele soou muito mal com 3 alto falantes (alto falante não tem mais hífen, pelas novas regras ortográficas) que eu tinha aqui: Eminence Private Jack (baseado no Celestion Green Back), Fender/Eminence comum e um Jensen Vintage de Alnico, todos de 12 polegadas. Fui obrigado a voltar na loja (Mensageiro Musical) e comprar a versão "combo" simplesmente porque o amp foi "tunado" pra soar melhor com o Celestion G12H (Heritage 30 watts). 




Os médios desse Celestion, um alto falante super clássico, são muito característicos. É o par perfeito para o Orange Tiny Terror

O combo mostrou-se muito prático e o "casal" fica sempre junto :)

         O alto falante é o último elemento físico da geração de um timbre antes que ele chegue aos nossos ouvidos, mas é DETERMINANTE para a sonoridade final. Alto falantes para guitarra enquadram-se na categoria de "woofers", ou seja, não têm os graves profundos e sub-graves (abaixo de 100 hertz já perdem muito da resposta) e geralmente não reproduzem quase nada acima de 6 ou 7 Khz (o alcance do ouvido humano vai de 20 hertz a 20.000 hertz/20kHz). Mas dependendo da construção, bobina, materiais, imãs, etc., a personalidade sonora deles varia muito.

Para um ponto de partida, existe uma distinção primária entre alto falantes com timbre "britânico/british", que possuem uma certa ênfase nos médios (pense em Marshal e Orange) e timbre "americano/american" - nesse caso, o foco é o som "Fender", mais cristalino e com graves redondos.

A fábrica americana "Eminence" produz alto falantes que seguem esse princípio: a linha Patriot tem timbragem americana e a Red Coat, inglesa. Antes que alguém pergunte, a linha Legend é padrão americano também, estilo Fender.

Cada falante tem uma personalidade e cada amp idem. Só temos que combinar muito bem os dois, senão dá briga! :)

Para vocês terem uma ideia de quanto um falante pode mudar o timbre do amp, assistam esse vídeo (amp Rivera Venus 6, com válvulas de saída 6V6):



O falante original do Rivera Venus 6 é o Celestion G12H 30 (um pouco menos médios e mais graves que o V30). Impressionante como alguns "famosos" soaram mal (nesse amp), como os Tone Tubby.
É importantíssimo para nós guitarristas, termos conhecimento, pelo menos básico, das sonoridades clássicas de amps (Fender/Marshall/Vox/Mesa) e de alto falantes. Tão importante quanto madeiras, captadores e pedais. O alcance de frequência da guitarra está predominantemente nos médios, e é aí que temos que trabalhar um timbre...

60 comentários:

  1. Pois é, muita gente nem imagina quanta diferença um bom falante pode fazer! E que, mesmo entre os bons falantes, há aqueles que combinarão melhor ou pior com determinado amp e ajustes. Apesar de ter um Vintage 30 e mais alguns da Celestion, sou fã de carteirinha dos Ted Weber! Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  2. Já fiz uma experiência plugando a guitarra num Gradiente Model 80 (80 watts rms) caixas com duto sintonizado, de 3 vias, falantes de 15 pol. Ficou animal. Isso me leva a perguntar: porque a amplificação de instrumentos tem sempre uma configuração "pobre" ? Se alguém tem a resposta, dever ser você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, amplificadores de guitarra são historicamente Lo-Fi, desdo os primeiros modelos desenvolvidos por Leo Fender. Os amps eram "simples" e tinham o único propósito de tornar o som da guitarra mais alto, até por que não existia nenhuma outra referência para o som de guitarra elétrica. Essa sonoridade "pobre" a que vc se referiu foi a que absorvemos como sendo a referência do som de guitarra. Isso não quer dizer que ligar uma guitarra num amp hi-fi seja proíbido, mas que vai soar diferente do que estamos acostumados a associar com som de guitarra elétrica.

