terça-feira, 27 de julho de 2010

Les Paul Epiphone - olhando com atenção...

(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE)


         No fórum da GP (e em diversas fontes) fala-se muito das Epiphones Les Paul. Em alguns casos, diz-se que são quase iguais às Les Paul originais, mas apenas mais baratas. A idéia é "Compre uma LP Epiphone, troque os captadores e terás 90% de uma LP americana".
Pessoalmente, acho difícil... Se considerarmos as especificações: corpo de mogno, top de maple, braço de mogno colado com escala de rosewood, captadores humbuckers, etc, seguem os mesmos critérios.
Mas, um dos (se não o mais) elementos importantes numa guitarra é a madeira. O Mogno é em grande parte responsável pelo timbre característico das LPs. Pois bem, a madeira conduz o som e "vibra", criando uma ressonância própria. Imagine o som "caminhando" pela madeira. A densidade, direção das fibras, etc. é que determinam a condutividade. Quando pedaços de madeira são colados, é importante que sejam do mesmo tronco e se possível, da mesma região do tronco. Densidades diferentes interferem na condutividade e ressonância.

Tive a oportunidade de avaliar uma LP Epiphone "56" de um grande amigo. Ela pesa 5 (!!) kg e pensei: que bom, não deve ter câmaras. Mas, após 15 minutos analisando-a, percebi que o corpo foi "montado" com 7 pedaços de mogno. As diferentes tonalidades do mogno sugerem provavelmente que os pedaços usados foram aleatórios, portanto, devem diferir em densidade e demais características. Vamos contá-los:

Observem que estou girando a guitarra enquanto identifico as emendas. O bloco "6" é o maior, estendendo-se quase até o outro lado, chegando perto da junção do braço, onde finalmente damos de cara com o sétimo bloco...
Nessa última imagem, observem a direção das fibras no bloco "7" e a direção das fibras da parte traseira da guitarra. essa disparidade mostra que uma película fotográfica (ou uma fina camada de mogno linear - o relevo no canto superior esquerdo sugere mais uma placa de mogno)  foi  colocada na face posterior para esconder as 7 emendas. Se eles não colocassem isso, a guitarra ficaria com um aspecto todo retalhado.

Nessa outra foto, dá prá observar o ponto onde a folha de mogno (veneer) passa a cobrir a emenda:


O resultado final, visto de trás, dá a impressão de que essa guitarra tem uma bela peça de mogno, não? :)

Pois é... A pergunta que não quer se calar é: "Será que essa guitarra vale realmente mais de 2.000 reais?"
Eu não pagaria...
Além desses detalhes depreciativos, eles jamais poderiam ter colocado essa guitarra como uma "Les Paul Gold Top 56". O braço é fino demais (tipo LP "60") e a junção braço/corpo é curta (veja no início do blog as explicações sobre os "tenons" das Gibson) .

Convém lembrar aos proprietários de Epiphones com tops de maple figurado que, com exceção da linha "Elitist" e das feitas no Japão (grande parte), provavelmente todas têm apenas uma folha de maple figurado por cima de dois ou quase sempre mais pedaços de maple e, eventualmente pedaços de alder.
Isso vale também para outras marcas com tops figurados, como a PRS SE (é só olharem as fotos da minha - maples com aquele padrão real vão para as guitarras top de linha, não para as de menos de 600 dólares), Corts, LTDs, etc.

PS: Outra Epiphone 2009 que avaliei há 3 meses numa loja tinha 6 emendas... Entretanto, isso não quer dizer que todas as Epiphones sejam assim. Já li que as mais antigas, feitas na Coréia (a Epiphone já foi feita por diversas fábricas, entre elas, a japonesa Fuji-Gen Gakki/Ibanez) tinham madeiras e acabamentos melhores. O Petri, do fórum da GP, comprou uma nos EUA em 2009 com 3 emendas e sua Epi é muito boa...

Segue uma lista dos códigos das fábricas (genericamente, podemos classificar a ordem de qualidade decrescente como: Japão, Coréia, Indonésia, República Checa, China):
SI = Samick - Origin - Indonesia
S = Samick - Origin - Korea
SJ = Saejun - Origin - China
SM = Samil - Origin - Samil,Korea
U = Unsung - Origin - Korea
UC = Unsung - Origin - China
Z = Zaozhuang saehan - Origin - China
J = T Terada - Origin - Japan
O = Choice - Origin - Korea
P/R = Peerless - Origin - Korea
FN/N = Fine Guitars - Origin - Korea
I = Saein - Origin - Korea
K = Korea Ins - Origin - Korea
F = Fujigen - Origin - Japan
EE = Qingdao - Origin - China
EA = Qingdao - Origin - China
MC = Muse - Origin - China
DW = Daewon Origin - China
B = Bohemia Musico - Origin - Czech Republic

Para saber o local e o ano de fabricação de sua Epiphone, digite o número de série nesse site:
http://guitardaterproject.org/epiphone.aspx

Nos últimos anos, toda a produção é feita numa fábrica própria na China, em Qingdao. Algumas séries muito especiais ( e caras) são feitas pela Gibson nos EUA.

Esse post não tem o intuito de "malhar" as Epis, mas sim auxiliar o guitarrista a avaliar devidamente uma guitarra na hora da compra.

PS2: 10/8/10: Para fazer justiça à pobre Epiphone, ontem finalmente eu a liguei e toquei (confesso que depois de avaliá-la, perdi a vontade de tocá-la).
Surpresa! O som dela é bom. Não tenho uma Les Paul com P-90 aqui para comparar, mas toquei-a numa simulação do Vox AC30 (do fabuloso Amplitube 3), comparando-a com uma original de 1954 de um vídeo da Fretted Americana (o Phil X também usa um AC30). Não tem a dinâmica extraordinária daqueles captadores vintage, mas definitivamente não é uma guitarra ruim. O da ponte principalmente, soou muito parecido. Vivendo e aprendendo... :)

PS3: 12/10/10: Como falei, não tenho muitas referências pessoais com P-90 (apenas o que ouço em músicas), mas a ARIA com P-90 (postada em 2/10/10) tem um som mais bonito e orgânico que essa. O captador do braço da ARIA inclusive, tem mais definição e graves mais firmes (se bem que o captador está mais próximo da ponte que o da Epiphone LP)

PS4: abril de 2015: Já deveria ter reavaliado há tempo: os pedaços "1" e "5" são o mesmo. Como não tenho mais a guitarra aqui, não posso checar novamente. Ficamos assim então - ela tem no mínimo 5 pedaços... :)

120 comentários:

  1. Caramba Jack! Reportagem investigativa de primeira e extremamente esclarecedora. Para a molecada do fórum que quer se convencer de que as Epiphones soarão um dia como uma Gibson e os simuladores como amps valvulados e tudo isso por 1/5 do preço... Quem faz mágica?
    Abração e keep up with the amazing work!

