terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pauleira arrasando novamente: Les Paul Begins

Pra quem ainda não conhece, a querida luthier Paula Bifulco, minha musa inspiradora, professora da BH Luthieria de SP, acabou de postar no seu blog a já famosa e lendária "Les Paul Begins":


Tenho acompanhado no seu site o desenvolvimento dessa linda e inédita guitarra. Os detalhes, acabamento, construção - impressionante!



Todos os detalhes da construção da Les Paul Begins, desde o início, estão no magnífico site da Pauleira Guitars. Vale (ouro) uma passada lá.
Parabéns Paulinha! :)

6 comentários:

  1. Poxa que honra!!! Obrigada pelo carinho Paulo!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. A guitarra ficou linda mesmo... já tinha visto no pauleira.com

    ResponderExcluir
  3. A honra é toda minha, Paula! E sabes disso :)

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem Paulo?
    Deixa eu te fazer uma pergunta meio "of topic".
    Eu vejo o pessoal falar muito mal da Basswood, tratar como madeira ruim, coisa de guitarra barata.
    Mas vejo que tem guitarras com sons muito bons que são de basswood, como as Ibanez do Satriani. Mérito dos captadores e restante do equipamento?

    Outra que me impressiona muito é a Music Man do Steve Morse. Eu sempre fui um tocador de Les Pauls, mas eu ando impressionado com tudo que escuto vindo desta guitarra. O mérito estaria também nos captadores e parte elétrica? Me parece uma guitarra muito versátil e que pode ter bons timbres de Classic Rock, a Heavy Metal.
    Eu leio as expecificações e ela parece fugir daquilo que é tradicionalmente usado em boas guitarras.
    Tens alguma explicação?

    Obrigado, e parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Backer. Acho que antes de tudo, o mérito principal está nas mãos do Satriani e do Morse :)
    O Basswood não é e nunca será uma madeira ruim para guitarra. Segundo o mestre John Suhr, a combinação Basswood + Maple é o "cálice sagrado" das madeiras. Só não acho uma madeira legal para guitarras onde a ressonância seja um componente muito importante do timbre, pois a do basswood é baixa e com agudos meio pálidos.
    É uma madeira perfeita para guitarras com captadores pesados e fortes e para guitarristas virtuoses/shreders que preferem ter controle absoluto dos harmônicos. Para blueseiros e alguns tipos de roqueiros, ele pode soar "sem vida".
    A guitarra do Steve Morse é perfeita pra ele, mas pra nós, mortais , não sei... Agora ele tá com uma com menos captadores, mas aquela antiga...Eu nem saberia como tocá-la! KKKK!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma experiência com aquela shelter que te mostrei uma vez, coloquei um braço de marfim + pau ferro. Segui essa lógica (não sei se está certa): primeiro que o braço da shelter era muito fino vibrava menos, o de marfim já é gordo e vibra bem. Segundo que pelo que li em algum lugar (acho que aqui no blog mesmo), o pau ferro tende a ressaltar os medios agudos. Parece que o timbre ficou mais equilibrado que antes, é engraçado pq parece fazendo essas combinações é como se vc tivesse uns knobs de equalização "imaginários". Vc acha que faz sentido isso? O basswood me parece ser mais abafado que o alder, mas o marfim + pau ferro ajudaram a adicionar um pouco mais de presença, e também abrindo o timbre com um capacitor de .022, mesmo embora os captadores serem ceramicos.

      Excluir

Antes de perguntar, faça uma pesquisa no campo "Pesquisar nesse blog".