      Excluir
    2. Exatamente! Usando distorção, por exemplo, sem um simulador de "cabinet" você terá um timbre muito distante do mais tradicional, um enxame de abelhas mesmo com as distorções mais "limpas". Isso por que a resposta de agudos foi bem estendida por usar caixas com duas ou três vias, as quais terão TWEETERs nessa configuração. Como disse o Oscar, no começo da história da amplificação de guitarra usava-se un falantes ditos full-range de Alnico, e não eram exatamente "full-range". Com o tempo os amplificadores hi-fi foram se tornando mais sofisticados e uma dessas sofisticações foi a implementação de falantes específicos para determinadas faixas de frequência. Nada impede de se usar um amplificador hi-fi (desde que as impedâncias da guitarra e da entrada dele se casem) e buscar sonoridades inusitadas.
      Um exemplo interessante de uso de amp hi-fi com guitarra para obter um som tradicional é ligar a guitarra em linha no P.A. de um show, mas usando um dos tantos simuladores de amplificador e gabinete que existem por aí. Ou mesmo gravando em linha em casa com um simulador desses. Você obtém um timbre próximo do tradicional sem a necessidade de um amp e do falante.
      O negócio é que o amplificador deixou de ser um aparelho apenas para amplificar o sinal da guitarra, mas além disso colorir o timbre da mesma e se chegar ao TONE tão sonhado. Eu costumo dizer que amp+falante representam a outra metade do instrumento guitarra...rs.

      Excluir
    3. Valeu, grato pela resposta precisa e pela atenção. Agora deu vontade de colocar uns pedais malucos só para ver o que acontece. huha!! Feliz Natal a todos.

      Excluir
  3. Obrigado por termos esse espaço para tirar nossas duvidas. Tenho um line 6 spider IV 15w de estudo, e ele chia demais, em todas as guitarras q testei. Sem o noise gate do próprio amp, o chiado some um pouco quando as cordas estao vibrando em um toque. Conforme a nota vai sumindo, o chiado aumenta. Com o noise gate ligado, ele chia quando eu toco a nota (exatamente o contrario), porém, o chiado é mais baixo. Agora, se eu tocar uma nota solta e tirar a mao da guitarra, é um absurdo. Outra coisa: quando toco duas notas juntas, principalmente nas casas mais agudas, sai uma terceira nota fantasma BEM mais grave junto, e conforme eu subo um tom nessas cordas fazendo um bend, essa nota fantasma faz o contrario: abaixa tons. Que raios pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genesis, o chiado pode vir da sua rede elétrica (bem provavel) e nesse caso não tem muito jeito mesmo, pode ainda vir da sua guitarra se ela usar singles por exemplo que estão sujeitos a isso, ou ainda algum problema no AMP mesmo. Normalmente quanto mais ganho mais compressão e mais chiado.

      Excluir
    2. Valeu Oscar! Quanto ao chiado parece mesmo ser a rede elétrica então pq na loja não tinha nada disso, e minha guitarra tem 2 humbuckers. Agora o q incomoda mesmo é o fato de que nao dá para tocar duas cordas juntas. (acordes então nem se fala). Sai uma nota grave no meio e quanto mais alto o tom mais grave esse som é. Eu uso o modo overdrive, nem coloco muito ganho, mas mesmo assim... Só no clean nao tem isso

      Excluir
    3. Muito boa a matéria, parabéns ao autor. Genesis, tenho este mesmo problema que você, não idêntico ao seu mas relacionado a rede elétrica de minha casa. Levei meu AMP e Guitarra na casa de meu irmão e de alguns amigos e não houve problemas. Com certeza temos problemas de aterramento em nossa rede elétrica/casa causando interferêcia em nossos amps. Solução: Aterrar ! Mas e agora ? eu moro em prédio !!! Abraços

      Excluir
  4. Interessante post! Já havia visto no FGP, mas este é, inclusive, o universo que mais está me interessando no momento... abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Esse assunto é muito bom e muito importante. Tambem já havia visto no FGP. Porem gostaria de dizer que um outro assunto que estaria no mesmo nível de importância deste é a combinação amplificador X tipo de guitarra. Nunca falei sobre isso com vcs, mas estou convencido que cada tipo de guitarra timbra melhor com um tipo de amplificador ou ao contrario. Hoje considero isso importantíssimo.... Abs

    ResponderExcluir
  6. Feliz Natal, Paulo, Oscar e tudo mundo que contribui para este blog tão útil! Muito obrigado por compartilhar o conhecimento (às vezes, caro e trabalhoso de obter) com o público em geral!