    ResponderExcluir
  2. ..ja nasceu como cópia.. sempre será uma !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A epiphone é mais antiga que a Gibson, só pra saber...rs

      Excluir
    2. Justamente, e se não me engano o Les Paul trabalhou primeiro com o Stathospoulos. Existem Epiphones tão boas quanto e umas até melhores que as Gibsons... Não essas feitas fora dos EUA. Porém existem Epiphones Americanas que são o Santo Graal ds Guitarras. Assim como existem Gibsons bem bostas tb... Não é comum, mas existem.

      Excluir
  3. Folli, as Coreanas são realmente melhores. Aliás, desde que a Gibson resolveu fazer essas Epiphones na Ásia, diversas fábricas já as produziram. Algumas excelentes, outras boas, a maioria ruins. É questão de sorte... Acho que esse post ajuda a separar o "joio do trigo" na hora de comprar uma Epi nova e ppte usada...
    Gostei do trocadilho "Com quantos paus se faz uma LP Epiphone"... :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Sou obrigado a concordar com o Mauro ali em cima. Não adianta achar que equipamento de segunda linha vai soar como algo de primeira por um terço do preço. Não vai. Sem mais.
    Nessas horas, o barato muitas vezes sai muito caro, afinal logo logo o caboclo vai querer outra guitarra/amp pra substituir o que ele comprou, sem falar na insatisfação...

    ResponderExcluir
  5. Folli, não duvido que eventualmente uma Epiphone dessas séries especiais seja até melhor que uma Gibson padrão. Pela tua descrição, parece uma custom muito boa. Ela tem top de maple, afinal? Ou é baseada no modelo original da década de 50, só mogno? Chegastes a mudar os captadores?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza essa é daquelas epiphones que os caras capricham de verdade, Folli, e elas pratiamente não se distinguem das Gibson. Só o fato de colocarem as Grover Imperial já mostra o nível de compromisso com a qualidade.
    Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  7. Já tive 2 Gibsons e toquei em várias Epiphones, inclusive uma das serie especial de aniversário citada aqui. Na moral, a Epi's são boas guitarras mas nem essa chegou ao nível das Gib's. Usei Epi's Japonesas, Koreanas e Chinesas, nenhuma delas chegaram perto. A que mais agradou foi a da edição de aniversário, porém repito aqui não chega nem de longe perto da Classic 2003 muito menos da Custom Black Beauty 1957.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, :)
    Na real mesmo, é isso! Sou obrigado a concordar.

    ResponderExcluir
  9. Maravilha! Valeu pelo post. Estava pensando em pegar uma epiphone. O que acha da Shelter SX e da Nashville modelo Les Paul? Uma boa opção? Poderia escrever algo sobre? Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fábio, a Shelter SX SST57 já foi avaliada aqui, num post anterior:
    http://guitarra99.blogspot.com/2010/07/strato-sx-modificada.html

    A Nashville Les Paul tem corpo de basswood, uma madeira de baixa ressonância com sonoridade muito diferente da combinação original mogno/maple. De "Les Paul" mesmo, ela só tem o visual.
    Pessoalmente não gosto do Basswood, mas é uma boa madeira (principalmente se associada a um top de maple) para usar com captadores de alto ganho e estilos pesados/shreding, já que ressoa menos e gera menos harmônicos naturais.
    A guitarra do EVH (com top de maple), algumas do Steve Vai e acho que a maioria das do Joe Satriani são de basswood.

    ResponderExcluir
  11. Alguma boa alma que entenda mais que eu pode me dar uma opiniao sobre essa les paul epiphone..vale na pena o preço??agradeço
    abraço

    http://cidadesaopaulo.olx.com.br/gibson-les-paul-epiphone-otima-oportunidade-baixou-o-preco-iid-122634596

    ResponderExcluir
  12. ola, alguma boa alma que entenda de guitarra pode dar uma opiniao sobre essa les paul epiphoene..vale a pena!?
    valeu
    http://cidadesaopaulo.olx.com.br/gibson-les-paul-epiphone-otima-oportunidade-baixou-o-preco-iid-122634596

    ResponderExcluir
  13. Paulo May, sinceramente... depois de ler todos esses posts que fez, eu acredito que comprar um instrumento daqui para frente e ele ser bom é uma questão de sorte rss...

    Gostaria de ver um post sobre Fender/American Standard/Road Worn/´60 Classic Player Strat, e braço com acabamento em satin e verniz... se não for pedir muito rss...

    ResponderExcluir
  14. Sorte? Sim, mas principalmente "dinheiro"... :)
    As melhores madeiras, o melhor acabamento, hardware... Depois de anos tentando achar uma guitarra "fantástica" barata, cheguei à conclusão que toda guitarra barata é, via de regra, "barata"... :)
    Qto à Road Worn, se eu tivesse uma, com certeza faria um post sobre ela. Mas aqui eu só comento guitarras que possuo ou avalio pessoalmente. De outra forma, não seria muito honesto, não? :)
    Mas todos os testes que li foram positivos.

    ResponderExcluir
  15. Cara boa tarde,
    To em comprar uma LP na faixa dos 1.800, qual tu indicaria? Toco numa banda que faz um hard.
    Kêlabrás!

    ResponderExcluir
  16. Tiburcius, a escolha de uma guitarra é tão pessoal que evito indicar qualquer coisa... :)
    E também não posso indicar as que não conheço ou toco.
    Gosto muito da minha PRS SE, é uma guitarra muito boa, com construção, madeiras e sonoridade que se aproximam das LP (principalmente as singlecut: http://www.mensageiromusical.com.br/produto/g-24331.html) e por volta de 2.300 reais.
    Achei fantásticas as Ibanez ART 300 - preço, madeiras e qualidade de construção, só que os captadores são ativos - bem, ok para hard rock - tenho EMGs aqui e gosto muito.
    Na mesma loja, custam 1.700 reais: http://www.mensageiromusical.com.br/produto/g-24221.html
    Se conseguires uma LTD/ESP modelo EC 256 (ou melhor), também terás uma excelente guitarra:
    http://www.espguitars.com/guitars_ec.html
    O ideal entretanto é ires nas lojas e tocar, tocar e tocar... Podes até achar uma Epiphone legal :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Tem como tirar uma radiografia do corpo da guitarra e ver se tem várias peças coladas?

    ResponderExcluir
  18. A radiografia provavelmente não mostrará a colagem. Seria útil para averiguar a presença de cavidades - vide o post sobre as câmaras e furos nas LP: http://guitarra99.blogspot.com/2010/04/vai-comprar-uma-lp-com-furos-ou-camaras.html
    Acredito que podes radiografar a guitarra em qualquer clínica radiológica - deve custar o mesmo que um RX de Tórax - talvez até mais barato, pois não haverá necessidade de laudo médico... :)

    Nas guitarras com cor sólida, acredito que somente retirando a tinta/verniz para visualizar as emendas...

    ResponderExcluir
  19. Muito bom!
    Mas gostaria de saber se tem alguma diferença entre essa 1956 e a 1957, onde muda o design dos captadores.
    Obrigado! (:

    ResponderExcluir
  20. Olá Paulo, muito bom blog!!!
    Minha primeira guitarra foi um Epiphone LP, comprada na Reference da Teodoro (SP). Não sei reconhecer o tipo de madeira, Ele tem aquela finalização lembrando a cor "madeira natural" mas seu corpo, pelo que percebi tem 5 partes. No headstock tem um simbolo da Custom Shop e fiquei curioso... posso ter comprado algo bom por um preço meia boca?

    ResponderExcluir
  21. Leonardo, até onde eu sei, não existem Epiphones "Custom Shop" reais. O selo "Custom Shop" (normalmente redondo e na parte de trás do headstock) é indevidamente usado em séries que apresentam apenas cores/pinturas especiais. Em suma, é uma guitarra comum de produção (isso explica as 5 emendas) com pintura especial.
    Infelizmente. Mas as Les Paul Epiphones definitivamente não são guitarras ruins (com exceção das mais baratas: Special, etc.).
    Atualmente, acho que a única Epiphone Les Paul que é feita com mais qualidade é a "Joe Bonamassa" e as signature em geral.

    ResponderExcluir
  22. Tudo bem, Paulo?
    depois de ler seu excelente post, fiquei com a ideia de que TODAS as Gibson eram feitas com uma só peça de mogno. Tenho uma Studio ("melhorada", com top de maple AAA e ferragens douradas - se bem me recordo é a Premium Plus) que tem o corpo montado em 3 peças de mogno coladas, o que é notado facilmente pelas costas do instrumento. As 3 peças tem granulação bem parecida e o sentido da fibra da madeira é uniforme (longitudinal) em todas as peças. Mesmo assim: 3 peças de madeira numa Gibson? Abraço!

    ResponderExcluir
  23. As únicas Gibson que têm peças únicas - e sólidas - de mogno são as Custom Shop, Cesar. As Standard têm geralmente duas + câmaras. As "Traditional", duas + furos.
    Já as "Studio" podem ter mais de duas e todas têm câmaras.
    Dê uma olhada nesse post do blog:
    http://guitarra99.blogspot.com/2010/04/vai-comprar-uma-lp-com-furos-ou-camaras.html
    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Olá, excelente post...
    agora pra vcs que sao entendedores melhores que eu:

    tenho uma epiphone koreana signature model do Slash, a snake pit model, feita em 97 ou 98... eu quero troca-la,
    ela tem o corpo da classic, que pelo que sei, é a mais simples das LPs....

    enfim, me ofereceram uma epiphone custom branca de 2009, chinesa...

    será que vale a pena pra mim?
    levando em conta que a minha está com trastes beeemmm gastos, tarrachas diferentes entre si enfim,
    gosto dela, do som do braço, mas quero troca-la,
    eu gosto mto do braço das stds...

    mas definitivamente NAO QUERO SAIR PERDENDO...

    que conselho vcs me dao?

    Obrigado a força meu amigos!

    ResponderExcluir
  25. Primeiro, Rafael, via de regra, guitarras coreanas costumam ser melhores que chinesas, ppte as madeiras. O ideal é colocares as duas juntas e comparares. Esqueça o resto - a que te sentires melhor e mais satisfeito será a TUA guitarra.
    Boa decisão! :)

    ResponderExcluir
  26. e ae Jack, blz?
    agora não sei se chamo e Jack ou de Paulo...:)

    eu sou o feijão perdido do forum da guitar player...

    como são as cavidades dos caps?
    os P-90´s são singles coils certo?
    será que é possível trocar por hambs??

    abraços

    ResponderExcluir
  27. Feijão, para colocar um humbucker no lugar de um P90, precisarás do auxílio de um luthier, pois o humbucker precisará de maior profundidade e largura (considerando o eixo central da guitarra). Por outro lado, vai sobrar um pouco no comprimento transversal, que pode ou não ser encoberto/escondido pela moldura do humbucker.
    Sim, o P-90 é um single coil, com timbre mais complexo e cheio que um single coil tipo Fender.
    Aqui tem um vídeo de uma Epiphone modificada:
    http://www.youtube.com/watch?v=i2knH7IuhwE
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Dai velinho blz!!!!
    cara tenho uma Epiphone LP Standard 1998, porem ela não tem nenhuma indicação de origem a não ser número de serie e um adesivo escrito que foi inspecionada; bem vi que você fez uma lista com letras que indicariam a origem, então onde estaria esta letra? Na nota fiscal e em uns papeis que acompanhavam a guita (garantia, certificado..etc..que qualquer guri bota fora) em meados de 98 junto com o case, falava alguma coisa sobre Gibson Guitars Co. Made in USA...sabes me dizer algo sobre isto....valu abçs

    ResponderExcluir
  29. Referindo-me ainda ao comentário anterior, a guita pesa quase 6kg...abçs valeu!!!

    ResponderExcluir
  30. Villa,
    Estranho...Deveria ter as letras + a numeração.
    Existe um site onde tu digitas o número serial da Epiphone e um programa passa as infomações. Siga o link:
    http://guitardaterproject.org/epiphone.aspx

    Pelo menos, se pesa 6 kg, não deve ter câmaras ou furos! :)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Paulo...decobri a letra e a numerção atras da mão grifado na guita mesmo, nunca havia notado isto até por que eu via a letra (I)como se fosse o nº 1...entao segue I 99050188...abçs se tiveres orkut me encontra em Gustavo Villa Real..PS apague este!

    ResponderExcluir
  32. Era só colocar o serial lá no site que indiquei. Segue a informação da tua Epi:

    "Guitar Info
    Your guitar was made at the
    Saein Plant, Korea
    May 1999
    Production Number: 0188"

    ResponderExcluir
  33. Depois desta excelente matéria resolvi dar mais uma olhada de perto na minha Les Paul Epiphone Standard. (Saein Plant, Korea
    October 1999
    Production Number: 3979 )

    Eu sempre gostei muito dela, gosto muito do seu timbre e sinceramente aos meus ouvidos (talvez destreinados) percebo pouca diferença a uma "original". Isso me deixa feliz, porque acho que mais do que o nome acho que importa a satisfação ao tocar e sentir o som de sua guita. Enfim, pelo que percebi na minha, aparentemente foram usados 2 partes de mogno. Eu sei que o tampo é normal ser em duas partes, mas o corpo aparenta ter emenda somente nesta mesma parte, bem no meio da guitarra. Acho que isso é bom, e que tive sorte de comprar uma boa Epi.