    Grande abraço!

    Marcos Sousa

    ResponderExcluir
  7. Eu costumava usar a seguinte analogia para hi-fi: "Não adianta investir num caríssimo sistema de som e economizar (tem gente que ainda pensa assim) nos alto falantes. O resultado será ruim. Agora se Vc ligar seu radinho CCE numa caixa JBL Vc vai duvidar que é o MESMO radinho!".
    Para guitarra a coisa é semelhante porém diferente: Vc tem que usar um falante PARA GUITARRA !!! Se usar um falante hi-fi, a guita soará magra e pobre: Vc vai ouvir "fidedignamente as vibrações das cordas de aço sendo captadas por bobinas eletromagnéticas" o que não é "SOM DE GUITARRA"!!!! Faça a experiência em casa!!! FELIZ NATAL A TODOS !!!!

    ResponderExcluir
  8. Paulo, muito bom trazer esse post pra cá! Antes de vc postar esse vídeo no Fórum, eu nunca imaginei o quanto um falante pode mudar o som de um amp! Pena q, como sempre, falantes bons são tão extorsivamente caros nas Terras Brasilis... senão, seria uma fonte de GAS quuase inesgotável!!!

    Desejo a vc e ao Oscar um feliz natal!!! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto esse mesmo vídeo há uns dois meses e é muito evidente a diferença entre alto falantes, sabia que existia mas não que era tão escancarada assim. Ótimo post, Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rommel. E o assunto continua no próximo post :)

      Excluir
  10. Só vi/ouvi agora o vídeo.
    Achei o Celestion Vintage V30 melhor que o H30 original do amp. Até gostei de alguns Eminence e Jensen mas o amp parece sim ajustado para os V30/H30.

    PS: No Celestion Greenback o som já saiu mais abafado e abelhudo, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  11. boa noite, Oscar. gostaria de uma orientação: estou pretendendo trocar os falantes do meu cubo vc-30 2x12. gostaria de um som vintage. quais tu indica? de preferência custo/benefício. dese já, muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,

      Depende do seu gosto. Os GB128 como falei no post são uma ótima relação custo benefício pra quem gosta de sons "woody" vintage. É um bom falante por um bom preço!

      Excluir
  12. Muito boa explanação...estou querendo montar uma caixa para meu amp, um Vox Cambridge 15,. Originalmente, o alto falante dele é de 8", Celestion Bulldog. Apesar de timbrar legal em casa, para estudar, queria montar uma caixa com um de 12". Vi um Eminence Red Coat de 50w, olhando as caracteristicas dele como posso saber que vai casar sem testar? tem alguma caracteristica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um falante de 12 vai dar mais amplitude sonora, mais graves e extenção que um de 8" Krek. Sem testar é difícil ter certeza se "vai casar", até pq tem um boa dose de gosto pessoal nessa equação. Eu sugiro que você busque referencias sonoras dos falantes no YouTube ou mesmo em Forums de gte que já teve experiência com o modelo específico. Note que Red Coat é o nome dado a uma linha toda de falantes com som "britânico" da Eminence, e que possue vários modelos como Wizard, Governor e etc. Eu faço assim pelo menos! :-)

      Boa Sorte!!

      Excluir
  13. Ola se eu comprar uma caixa da landscape e troca por um falante celestion vintage 30.. o som que vai soar é do celestion ne??a minha pergunta eh as medidas sao parecidas com a cx da orange entao se eu usar o mesmo falante terei um som bem proximo?? nao levando em conta o head ja que nas duas opçoes sera o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, é difícil dizer sem fazer o teste. Tudo na caixa, desde as dimensões, material empregado e forma de construção influenciam no som. Tambem nunca toquei numa cx landscape pra pode emitir uma opinião.