    Hoje queria muito comprar uma segunda guitarra, pensei muito em uma SG também da Epiphone, já que meu orçamento não pode passar muito destes 1500, mas as guitarras da Cort tem me chamado a atenção, gostei bastante da Zenox Z 44. Captação EMG e bom acamento... será que vale mais do que as Epis atuais?
    Grande abraço e obrigado pela reportagem.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns pela boa Epi, Juliano. As CORT são definitivamente muito boas. Tenho 3 CORTS (2 estão postadas nesse blog) com materiais e acabamento excelentes, mas por incrível que pareça tive (e ainda tenho) dificuldade pra timbrá-las. Não sei se pelas escalas de 24 trastes das KX-5 e Custom e pela consiguração HSS da G260. O acabamento e construção da G260 é primoroso.
    O lance de comprares uma Zenox Z44 é que ela teria uma sonoridade semelhante à tua Epi

    ResponderExcluir
  35. Paulo

    Em termos de madeira e captação, as CORT são superiores às Fenders mexicanas e Epiphones Les Paul? Parabéns pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
  36. É difícil fazer uma afirmação dessas, José. Mas se formos considerar as Epiphones e Fender MIM "Standard", eu diria que as Corts da mesma faixa de preço têm madeiras geralmente melhores sim. Ou, no mínimo, menos emendas...

    ResponderExcluir
  37. Captação? As Fender MIM standard têm captadores ruins de imã cerâmico e as Epiphones "Standard" pra baixo, humbuckers chineses de alnico mas de qualidade apenas razoável.
    A minha Cort KX Custom veio com Seymour Duncans americanos (JB e 59)

    ResponderExcluir
  38. Obrigado Paulo pelos esclarescimentos. E sobre a marca Vintage, tem a Les Paul V100, na mesma faixa de preço, saberias me dizer a respeito?

    ResponderExcluir
  39. A fabricação é chinesa mas controlada pela Wilkinson, que sempre teve um ótimo conceito de qualidade associada a um bom preço.
    No nível - senão melhores - que algumas Epi. No post mais recente, sobre as SX de alder (comentários) acabamos de discuti-las.

    ResponderExcluir
  40. José,
    As Cort são boas guitarras e os preços excelentes.
    As Walczak idem. Por uma questão puramente pessoal, não gosto do timbre do cedro e a maioria das Walczak são de cedro.

    ResponderExcluir
  41. Obrigado Paulo por estas informações. Agora vou experimentá-las nas lojas para tomar uma decisão. Valeu pela paciência, eheheh.

    ResponderExcluir
  42. Paulo, fui às lojas e não consegui testar a Cort CR280, as Walczak ficaram muito caras para mim. Mas aí experimentei uma Washburn acho que Idols Series, uma les paul um pouco diferente, com captadores S. Duncan, achei ótima a guitarra nesta faixa de preço de 1.400,00. Tu terias como me dizer se elas são de madeiras de boa qualidade e bom processo de fabricação? Ainda assim as Cort são superiores? Obrigado

    ResponderExcluir
  43. Não conheço a linha Idol pessoalmente, José, e existem vários modelos.
    Veja qual é e pesquise as especificações na internet.
    Mas o mais importante é que gosteste dela. É meio caminho andado :)

    ResponderExcluir
  44. Valeu Paulo, realmente gostei muito do timbre dela, mas vou pesquisar mais sobre ela. Abraço

    ResponderExcluir
  45. Olá Paulo.
    Queria uma opinião sobre a EPI Black Beauty, sei que as novas são chinesas e tal, mas no final do ano testei uma e achei muito boa mesmo, muito melhor que a PRS que também testei no mesmo dia. Estava até decidido em comprar uma mas lendo seu post fiquei na dúvida se vale a pena.
    Outra pergunta, entre a Black Beauty e a Joe Bonamassa qual você prefere e porque?
    Abraço

    ResponderExcluir
  46. Leandro, nunca avaliei/toquei uma dessas. As Epi são guitarras muito boas e com controle de qualidade Gibson. Se o som dessa tava legal, cara, manda bala! :)

    A Joe Bonamassa tem - a pedido dele - tendão longo (long tenon) de contato entre braço e corpo (vide um dos posts iniciais desse blog), típico das Les Paul clássicas. Esse detalhe melhora muito o sustain e o timbre em geral. Não acredito que os outros modelos tenham isso. A junção de contato é mais curta. Além disso, é feita nas medidas da (excepcional) guitarra dele.

    ResponderExcluir
  47. Olá Paulo, estou procurando uma guitarra Epiphone Les Paul para comprar. Porem, na loja vi 3 modelos que me interessaram, mas o numero de serie delas não encontrei em nenhum lugar como saber de onde é e qual o ano de fabricação. Não sei nem mesmo se são reais ou fakes. Os numeros de serie são 10101512981, 10121510926 e 11031506691. Como vê, elas não tem letras no inicio. Você pode me ajudar? No aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site: http://guitardaterproject.org/epiphone.aspx
      não reconhece esses números. E até onde eu sei, sempre há uma ou duas letras de prefixo.

      São modelos Les Paul Standard ou Custom? A loja "deveria" ter mais informações da procedência. De qualquer jeito, se foram feitas nos últimos 5 anos pelo menos, são da fábrica chinesa da Gibson/Epiphone.

      Podes também entrar em contato com o revendedor/representante da Epiphone no Brasil.

      Excluir
  48. Paulo, precisaria de uma ajuda para identificar uma LP a venda. Busquei referencia de S/N e detalhes, mas estou em duvida sobre o valor e autenticidade. Nao poderei ir ver pessoalmente a guitarra e terei que comprar a distancia. obrigado, floncke@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou especialista em identificação de guitarras, meu caro - ainda mais por fotos.
      Além disso, infelizmente, não tenho tempo para contatos pessoais via e-mail.
      Poste a tua pergunta e os repectivos links no fórum da GP, por favor.

      Excluir
  49. Prezado Paulo,

    Primeiro, parabéns pelo excelente blog. As análises feitas aqui são realmente esclarecedoras.

    Estou olhando uma Epi amber (aquela amarela) pra comprar, no valor de R$ 2.500,00. Consta que foi fabricada na Indonésia. As tarraxas são da marca grover.
    Vi que o corpo da guitarra possui cinco pedaços, observando as emendas.

    Gostaria de saber sua opinião sobre a qualidade e o preço da guitarra.

    Abraço

    FAbiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, a minha resposta tá no próprio text do post:
      "Pois é... A pergunta que não quer se calar é: "Será que essa guitarra vale realmente mais de 2.000 reais?"
      Eu não pagaria..."

      2.500 por uma guitarra feita com cinco pedaços de mogno é f... :)

      Excluir
  50. ola eu gostaria de saber aonde sao feitas as epiphones joe bonamassa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá no post: Numa fábrica própria na China, em Qingdao.

      Excluir
  51. Olá Paulo, costumo ler o blog, mas este post eu nunca tinha visto.
    Minha paixão por guitarras começou cedo, e a admiração pelo modelo Les Paul veio naturalmente, mas na época que ganhei minha primeira guitarra, dada pelo meu pai (há 18 anos), ele obviamente não ia gastar 1200 dólares em uma guitarra para um iniciante, busquei opções no mercado, foi quando eu descobri a Epiphone.
    Ganhei a Les Paul Special, e como todos sabem ela tinha o corpo laminado, sendo assim, aquele blá blá blá...
    Eu pesquisei mais, e comecei a desenvolver um interesse muito grande pela marca.
    Minha segunda Epiphone foi uma SG, special tb. Ela tem o corpo laminado, mas não tira meu carinho por ela, afinal foi a primeira guitarra que eu comprei com o suor do meu estágio. rs.
    Vou dar a minha visão, e detalhes técnicos, sobre as MINHAS guitarras, assim fica mais fácil do que ficar julgando a guitarra de Fulano ou Ciclano.
    Minha Epiphone Les Paul Custom não tem emendas no corpo, tem o som encorpado que uma Les Paul tem que ter, porem é perceptível a união do headstock com o braço, por conta desse tipo de colagem que a Epiphone usa, é até comum vermos braços com pequenas fissuras ou até o rompimento total do headstock com o braço se não tomado o devido cuidado no transporte.
    Detalhe, tanto a SG Special, quanto a Les Paul Special tem o mesmo tipo de união (headstock + braço colado).
    Outra Epiphone muito interessante que eu tenho é uma Wilshire, ela também tem o corpo de mogno sem emendas. Tenho também uma Epiphone Casino 50th Anniversary, a guitarra é simplesmente fantástica, os P-90 Dog Ear da Gibson no corpo totalmente vazado, é uma experiência única. E a união do braço? Sim é a mesma união colada... mas não diminui o tesão da guitarra.
    Eu particularmente, nunca tinha vista uma Epiphone, com tantas emendas no corpo (tirando os modelos Special), parece uma Frankstein, porem algo que ninguém costuma comentar, é que existem alguns sites na internet que vendem além de Gibson, também Epiphone falsas, sim Epiphone falsas!
    Elas são feitas na China, na mesma fabriqueta que a Gibson falsa, e tem o preço só um pouco mais em conta do que as Epiphone na loja, e o mais curioso é que o modelo da Epiphone que eles mais divulgam nesses sites adivinha só: é a Gold Top.
    Inclusive eu acho que a minha SG Special também deve ter vindo de alguma fabriqueta dessas, é a única Epiphone que não consigo rastrear o ano e o local de fabricação, e sim, ela tem a qualidade inferior do que as outras.
    Não estou querendo dizer aqui que as minhas, ou outras Epiphones são melhores ou iguais as Gibson, isso dificilmente vai acontecer, a coisa só não é tão discrepante como dizem, isso depende do modelo e procedência da Epiphone adquirida.
    A Epiphone não nasceu copiando, como dito em um comentário deste post, eu sei que quem vive de história é museu, mas na época em que as archtop reinavam, a única marca que fazia frente para a Gibson era a Epiphone.
    E outro fato importante a ser dito é que a Epiphone, nunca foi, nem é hoje propriedade da Gibson, e sim do mesmo grupo que é dono da Gibson.
    Tornei-me um grande fã da marca, e as únicas guitarras que me satisfazem tanto quanto as minhas Epi´s é quando estou tocando as minhas Fender Tele deluxe e tele american standard.
    Um grande abraço.


    Bruno.

    ResponderExcluir
  52. "E outro fato importante a ser dito é que a Epiphone, nunca foi, nem é hoje propriedade da Gibson, e sim do mesmo grupo que é dono da Gibson..."

    Sim, Bruno, assim como a Squire não é da Fender e sim do grupo que é dono da Fender (Weston Presidio/Yamano Music).

    Obrigado pelos comentário precisos e interessantes - isso só valoriza o blog!

    ResponderExcluir
  53. Por favor pessoal comprei Uma less paul standart no ebay de um americano tentei descobrir qual o pais que ela foi feita mas o serial que esta no braço é esse 0905121203 Não tem letras so numeros alguem tem uma idea?

    ResponderExcluir
  54. Cara, eu ja peguei uma Shelter Nashville Les Paul e fiquei muito decepcionado, pois o corpo era basswood com 6 emendas, mas o pior de tudo.. O top da guitarra em MDF !!!! Parecendo um tipo de papelão grosso prensado, horrivel !!! Foi só tirar o cap que ja deu p ver o MDF... Guitarra em MDF só serve para fazer fogueira em festa junina rsrsrs. Pensei que era azar unico e exclusivamente meu em ter um exemplar Shelter (com um escrito hand made in USA no headstock,da para acreditar ?? rsrs ela com ctza é fabricada na china) com o top em MDF, mas quando fui vender ela no OLX uma outra pessoa me disse que tinha adquirido o mesmo modelo "Shelter Nashville Les Paul" e tinha constatado a mesma "desgraça" de top em MDF. Falam tão bem das Shelters , mas que fique a dica para quem eventualmente ler esse comentário.. CUIDADO COM A SHELTER LP COM TOP DE MDF.. Fiquem de olho . Parabéns ao blog, muito melhor que aquele FCC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que todo mundo já sabia que a linha Nashville da Shelter é ruim. Nem deveriam chamar essa guitarra de "modelo Les Paul".
      É sempre bom ler as especificações antes de comprar.

      Excluir
  55. Amigo. tenho uma Les Paul Standart 12 cordas que gostaria de saber o ano e nacionaldiade dela. Pelo numero de série não identificou no link que colocou no post. Pode me dar uma ajuda? Estou colocando ela a venda e gostaria de me basear para formar o preço. seu número de série é U98111629. Se puder me ajudar pode me responder no e-mail vitorcastilheiro@hotmail.com?

    ResponderExcluir
  56. e pelo que verifiquei ela tem somente uma emenda logitudinal da base até o braço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara já posso te confirmar que ela é da korea pois, a minha começa também com U.
      Abraço!

      Excluir
    2. Your guitar was made at the
      Unsung Plant, Korea
      November 1998
      Production Number: 1629

      Abraço!

      Excluir
    3. Obrigado pela ajuda, Maurício! :)

      Excluir
  57. Jovem! Comprei usada esse mês uma Epiphone Stratocaster (sim, strato) usada, por 400 reais. Comprei porque gostei do som que ela fez, e tinha consciência do que ela era. E essa foi a parte interessante.
    O antigo dono não sabia nada sobre ela, eu que descobri tudo. Ela é uma Epiphone Stratocaster FAT-210 fabricada em 1999 em Jakarta. Corpo em Alder Laminado, vermelha, porém foram feitas duas listras (uma amarela e outra azul/verde) com tinta esmalte e um acabamento extremamente porco. Pelo menos o Humbucker dela tem um timbre que eu gostei muito, e no braço veio um captador Cabrera que eu ainda não identifiquei modelo.
    Considerando a pintura, pretendo removê-la e farei fotos do processo.
    Te pergunto: o que tu sabe sobre estas guitarras? Já teve contato? Estou querendo investir nela e já achei muitas orientações no teu blog. Se te interessares, mando fotos, vídeos, o que tu quiser se tu achar que é um caso interessante. Abraço e continue com o bom trabalho aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma Epi feita pela Samick na fábrica da Indonésia, Zed. O headstock é aquele tipo "asa de morcego", não?
      Pena que o corpo é laminado, então tem muita cola ali.
      Mas, se o braço tá legal, acho que vale a pena colocares um bloco pesado de aço nela - vai melhorar bastante a sonoridade.