      Excluir
  14. Bom dia! Tenho uma caixa comprado recentemente com 2 falantes Celestion Vintage 50. Posso ligar num cabeçote valvulado? O cabeçote tem saida de 8 ohms e os falantes de 16 ohms. Grato e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thuba, desde que a sua caixa possibilite a ligação em 8ohms ou 16ohm e seus alto falantes tiverem a potência adequada pode sem problemas. :-) Mas verifique sempre as impedâncias pra não correr o risco de danificar o transformador de saída do seu amplificador.

      Excluir
  15. Oscar, Bom dia! Retificando a minha pergunta são 2 falantes Celestion Rockt 50 com 8 ohms cada. Como seria a ligação lembrando que meu valvulado tem saida para 8 ohms? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thuba, se você ligar ambos em série e tiver a impedância da CX em 16ohms e ligar no amp na saída de 8ohms não teria problema. O problema seria se você liga-los em paralelo, o que resultaria em 4ohms, e plugar na saída de 8ohms do amp, o que pode danificar o transformador.

      Excluir
  16. cara parabens pelo blog e por ajudar a galera, aproveitando da tua boa vontade...tenho um vox ac 30 cc1 com falante original que é o neo dog celestion, acho muito bacana mas para ligar a gretsch com o som dos dois pickups juntos, nao da aquele som macio, acho meio duro, aconselha trocar o falante? para qual?? tenho um fender bandmaster 1965 quais seriam os falantes certos para um som bem stevie ray vaughan e brian setzer?? vlw mesmo e abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer Guto, só testando pra saber. As combinações são muito vastas

      Excluir
  17. so retificando o som macio que eu quis dizer é dos vox ac 30 antigos, os ingleses, eu tinha um ha muito tempo=))

    ResponderExcluir
  18. retificando novamente o som do bandmaster que eu quis dizer tipo stevie ray vaughan seria o clean da musica lenny=))

    ResponderExcluir
  19. E o patriot cannabis rex 8 ohm?
    O que acha no blues deluxe?

    ResponderExcluir
  20. Eu não tenho a mínima ideia, Guto. Como mencionado aqui:
    http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/05/faq-003-orientacoes-para-perguntas.html
    Se eu e o Oscar não temos/testamos o set específico, só nos resta conjecturar - o que definitivamente não é algo muito útil e foge do propósito do blog.

    ResponderExcluir
  21. Fala galera tudo bem?
    Eu comprei um Cabeçote Peavey 6505MH e estou querendo fazer uma caixa handmade para trabalhar com ele. O que é recomendado em alto falantes
    para esse cabeçote ?

    Valeu abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celestion V30 vão responder muito bem ao ganho do 6505! :)

      Excluir
  22. Olá amigos. Eu acabei de ganhar de presente esse mesmo cabeçote Orange Terror de 20 watts. Só que não comprei o gabinete com alto falante pois estou o preço muito alto. Então gostaria de saber se eu fabricar um gabinete com as mesmas dimensões do gabinete Orange PPC 108 e usar um alto falante nacional de 75 watts eu terei uma boa quantidade sonora parecido com o original? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai ficar igual, mas vc consegue aproximar sim. Existem pelo menos 2 opções nacionais de falantes que tentar "imitar" o V30, o JCS Eagle acho e o novo Nordik. Não conheço nenhum deles para emitir uma opinião, mas com certeza sAo alternativas ao caro V30. Mesmo vale pra Caixas, a JCS e a RoxStage fazem otimos gabinetes

      Excluir
  23. Paulo ou Oscar,
    queria saber se vocês já usaram o Tiny terror com falantes g12h30 combinado com o Vintage 30 ? O fato do Celestion vintage 30 ter 60w não o tornaria dominante em relação ao g12h30 que tem 30w ? Teria mais alguma combinação/sugestão de falante pro Tiny terror?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adauto, essa é uma combinação clássica de falantes! No Tiny terror ficarão 100%! Alias o TT funciona excelentemente bem com ambos

      Excluir
  24. Olá pessoal, parabéns pelo blog e este tema dos falantes, impressionante o impacto que geram no som. Gostaria de saber de vocês se um Eminence Legend 1258 orna com o Marshall vs8080, na falta de seu Celestion véio de guerra (já sei que igual não fica, mas... chega próximo?) Vou pegar esse ampli novamente, mas agora sem o habitual e clássico G12t-75 :/
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando! Não conheço esse Marshall, mas o legend 1258 é um falante conhecido e famoso em sons Fender. Nunca vi ninguém usa-lo en amps Marshall, mas isso não quer dizer q não possa ficar bom. :)