      Excluir
  58. opa, tudo bom?! meu nome eh Felipe e estava com uma duvida, precisava de uma opinião de alguém mais experiente. possuo uma Epiphone Les Paul (já tem mais de 10 anos) creio que seja o modelo classic; gosto muito dessa guitarra mas ultimamente tenho pensado em trocar os captadores dela. Busco um som mais agressivo com bons harmônicos no cap da ponte, e no do braço um som clean um pouco mais cristalino, não tao gordo, com uma distocao talvez mais cremosa. Pensei em coloca um Gibson 500t na ponte e estava entre um Seymour Duncan Alnico pro 2, um jazz ou talvez um Gibson 498. O que você acha dessas opções? tem alguma outra? Espero gastar no máximo 250 dólares nos dois.

    Grato, atenciosamente, Felipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, seu julagemtno está correto! O Alnico II Pro realmente vai te dar um som com um pouco mais de detalhe nos agudos e no som limpo sem comprometer o som com mais ganho. Na ponte o 500T seria uma opção, mas eu acho que recomendaria o Duncan Distortion (SH-6) no seu lugar pois acho que o 500T soa um pouco "gripado" demais nos médios pro meu gosto. Acho o que o Duncan Distortion soa maior sem perder a agressividade! :-)

      Excluir
  59. Tudo bem, concordo que as Epiphones não são Gibson mas são excelentes guitarras e não tem nenhuma nacional ou importada que não seja gibson para chegar perto delas!!!!
    Abs.

    ResponderExcluir
  60. tudo bem..bla bla bla! Este lance de madeira existe. mas isso é para depois de tocar muito..conheço poucos que a madeira vai fazer muita diferença. Compre um ampli bom e uns caps bons e aprenda a tocar..daí comece a pensar em madeira. . a 3 meses atrás tive a oportunidade que fazer uma jam com o nelson aquirre e ele tocou na minha vintage les paul com SD 59 set..ele tocou dai me disse..espera um minuto e pegou uma Gibson de primeira..Ele disse ..está sua guitarra é melhor que está minha...mas aposto que ele toca em qualquer guitarra media e detona,,pois continua tocando no seu. Muita frescura. E outra coisa regulem suas guitarras sozinhos..qualquer pessoa com vontade aprende..profissionais são para troca de frets..coisas pesadas...e pratiquem..depois pensem na madeira!

    ResponderExcluir
  61. Entre uma Epiphne chinesa e uma tailandesa, com qual vcs ficariam?
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que exista muita diferença só pelo pais de produção. Há uma lenda de que as Koreanas antigas eram melhores e etc, mas na prática já vi Epis boas tanto chinesas quanto coreanas.. O lance é testa-la e escolher a que te agrada mais, independente de onde é produzida! :-)

      Excluir
    2. É que me surgiu uma proposta nume feita em Qingdao na China, R$1300,00. Está muito boa, só nao sei se vale a pena

      Excluir
    3. Joao, todas as Epis hoje são feitas nessa planta que é própeia da Epiphone. O preço está bom, mas se vale a pena ou não é só vc quem pode decidir . :-)

      Excluir
    4. Eu tinha medo de essa Tailandesas e chinesas nao serem originais.

      Excluir
    5. Dê uma olhada por favor. o que acha?
      http://mlb-s2-p.mlstatic.com/gibson-epiphone-les-paul-standard-azul-blueburst-novinha-13718-MLB20080798343_042014-F.jpg
      http://mlb-s2-p.mlstatic.com/gibson-epiphone-les-paul-standard-azul-blueburst-novinha-13735-MLB20080798786_042014-F.jpg
      http://mlb-s2-p.mlstatic.com/gibson-epiphone-les-paul-standard-azul-blueburst-novinha-13738-MLB20080797946_042014-F.jpg

      Excluir
    6. João, eu nunca vi uma Epiphone falsa pois é uma guitarra de menor custo se comparada a uma Gibson etc.No entanto, não me lembro de ter visto Epiphone Tailandesa (pode ser que eu esteja errado), só Coreana e Chinesa(QingDao é a cidade onde fica a fábrica da Epiphone). Essa das fotos parece pra mim uma Epiphone legítima, tarrachas grover etc etc..

      Excluir
  62. Cara, hoje visitei uma loja de música e vi duas epiphone's standard, uma era Translucent Blue e a outra honey burst... Fiquei intrigado com a diferença no tamanho do corpo, já que as duas são Standard...
    Mas, com um olhar atento dava pra notar que Translucent blue tinha a circunferência levemente maior que a HB... Pena que não tive a oportunidade de anotar o numero de série das guitarras...
    Mas, porque essa leve diferença acontece?
    Será, diferente fábrica ou ano das respectivas guitarras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Principalmente as mais antigas variavam um pouco. Mas... Até as próprias Gibsons sofreram disso :)

      Excluir
  63. Boa tarde! Parabéns pelo blog Paulo, passo o dia inteiro lendo suas postagens, aprendi muito aqui e continuo aprendendo.
    Recentemente adiquiri uma epiphone standart limited ediction transluced, achei ela bem legal, aparentemente nota-se o corpo dividido em duas partes. Gostaria de saber se você conhesse essa série e se é uma boa guitarra, já que não encontrei muita coisa na internet. Serial i99073685.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, Júnior. Esse post é para o pessoal aprender a identificar o número de partes de um corpo. Duas partes tá legal... Mas o mais importante é o som dela. Se gostas, tudo ok.

      Excluir
    2. Your guitar was made at the
      Saein Plant, Korea
      July 1999
      Production Number: 3685

      Excluir
  64. Paulo, e sobre os captadores? Eles vem com a descrição de que são de alnico. E só. O que você me diz sobre eles? Estou pensando em coloca-los numa SX Les Paul que tem os captadores cerâmicos. Inté!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, eu acho os caps da Epiphone meio abafados. Não gosto não. Eu prefiro guardar um pouco mais e pegar uns Rosar ou Malagoli. São MUITO superiores e não custam MUITO mais.

      Excluir
    2. Oscar, é que os epiphones estão novinhos e baratos. Eu não tenho muita noção, gosto dos originais da sx, mas tem o mito do alnico... Devido a crise internacional brasileira eu estou segurando os gastos, outra opção barata é comprar os imãs e troca-los seguindo o tutorial aqui do blog.

      Excluir
    3. Tu mesmo respondeste a tua pergunta, Eduardo. Esqueça o mito do alnico - captadores cerâmicos são perfeitos para alguns estilos e guitarristas. Se gostas de um som, não mude nada.

      Excluir
  65. Eu tive o desprazer de ver uma fender mexicana com 7 emendas

    ResponderExcluir
  66. Me sinto consolado, eu aqui com uma eagle etl003 Só com duas pecas coladas de mogno

    ResponderExcluir
  67. Minha epiphone foi feita em usung Coréia no ano de 2000 como saber qual as madeira utilizada na fabricação dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabinho, se for uma std deve ser o mogno característico de toda Epiphone

      Excluir
  68. Minha epiphone foi feita em usung Coréia no ano de 2000 como saber qual as madeira utilizada na fabricação dela?

    ResponderExcluir
  69. Minha epiphone foi feita em usung Coréia no ano de 2000 como saber qual as madeira utilizada na fabricação dela?

    ResponderExcluir
  70. Demais o blog, estou aprendendo muito, parabéns!
    Caras, depois de 20 anos parado voltei a tocar recentemente. Tenho uma Epiphone Les Paul Standard PlusTop PRO - 2014, Indonésia, no padrão Dirty Lemon (DL), com Probucker 2 no braço e 3 na ponte.
    Essa aqui: http://www.epiphone.com/Products/Les-Paul/Ltd-Ed-Les-Paul-Standard-Plustop-PRO.aspx
    Mandei regular inteira, mudei a altura dos pólos dos captadores, coloquei cordas Elixir, etc. Acabou ficando um baita som. Um timbre cristalino nas cordas de baixo, e harmônicos fantásticos nas de cima. Trastejamento zero, tarraxas Groover. Mantendo o “abafado-brilhante” típico da Epiphone que eu adoro e lembro desde que era adolescente. Nenhum defeito notável no acabamento.
    Quando comprei testei ao lado de inúmeras guitarras (PRS, LTD, ESP), inclusive uma Gibson (não lembro série, etc.). A única que se saiu melhor em termos da sonoridade que eu procurava foi a Gibson, e por bem pouco...
    Não sei se dei sorte, mas estou muito feliz com minha Epiphone. E olha que contei 5 pedaços diferentes de madeira nela. Talvez a captação nova seja melhor que a anterior, não sei. Fato é: minha Epi é uma baita de uma guitarra, muito mais do que um cara "iniciante" como eu precisava. Ela me “puxa pra cima”, na medida em que permite que eu toque praticamente qualquer som que eu queira.
    Quando toquei na minha banda atual com ela (rock nacional) pela primeira vez fiz um “arregaço”, a moçada curtiu pra caramba. E ela dá – fácil – UM PAU na Squier Strato do outro guitarrista, seja limpa ou distorcida.
    Enfim, estou relatando isso porque acho que o pessoal aqui no nosso país tem um pouco de preconceito com a Epiphone, ao passo que não se lê alguns tipos de comentários como os que você lê aqui nos fóruns gringos, pelo contrário: lá a Epiphone é tida como uma marca respeitável, claro, para guitarristas que não tem a pretensão de ser profissionais, pagando milhares de dólares por uma Gibson para isso.
    Não sei se as Epis antigas eram piores, se algumas foram/estão sendo falsificadas (me parece bastante possível, conhecendo o modus operandi chinês) ou o que. Mas não troco minha Epiphone por uma Cort, uma SX, ou qualquer dessas outras guitarras “ching-ling”.
    Pode não ser uma Gibson, mas por uma fração do preço, vale muito a pena.
    Desculpe pelo alongado, valeu e parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Galera, estou querendo comprar uma epiphone les paul standard, achei na loja kadu som por 2.000 em 12x sem juros
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-729803845-guitarra-epiphone-les-paul-standard-plain-top-kadu-som-_JM

    se comprar a vista pelo site, ela sai por 1.800, modelo plain top

    perguntei o porque do preço bem abaixo em relação as outras lojas, o vendedor falou que é por causa da série e lote promocional, mas tem a mesma qualidade das demais.

    as somente standard na loja, custa 2.250 no mercado livre, e no site da loja 2.500

    sendo que tem loja que vende essa guitarra por até 3.500

    o problema foi que queria comprar ela com o case rigido, para ter total segurança no transporte, mas por ser pedido de anúncios diferente no mercado livre, a loja não envia a guitarra dentro do case, para não perder o seguro do envio do case. Falei para fazerem um anúncio com os dois produtos juntos, assim ter o seguro em ambos e enviar junto.

    a guitarra com o case sairia por 2.400 em 12x sem juros e já com o frete.


    mas achei na minha cidade, uma epiphone les paul standard comprada nos EUA na loja George's Music....

    essa guitarra http://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=9teux0&s=9#.V36rwaJA6nM

    o dono está viajando e chega em 10 dias, para eu poder ir ver a guitarra... ele falou que tem ela há 6 anos, e a guitarra não tem nenhum arranhão, a não ser nos captadores, o que é normal, guitarra sempre guardada no bag. Pelas fotos não sei se é somente standard, plain top ou plus top...

    por ter sido comprada nos EUA, provavelmente ela tem um acabamento e o mogno melhor que a da kadu som, apesar das duas terem sido fabricada na china.

    sabemos que nos países asiático, o processo de seleção não é tão rigoroso quando nos eua e japão... essa dos eua pode ter sido uma safra ótima da china.

    vou avaliar a guitarra pessoalmente usando esse método
    http://guitarra99.blogspot.com.br/2010/07/les-paul-epiphone-olhando-com-cuidado.html

    outra coisa, não sei se a guitarra dos eua está com os captadores de alnico classic ou os novos probucker, ele também não sabe dizer.

    como eu identifico qual os captadores da guitarra dele? pelas fotos da pra ver?

    ele quer 1.500 na guitarra com o bag... mas a vista vou ver se da pra comprar por 1.300/1.400 e se eu parcelar em 12x ficar por 1.600/1.700

    a dúvida é, com qual ficar?

    o que vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Italo, quem deve decidir qual vale mais ou menos a pena é você. A parte mais difícil, que é a pesquisa e reunião das informações você já fez, agora a decisão é sua! Os posts do Blog servem pra auxiliar ao máximo essa decisão, mas não podemos e nunca vamos decidir por você ,

      Excluir
    2. sei... mas na opinião de vocês, qual vale mais a pena?

      vou ver a guitarra usada na próxima semana e farei esse método de vocês para saber quantas emendas... vocês mencionaram uma epiphone comprada nos EUA com apenas 3 emendas.

      essa guitarra da kadu som, estou duvidando muito da qualidade dela... eles falaram que o preço 1.800 a vista ou 2.000 em 12x, é por causa da série e compra. Só haviam 2 no estoque, e agora tem mais 3 no estoque. É de duvidar, apesar de ser loja.

      os captadores probucker começaram a ser fabricados na epiphone les paul standard a partir de qual ano?

      de forma mais prática, como saber se os captadores na epiphone são alnico classic ou probucker?