      Excluir
  25. Valeu! Esse Marshall é dos anos 90, híbrido, 80w da linha dos Valvestate.
    O que vocês dizem sobre o EM12-1008 da Eminence no Marshall?
    Estou perguntando isso porque não pude testar o ampli ainda e ele vai vir com um desses dois falantes.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Sim, esse EM12-1008 pelo que pesquisei num fórum gringo é mais antigo, veio antes da série Legend e tem uma proposta de som mais "britânica", até achei foto de um Marshall com esse falante, já dá uma animada rs. O 1258 eu consegui ver alguns testes e soa OK, mas só no meu teste pessoal vou poder definir, visto que cada ampli, cada guitarra responde de um jeito fora o gosto pessoal de cada um.

    ResponderExcluir
  27. Por favor me ajude. Há alguns atrás pulei de um Watsom 15w com upgrade de um subwoofer automotivo no lugar do falante original para um Egnater Tweaker 15w com um CelestionG12h30 Heritage 55hz. Comprei pela internet e quando chegou... achei o som uma b***. Preferi meu antigo Wattsom que no momento já tinha vendido. O Egnater tinha um som duro e agudo que me dava fortes dores de cabeça mesmo testando com valvulas EL34 sendo que originalmente era 6v6.

    ResponderExcluir
  28. Fiquei sem tocar guitarra durante um bom tempo e agora estou voltando. Comprei um Hughes and Kettner deluxe 20 que soou muito bem na caixa de um amigo que tem estudio. Mas tenho gastado horas e horas pesquisando sobre alto falante pq acho que na epoca do Egnater o G12h30 55hz tb não ajugou a achar o som que eu queria. Muita gente nos fóruns estrangeiros falando que ele tem um "tight bass response" e acho que hoje sei o que é isso. Queria um grave mais músical e mais macio. Tenho saudades dos graves do Wattsom que mesmo usando uma strato com singles entregava um grave excelente. A todo momento o alto falante estava em movimento pulsando como um coração. É um rendimento assim que queria de um conjunto amp + falante. Gosto de Jimi Hendrix, Led Zeppelin e Pink Floyd, sou fã do timbre limpo deles. Ramble On, Castle Made of Sand, Red House. Conhece algum falante que você imagina que talvez bata com a descrição de som acima ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para um Watsom é complicado opinar. Nunca toquei guitarra num amp desses.

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. sou fã mesmo desse som https://www.youtube.com/watch?v=5PaiDuiLzas

    mas no caso... é MUITO amplificador. Personalidade muito forte dos graves do amp

    ResponderExcluir
  31. Olá, quais amplificadores de guitarra vocês recomendam de 30 ou 50w para quem pode gastar até 1000 reais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Eduardo. Acho que vc já perguntou isso aqui em algum outro post. Até 1000 reais você só vai encontrar opções transistorizadas e confesso que estou um pco por fora das opções. A dica é ir até a loja e tentar testar as opções OK. Desculpe nÃo poder ajudar mais.,

      Excluir
    2. Olá, podem discorrer alguma experiência com o Celestion Seventy 80 12"? Instalei um desse num cabeçote HandMade de 50watts (2x6L6 no Power)... Toquei com uma guitarra de Lutier, com Samorducans, o som ficou com um drive animal, mas quando testei com uma Memphis que comprei pro meu filho ficou uma porcaria, vou até blindar ela devido aos ruídos. Mas acredito que sejam os captadores.

      Excluir
  32. Cara peguei um meteoro fwg50 2x8 falantes meteoro , mais acho o timbre muito distorcido embolado , qual altofalanalt vc me indica ? Pensei de tirar os dois de 8 e colocar um de 12" eminence legend será que ficaria melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara tenho muito pouca experiencia com falantes de 8" mas gosto mto do legend de 12". Tenho certeza que ruim não vai ficar.

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".