      Obrigado!

      Excluir
    3. Ítalo, leia aqui, por favor:
      http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/05/faq-003-orientacoes-para-perguntas.html

      Excluir
  73. Mta opinião de quem não conhece Gibson e Epiphone... tenho uma Gibson Studio Satin Brown e uma Epiphone Standard Flame Top ambas de 2010 e as diferenças são, acabamento Gibson é melhor sim que Epiphone, principalmente as ferragens em geral, minha epiphone vem com tarrachas grover, mas considero as tarachas gibson melhor e a ponte tb... qto a madeira, minha gibson é feita em 4 partes de mogno e a epipphone em 3 partes, isso mesmo... e os captadores que não são melhores e nem piores, são diferentes... eu particularmente, prefiro os da epiphone ! A outra coisa mega importante a Gibson é mto mais leve, devido as câmaras de alivio de peso e é basicamente isso, o resto é história pra boi dormir, ambas são ótimas guitarras ! Abraços a todos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito..tudo baboseira de quem não toca e fica com esse mimimi de madeira..se o cara é bom toca com qualquer coisa. epiphones são boas..tenho gibson e epiphone

      Excluir
  74. Amigos, boa tarde!

    Comentários sobre uma Epiphone Korea ano 1994 feita na fábrica da Samick? Alguém sabe algo em específico ou tem alguma dessa safra? Estou negociando uma em ótimo estado por R$1800. Vale a pena?

    ResponderExcluir
  75. Tenho uma gibson standart e uma epiphone plus top..as duas com captadores seymour duncan pearly gates na ponte e 59 no braço. Me desculpe..uso as duas no meu vox ac15 c1...impossivel de ver a diferença entre os sons delas, exatamentes iguais. o braço tem o mesmo desenho....a epiphone tem ponte de gibson. E minha epiphone tem 6 parrtes. Isso não muda nada. Parem com essa baboseira e toquem...toquem muito..fiquem bons e não se preocupem com isso..claro que tem guitarras vadias..mas não é o caso das epiphones..os captadores probuckers são muito bons tb.

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Ótima essa matéria! Como disse nosso amigo, realmente foi uma reportagem investigativa de primeira.
    Estou querendo comprar uma Epi usada e estou indeciso entre duas. Uma é uma Epi Studio alnico comprada nos EUA ano 2011. O dono diz q ela foi fabricada nos EUA. E a outra é uma Standard Plus Top Pro HB fabricada na Indonésia 2010.
    A Standard tá bem usada e com 2 batidas q são apenas estéticas.A Studio tá nova em folha e segura mais afinação na G. Mas o som das duas está ótimo. Testei e estou em dúvidas de qual levar. Alguma luz de alguém que conhece os 2 modelos? Valeu galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase certo que não existe Epiphone Les Paul feita nos EUA, Kadu. Na década de 90, por um pequeno período, algumas séries foram feitas nos EUA, mas semi acústicas e acústicas apenas. Não é uma regra 100%, mas teoricamente a plus top é superior à studio e eu provavelmente optaria por ela, mas a decisão final é sempre tua e a pergunta mais importante que tens que fazer é: "Eu teria vontade/estaria confortável para tocar todos os dias essa guitarra?" :)

      Excluir
    2. Depois de mil anos to aqui respondendo rs. Valeu a dica Paulo! Eu acabei comprando a Epi Standard. Estou gostando muito dela. Realmente ainda pesquisando e as informações que obtive eram essas que vc me passou mesmo. Creio que o dono da Epi Studio estava enganado achando que ela poderia ser americana.
      Vc acha que existe alguma diferença de qualidade nas Epi dependendo do país de fabricação? Entre Koreana, Indonésia ou chinesa ?

      Excluir
    3. Historicamente, a Coreia tem um padrão de qualidade maior, Kadu. Se não me engano, algumas grandes industrias da Coreia (Cort, por exemplo) migraram parcialmente para a Indonésia e Vietnã e o padrão de qualidade desses dois países também é bom. Na China, temos vamos graus de qualidade mas geralmente a produção se concentra em guitarras muito baratas, portanto... :)

      Excluir
  78. Qual a opinião de vocês sobre as semi acusticas e archtops da epiphone? Estou interessado em uma ES 175 2012 fabricada na Indonésia, o dono diz que é um Limited Edition.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja tive a Sheraton e uma Dot 335 e ambas eram bem legais! :)

      Excluir
  79. Cara, blog fenomenal o seu, queria ter descoberto antes .
    Seguinte, eu comprei uma Epi Les Paul Studio Limited Edition por 600 reais usada..só notei 3 partes nela (2 no corpo e o braço). A captação dela é Alnico Classic(ponte) e Alnico Classic Plus, da própria Epiphone. O que você recomendaria como upgrade para a captação dela ?

    ResponderExcluir
  80. Tenho uma epiphone invader... Porem, nao consigo achar nada sobre ela, e modelo les paul, algum entendedor ai sabe me falar algo dela... Produzida por samik coreia/Indonésia... Ano 2004 onde samik parou de produzir na Coréia e migrou pra Indonésia, mas nao existe informações sobre essa guitarra em lugar algum... Me ajudem ai por favor...

    ResponderExcluir
  81. Boa noite, estou com uma epiphone lp que trouxe do Japão,não sei ao certo o modelo dela.Tenho fotos,alguém poderia me ajudar a descobrir o modelo dela??
    Pois gostaria de vende-la.
    Grato

    ResponderExcluir
  82. Bom dia, o que me diz sobre a Epiphone Junior ano 2000 fabricada na Indonésia? Tem mesmo o corpo maciço? Foi colocado um captador braço seymour duncan 59 e tarraxas Shaler alemãs.

    ResponderExcluir
  83. Estou com uma Epiphone Les Paul Stardard, feito em 2010 na Indonesia e pelas contas ela foi feitacom juncao de 3 peças, uma maior central e mais outras duas laterais menores.

    ResponderExcluir
  84. Para mim as partes mais importantes da guitarra e que definem o seu timbre são os seus captadores, veja por exemplo que o Jack White usa uma guitarra de plástico.Coloco pelo menos 90% na conta dos captadores. Assistam o canal do Darrel Braun no you tube onde em um dos vídeos ele passa uma serra elétrica no corpo da guitarra.

    ResponderExcluir
  85. Tenho um bass semi acustico fabricano na korea 2005, timbre gostoso... unica parte ruim é a ponte 3 pinos flutuante, já mandei vir dos states uma babicz fch

    ResponderExcluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".